Tuesday, March 26, 2024

-ING (II)

VERBOS + ING - GUIA BÁSICO


Existem alguns verbos muito comuns em Inglês que são seguidos pela forma do gerúndio -ing. Neste post, veja uma lista dos verbos mais comuns com exemplos traduzidos e contextualizados.

INGLÊS DO ADIR
Feb. 20, 2024
Adir Ferreira



INTRODUÇÃO
Imagine as frases em Português:
  • Nós falamos sobre o problema.
  • Eu me desculpei pelo que eu disse.
Aqui falamos sobre e nos desculpamos por. Em Inglês também usamos preposições para expressar esta ideia. Aqui a estrutura é verbo + preposição + objeto.
  • We talked about the problem.
  • I apologized for what I said.
Quando o objeto da preposição é outro verbo, esse vem na forma -ing.
  • We talked about going to France. (Falamos sobre ir à França.)
  • You should apologize for not telling the truth. (Você deveria se desculpar por não falar a verdade.)
Os seguintes verbos são muito comuns em Inglês, regidos por uma preposição mais verbo terminado em -ing.

APPROVE OF (aprovar)
  • My mother doesn’t approve of swearing. (Minha mãe não aprova que falem palavrões.)
  • My friends don’t approve of me dating someone so much older. (Meus amigos não aprovam que eu namore alguém muito mais velho.)
  • His father didn’t approve of him dropping out of college. (Seu pai não aprovava que ele abandonasse a faculdade.)

DECIDE AGAINST (decidir não fazer)
  • They have decided against moving to L.A. (Eles decidiram não se mudar para L.A.)
  • After much consideration, she decided against quitting her job. (Após muita consideração, ela decidiu não pedir demissão do trabalho.)
  • We decided against buying the house because of its location. (Nós decidimos não comprar a casa por causa da localização.)

DREAM OF (sonhar em)
  • I wouldn’t dream of asking them for money. (Eu nem sonharia em pedir dinheiro para eles.)
  • He dreams of becoming a professional athlete. (Ele sonha em se tornar um atleta profissional.)
  • She wouldn’t dream of missing her best friend’s wedding. (Ela nem sonharia em perder o casamento da sua melhor amiga.)

FEEL LIKE (estar a fim de)
  • I feel like going out tonight. (Estou a fim de sair hoje à noite.)
  • I feel like having ice cream because it’s so hot today. (Estou a fim de tomar sorvete porque está muito quente hoje.)
  • Do you feel like watching a movie tonight? (Você está a fim de assistir a um filme hoje à noite?)

INSIST ON (insistir em)
  • He insisted on coming with us. (Ele insistiu em vir conosco.)
  • She insisted on paying for the meal, even though I wanted to split the bill. (Ela insistiu em pagar pela refeição, mesmo eu querendo dividir a conta.)
  • My brother insisted on doing the project by himself. (Meu irmão insistiu em fazer o projeto sozinho.)

LOOK FORWARD TO (estar ansioso para)
  • I’m looking forward to traveling to Uruguay next week. (Estou ansioso para viajar para o Uruguai na semana que vem.)
  • We’re looking forward to meeting your family. (Estamos ansiosos para conhecer sua família.)
  • He is looking forward to the end of the semester. (Ele está ansioso para o final do semestre.)

SUCCEED IN (ter sucesso em)
  • Have you succeeded in finding a job yet? (Você já conseguiu encontrar um emprego?)
  • She succeeded in passing all her exams with high marks. (Ela teve sucesso em passar em todos os seus exames com notas altas.)
  • They hope to succeed in making a profitable business. (Eles esperam ter sucesso em criar um negócio lucrativo.)

THINK OF/ABOUT (pensar em)
  • I’m thinking about opening my own business. (Estou pensando em abrir meu próprio negócio.)
  • Have you thought about what you want for your birthday? (Você já pensou no que quer para o seu aniversário?)
  • We’re thinking of visiting Japan next year. (Estamos pensando em visitar o Japão no próximo ano.)
Também podemos dizer approve of somebody doing something, look forward to somebody doing something etc.
  • I don’t approve of people killing animals as a sport. (Não aprovo que as pessoas matem animais por esporte.)
  • We are all looking forward to Andy coming home next week. (Estamos todos ansiosos pela vinda do Andy na semana que vem.)

Alguns verbos têm a estrutura verbo + objeto + preposição + -ing.

ACCUSE … OF (acusar … de)
  • He accused me of doing those terrible things. (Ele me acusou de fazer aquelas coisas horríveis.)
  • They accused him of stealing the money. (Eles o acusaram de roubar o dinheiro.)
  • The company accused her of leaking confidential information. (A empresa a acusou de vazar informações confidenciais.)

CONGRATULATE … ON (parabenizar … por)
  • She congratulated her sister on winning the prize. (Ela parabenizou sua irmã por ter ganhado o prêmio.)
  • We congratulated them on winning the championship. (Nós os parabenizamos por ganhar o campeonato.)
  • The teacher congratulated the student on solving the complex problem. (O professor parabenizou o aluno por resolver o problema complexo.)

PREVENT … FROM (impedir)
  • What prevented you from doing that? (O que te impediu de fazer aquilo?)
  • The lockdown prevented us from seeing our friends. (O lockdown nos impediu de ver nossos amigos.)
  • His injury prevented him from playing in the final match. (Sua lesão o impediu de jogar na partida final.)

STOP … FROM (impedir)
  • The rain didn’t stop us from going to the beach. (A chuva não impediu que nós fôssemos à praia.)
  • Nothing could stop her from achieving her dreams. (Nada poderia impedi-la de alcançar seus sonhos.)
  • The barrier stopped the car from going off the road. (A barreira impediu que o carro saísse da estrada.)

SUSPECT … OF (suspeitar … de)
  • Nobody suspected Maria of being a spy. (Ninguém suspeitava a Maria de ser uma espiã.)
  • The police suspected him of committing the crime. (A polícia o suspeitava de cometer o crime.)
  • Everyone suspected the politician of lying about his credentials. (Todos suspeitavam que o político mentia sobre suas credenciais.)

THANK … FOR (agradecer … por)
  • I thanked her for helping me. (Eu agradeci por ter me ajudado.)
  • He thanked them for organizing the event. (Ele os agradeceu por organizar o evento.)
  • She thanked her friend for lending her the book. (Ela agradeceu sua amiga por lhe emprestar o livro.)

MAIS EXEMPLOS
  • I don’t feel like going out this evening. I’m too tired. (Eu não estou com vontade de sair esta noite. Estou muito cansado.)
  • The police stopped the car because they suspected the driver of stealing it. (A polícia parou o carro porque suspeitava que o motorista o havia roubado.)
  • Our flight was delayed. Bad weather prevented the plane from taking off. (Nosso voo foi atrasado. O mau tempo impediu o avião de decolar.)
  • My phone is very old. I’m thinking of getting a new one. (Meu celular é muito velho. Estou pensando em comprar um novo.)
  • I didn’t want to hear the story but Dan insisted on telling me anyway. (Eu não queria ouvir a história, mas o Dan insistiu em me contar mesmo assim.)
  • I’m getting hungry. I’m really looking forward to eating something. (Estou ficando com fome. Estou realmente ansioso(a) para comer alguma coisa.)
  • I think you should apologize to Sarah for being so rude. (Eu acho que você deveria pedir desculpas à Sarah por ter sido tão rude.)
  • There’s a fence around the lawn to stop people from walking on the grass. (Há uma cerca ao redor do gramado para impedir as pessoas de pisarem na grama.)
  • I’m sorry I can’t come to your party, but I thank you very much for inviting me. (Sinto muito por não poder ir à sua festa, mas muito obrigado por me convidar.)
  • The man who has been arrested is suspected of using a false passport. (O homem que foi preso é suspeito de usar um passaporte falso.)
  • I did my best. Nobody can accuse me of not trying. (Eu fiz o meu melhor. Ninguém pode me acusar de não ter tentado.)

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o autor ADIR FERREIRA.

Adaptado de: https://inglesdoadir.com.br/verbos-ing-guia-basico-2024/. Acesso em: 25 mar. 2024. Todos os direitos reservados. © 2024 Inglês do Adir.

No comments:

Post a Comment

Listening - GAMES

ACTIVE GAMING Texto com áudio Pratique sua leitura ( reading ) e sua audição ( listening ) com o texto básico “Active Gaming” , com áudio or...