QUAL A DIFERENÇA ENTREESTUDAR E APRENDER INGLÊS?
By Mairo Vergara
MAIRO VERGARA
Jul. 22, 2014
Se você quer realmente aprender ou mesmo melhor o seu Inglês, é muito importante entender a diferença que existe entre estudar e aprender um idioma. No caso da Língua Inglesa, por exemplo, é muito comum as pessoas passarem muito tempo estudando e pouco tempo aprendendo de fato o idioma, o que faz com que depois de muitos anos de estudo o progresso tenha sido muito pequeno. Nas escolas tradicionais de Inglês isso é muito comum: estuda-se muito a língua através de aulas focadas em gramática e exercícios de construir frases e preencher lacunas, e passa-se muito pouco tempo de fato aprendendo o idioma de Shakespeare - os alunos raramente fazem atividades e exercícios que realmente farão com que eles absorvam a língua e futuramente consigam usá-la em situações reais.
Estudar INGLÊS é apenas o começo!
Para saber como você realmente aprende Inglês, primeiro é preciso entender a diferença entre estudar e aprender o idioma. Estudar Inglês é o que a maioria das pessoas está acostumada a fazer: você senta, pega um texto, um tópico gramatical, um capítulo de um livro didático etc., e faz um estudo ou análise desse material procurando entender regras ou padrões, usando dicionários, e assim por diante. Esse tipo de estudo ou análise não gera um aprendizado real, mas somente uma familiaridade inicial. Com isso, você pode até passar na prova de Inglês da semana que vem, porém dentro de mais algumas semanas se esquecerá praticamente de todo o conteúdo. Isso não quer dizer, no entanto, que esse estudo é inútil. Pelo contrário, ele é altamente necessário, pois permitirá que você faça as atividades que realmente garantirão o seu aprendizado.
Então como eu aprendo o INGLÊS?
Ao sentar e estudar um texto ou tópico gramatical (estou falando de tópicos gramaticais pois isso é comum nas escolas, porém particularmente eu recomendo sempre estudar textos), o que você está fazendo é passando esse material de algo não compreensível para algo parcialmente compreensível, e é justamente com esse material parcialmente compreensível (que foi estudado) que você poderá realizar o aprendizado real.
O aprendizado real, que eu gosto de chamar de “absorção do conteúdo”, é feito não através de estudo, mas sim de “treino”. Assim, como um jogador de vôlei pode estudar ou analisar uma jogada, para realmente aprender e dominá-la, ele precisa praticá-la. Com a Língua Inglesa é a mesma coisa: para realmente aprender um texto estudado, você precisará praticá-lo inúmeras vezes. E quando eu falo em prática, não quero dizer as práticas tradicionais das escolas, que envolvem muita produção (fala e escrita), mas práticas de revisão e absorção real do conteúdo, tais como:
- Ler o texto diversas vezes;
- Escutar o áudio do texto diversas vezes;
- Ler o texto e escutar o áudio ao mesmo tempo diversas vezes;
- Escutar o áudio do texto e tentar escrever o que você está ouvindo;
- Traduzir o texto do Inglês para o Português e vice-versa;
- Escutar o áudio do texto e repetir (imitar) as frases após o narrador.
Portanto, se você ainda não está fazendo isso, eu recomendo começar hoje mesmo, pois os resultados de treinar tudo aquilo que você estuda serão muito claros - com apenas 1 ou 2 semanas de treino, você já notará uma diferença gigantesca em seus estudos na Língua Inglesa.
Adaptado de: https://www.mairovergara.com/qual-a-diferenca-entre-estudar-e-aprender-ingles/. Acesso em: 22 mar. 2024. © Reis Vergara Idiomas 2024. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment