ESTUDAR INGLÊS E APRENDER INGLÊSQUAL A DIFERENÇA?
Denilso de Lima
Inglês na Ponta
da Língua
14 jan. 2021
Todo início de ano, umas das resoluções de ano novo de boa parte das pessoas é aprender Inglês. Aí, elas começam o ano pensando em estudar Inglês. Mas, você sabia que estudar e aprender a Língua Inglesa são coisas diferentes?
“Como assim, Denilso? Estudar Inglês e aprender Inglês não são a mesma coisa?”
Não! Não são! E eu quero falar sobre isso com você. Afinal, isso é muito importante!
ESTUDAR INGLÊS E APRENDER INGLÊS
Quando estudamos Linguística, uma das inúmeras teorias que lemos é a Learning/Acquisition Hypothesis. Essa teoria (hipótese) foi formulada na década de 1980 pelo linguista Stephen Krashen.
De acordo com Krashen, aprender Inglês é algo formal que se dá por meio do ensino e pratica-se por meio de atividades. Assim, a professora ensina o Present Perfect e os alunos aprendem a respeito daquilo. Já adquirir Inglês significa que o aluno é capaz de usar o Present Perfect naturalmente e dentro dos contextos apropriados.
Essa é portanto a diferença – bem resumidinha – entre aprender e adquirir Inglês.
Estou falando isso para que todos saibam que eu conheço muito bem a Teoria de Aquisição de Segunda Língua proposta por Krashen. Mas eu costumo tentar explicar isso de modo mais simplificado para o público. Para isso é que falo sobre a diferença entre estudar Inglês e aprender Inglês.
ESTUDAR INGLÊS
Estudar a Língua Inglesa é algo que você faz de modo mecânico.
Você pode dedicar duas horas de estudos todos os dias. Durante essas duas horas, você vai ler sobre um tópico gramatical e fazer atividades para saber se entendeu. Você vai também decorar 20 palavrinhas, phrasal verbs ou expressões. Você vai ainda ler um texto, ouvir algo e fazer uma atividade de listening, escrever umas frases ou texto etc. Enfim, você está estudando Inglês.
De certa forma, podemos dizer que estudar o idioma é algo que todo mundo faz. Tem gente que estuda tanto que acaba se tornando “acumulador de conteúdo” de Língua Inglesa.
Mas estudar não é o bastante. Você precisa colocar em prática o que estuda. De nada adianta estudar um tempão, ler um montão, se achar o sabichão e não fazer uso do que estuda. Estudar é preciso, mas aprender é essencial.
APRENDER INGLÊS
O que significa aprender a Língua Inglesa?
Aprender é você dar bom dia a você mesmo em Inglês quando acorda. Aprender é lembrar de uma palavra ou expressão que estudou e criar uma frase com ela ou relembrar um exemplo que leu. Aprender é você olhar para a cena em um filme, revista ou na vida real e tentar descrevê-la no idioma de Shakespeare para você mesmo. Aprender é você lembrar o nome dos alimentos e até dos utensílios que usa para se servir e comer enquanto almoça ou janta. Aprender é você imaginar como seria um diálogo com alguém sobre um assunto do cotidiano.
Enfim, aprender é uma arte que você precisa praticar dia a após dia. Aprender é uma brincadeira que você faz dentro da sua própria cabeça colocando em prática as coisas que estuda. Aprender é ser criativo ao ponto de você inventar e experimentar estratégias e técnicas que mantenham o Inglês que você estuda em sua mente. E assim, claro, ir ficando dia após dia com seu Inglês na Ponta da Língua.
Por fim, lembre-se que mesmo estudando com foco e disciplina, você não vai aprender a Língua Inglesa (ser fluente) em pouco tempo. Mas, eu asseguro que em 30 dias você estará melhor do que quando começou. Em 90 dias, você estará melhor do que quando começou. Em 1 ano, você estará muito melhor do que quando começou.
E aí, você está só estudando Inglês ou está aprendendo Inglês também? Mude sua atitude para aprender significativamente a Língua Inglesa.
Adaptado de: https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2021/01/estudar-ingles-e-aprender-ingles.html. Acesso em: 21 mar. 2024. © 2024 Denilso de Lima, Inglês na Ponta da Língua - Learn English Anywhere. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment