Monday, March 25, 2024

-ING (I)

O GUIA COMPLETO PARA USAR
O -ING EM INGLÊS


Usar todas as formas verbais e nominais com a terminação -ing corretamente é importantíssimo para ser fluente e proficiente em Inglês. Neste texto, aprenderemos todos os usos dessa desinência verbal.

INGLÊS DO ADIR
Feb. 29, 2024
Adir Ferreira


PRESENT CONTINUOUS
Com o uso mais comum em níveis básicos, o verbo terminado em -ing junto com o verbo to be no presente formam o Present Continuous.
  • I am reading a new book right now in the library. (Eu estou lendo um livro novo agora mesmo na biblioteca.)
  • She is cooking a delicious dinner for the family tonight. (Ela está cozinhando um jantar delicioso para a família esta noite.)
  • They are watching a new movie tonight on Netflix. (Eles estão assistindo a um filme novo esta noite na Netflix.)
  • We are planning our exciting vacation for next summer together. (Nós estamos planejando juntos nossas férias empolgantes para o próximo verão.)
  • He is working on a challenging new project at the office now. (Ele está trabalhando agora em um novo projeto desafiador no escritório.)
  • You are talking very loudly in the library right now. (Você está falando muito alto na biblioteca agora mesmo.)
  • The children are happily playing in the garden under the sun. (As crianças estão brincando felizes no jardim sob o sol.)
  • The teacher is carefully explaining the complex lesson to the students. (O professor está explicando cuidadosamente a lição complexa para os alunos.)
  • It is raining outside, so we should stay indoors today. (Está chovendo lá fora, então devemos ficar dentro de casa hoje.)
  • The cat is sleeping peacefully on the sofa in the living room. (O gato está dormindo tranquilamente no sofá na sala de estar.)
As regras acima também são válidas com o verbo to be no passado seguido do verbo terminado em -ing, formando o Past Continuous.
  • My parents were watching TV when the bell rang. (Meus pais estavam vendo TV quando a campainha tocou.)

SUBSTANTIVO
Acrescentamos a terminação -ing ao verbo quando ele tiver a função de verbo e substantivo ao mesmo tempo. Neste caso, o consideramos como a ação de fazer algo. Veja como fica a tradução em Português.
  • Cooking is one of my hobbies. (Cozinhar é um dos meus hobbies.)
  • Reading before bed helps me relax. (Ler antes de dormir me ajuda a relaxar.)
  • Jogging in the morning is a great way to start the day. (Correr pela manhã é uma ótima maneira de começar o dia.)
  • Learning new languages can be challenging but rewarding. (Aprender novas línguas pode ser desafiador, mas gratificante.)
  • Traveling opens your mind to new cultures. (Viajar abre sua mente para novas culturas.)
  • Singing has always been my passion. (Cantar sempre foi minha paixão.)
  • Dancing is not only fun but also a good form of exercise. (Dançar não é apenas divertido, mas também uma boa forma de exercício.)
  • Painting allows me to express my creativity. (Pintar me permite expressar minha criatividade.)
  • Watching the sunset is one of the simplest pleasures in life. (Assistir ao pôr do sol é um dos prazeres mais simples da vida.)
  • Gardening can be very therapeutic. (Jardinar pode ser muito terapêutico.)
Nos casos acima, todas as atividades com -ing exercem a função de sujeito da frase.
Como qualquer outro substantivo, a forma com -ing pode ser usada com um artigo, um possessivo, um demonstrativo ou um genitivo. Alguns exemplos:
  • The rebuilding of the library will take at least two years. (A reconstrução da biblioteca levará pelo menos dois anos.)
  • A questioning of our basic principles is necessary for growth. (Um questionamento de nossos princípios básicos é necessário para o crescimento.)
  • All this useless arguing has to stop for us to move forward. (Toda essa discussão inútil tem que parar para podermos avançar.)
  • My sister’s singing is the highlight of our family gatherings. (O canto da minha irmã é o ponto alto dos nossos encontros familiares.)
  • The building of the new bridge will greatly improve traffic flow. (A construção da nova ponte vai melhorar muito o fluxo de tráfego.)
  • This constant complaining is not helping the situation. (Essa reclamação constante não está ajudando a situação.)
  • Her writing of the novel took more than three years. (A escrita do romance por ela levou mais de três anos.)
  • The painting of the mural brought the community together. (A pintura do mural uniu a comunidade.)
  • A delaying of the project could lead to higher costs. (Um adiamento do projeto pode levar a custos mais altos.)
  • Their handling of the crisis was commendable. (O manejo da crise por eles foi louvável.)
  • I appreciate your helping me with my homework. (Eu agradeço por você me ajudar com meu dever de casa.)
  • We were surprised by their not wanting to join us for dinner. (Ficamos surpresos por eles não quererem se juntar a nós para o jantar.)
  • Do you understand the importance of the government’s investing in renewable energy? (Você entende a importância do governo investir em energia renovável?)
  • I’m frustrated with the dog’s barking all night. (Estou frustrado com o cachorro latindo a noite toda.)
  • She’s excited about her brother’s coming home next week. (Ela está animada com o irmão dela voltando para casa na próxima semana.)

OBJETO DE UM VERBO
O verbo com -ing também tem a função de objeto com verbos específicos como: enjoy, mind, quit, finish, stop, avoid, postpone, delay, keep, consider, suggest, discuss, mention, entre outros. Alguns exemplos:
  • I really enjoy watching TV after a long day at work. (Eu realmente gosto de assistir TV depois de um longo dia de trabalho.)
  • Would you mind opening the window? It’s quite stuffy in here. (Você se importaria de abrir a janela? Está bastante abafado aqui.)
  • He decided to quit eating desserts to improve his health. (Ele decidiu parar de comer sobremesas para melhorar sua saúde.)
  • We cannot leave the table until we finish eating dinner. (Não podemos sair da mesa até terminarmos de jantar.)
  • Let’s wait to go out until it stops raining. (Vamos esperar para sair até parar de chover.)
  • She keeps avoiding answering my question about her plans. (Ela continua evitando responder minha pergunta sobre seus planos.)
  • I shouldn’t postpone doing my work, or I’ll regret it later. (Não devo adiar fazer meu trabalho, ou vou me arrepender depois.)
  • We had to delay leaving on vacation because of the weather. (Tivemos que adiar a saída de férias por causa do tempo.)
  • Despite the challenges, he keeps working hard. (Apesar dos desafios, ele continua trabalhando duro.)
  • After graduating, she started to consider getting a job in her field. (Após se formar, ela começou a considerar conseguir um emprego em sua área.)
  • We are discussing going to a movie this weekend. (Estamos discutindo ir a um filme este fim de semana.)
  • He mentioned going to a concert next month. (Ele mencionou ir a um concerto no próximo mês.)
  • My friend suggested going on a picnic if the weather is nice. (Meu amigo sugeriu fazer um piquenique se o tempo estiver bom.)

OBJETO DE UMA PREPOSIÇÃO
Depois de uma preposição, sempre usamos o verbo com -ing.
  • She is interested in learning French. (Ela está interessada em aprender francês.)
  • We talked about going to the new museum. (Falamos sobre ir ao novo museu.)
  • He is responsible for managing the team. (Ele é responsável por gerenciar a equipe.)
  • They are tired of waiting. (Eles estão cansados de esperar.)
  • I am looking forward to seeing you. (Estou ansioso para te ver.)
  • She apologized for being late. (Ela pediu desculpas por estar atrasada.)
  • We are used to working under pressure. (Estamos acostumados a trabalhar sob pressão.)
  • He insists on paying for dinner. (Ele insiste em pagar pelo jantar.)
  • They succeeded in finishing the project on time. (Eles conseguiram terminar o projeto a tempo.)
  • I dream of traveling around the world. (Eu sonho em viajar pelo mundo.)
  • They are focused on improving their skills. (Eles estão focados em melhorar suas habilidades.)
  • She is afraid of flying. (Ela tem medo de voar.)
  • We are committed to providing the best service. (Estamos comprometidos em fornecer o melhor serviço.)
  • He is good at solving complex problems. (Ele é bom em resolver problemas complexos.)
  • I am interested in studying abroad. (Estou interessado em estudar no exterior.)

GO + ING
Muitas expressões têm a forma go + verbo com -ing. Tais expressões são sempre relacionadas a atividades de lazer e esportes como: go fishing, go hiking, go bowling, go dancing, go hunting, go jogging, go shopping, go sightseeing, go skiing, go swimming, entre outras.
  • Every Sunday morning, we go fishing at the lake. (Todo domingo de manhã, nós vamos pescar no lago.)
  • They plan to go hiking in the mountains next weekend. (Eles planejam fazer uma caminhada nas montanhas no próximo fim de semana.)
  • We should go bowling this Friday night; it’s been a while. (Nós deveríamos ir jogar boliche nesta sexta à noite; já faz um tempo.)
  • After dinner, they decided to go dancing at the new club downtown. (Depois do jantar, eles decidiram ir dançar no novo clube no centro.)
  • My uncle likes to go hunting in the fall. (Meu tio gosta de ir caçar no outono.)
  • I go jogging every morning to stay fit. (Eu vou correr todas as manhãs para manter a forma.)
  • She wants to go shopping for a new dress for the party. (Ela quer ir às compras para um vestido novo para a festa.)
  • When we visit Paris, we’ll definitely go sightseeing around the city. (Quando visitarmos Paris, com certeza vamos fazer turismo pela cidade.)
  • They’re planning to go skiing in the Alps during their vacation. (Eles estão planejando ir esquiar nos Alpes durante as férias.)
  • It’s so hot today; let’s go swimming in the lake. (Está tão quente hoje; vamos nadar no lago.)

-ING COM A VOZ PASSIVA
Também usamos -ing com os verbos need, require e want para formar algumas estruturas da voz passiva.
  • Your hair needs cutting. (Seu cabelo precisa de corte / ser cortado.)
  • This form requires filling out in detail. (Este formulário requer preenchimento detalhado.)
  • Does your suit need ironing? (Seu terno precisa ser passado?)
  • The car wants servicing. (O carro precisa de manutenção.)
  • The house wants painting. (A casa precisa ser pintada.)

TO + ING
Em níveis mais básicos aprendemos que to é usado para conectar dois verbos em frases como:
  • I want to talk to you. (Quero falar com você.)
  • I tried to do my best. (Tentei dar o meu melhor.)
  • She hoped to see you at the party. (Ela esperava te ver na festa).
Nos casos acima o verbo que vem após to não muda de forma e aqui to indica que o verbo está no infinitivo.
Mas nós sabemos também que to é uma preposição em frases como:
  • My brother has gone to the USA. (Meu irmão foi aos Estados Unidos.)
  • I’m looking forward to Christmas. (Estou ansioso pelo Natal.)
  • Do you object to Sunday work? (Você se opõe ao trabalho de domingo?)
  • I’m not used to New York traffic. (Não estou acostumado com o trânsito de Nova Iorque.)
Muitas vezes, esses verbos com a preposição to também admitem outros verbos e, nesse caso, eles são usados na forma -ing.
  • I’m looking forward to traveling next month. (Estou ansioso para viajar mês que vem.)
  • Do you object to working on Sundays? (Você se opõe a trabalhar aos domingos?)
  • I’m not used to driving in New York. (Eu não estou acostumado a dirigir em Nova Iorque.)
  • I prefer cycling to walking. (Eu prefiro andar de bicicleta a caminhar.)
Para saber se to é uma preposição ou não, coloque um substantivo depois dele. Se fizer sentido, é uma preposição.
  • I’m not used to American food. (Não estou acostumado à comida americana.)
  • I’m not used to driving on the left. (Não estou acostumado a dirigir na esquerda.)
  • I object to music in restaurants. (Eu me oponho à música em restaurantes.)
  • I object to having loud music while I eat. (Eu me oponho a ter música alta enquanto eu como.)

CASOS ESPECIAIS
Também usamos a forma com -ing com as, like, than, any/some/no... good e any/some/no... use.
  • As well as getting on everybody’s nerves, he’s got a habit of borrowing money and forgetting to pay it back. (Além de irritar todo mundo, ele tem o hábito de pedir dinheiro emprestado e se esquecer de pagar.)
  • Why don’t you do something useful, like cleaning the apartment? (Por que você não faz algo útil, como limpar o apartamento?)
  • There’s nothing that depresses me more than waking up with a hangover on a rainy Monday. (Não há nada que me deprima mais do que acordar de ressaca numa segunda-feira chuvosa.)
  • Is it any good trying to explain? (Adianta tentar explicar?)
  • It’s not much use buying salmon if you don’t like fish. (Não adianta muito comprar salmão se você não gosta de peixe.)

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o autor ADIR FERREIRA.

Adaptado de: https://inglesdoadir.com.br/o-guia-completo-para-usar-o-ing-em-ingles/. Acesso em: 25 mar. 2024. Todos os direitos reservados. © 2024 Inglês do Adir.

No comments:

Post a Comment

Taking a shower...

COMO DIZER TOMAR BANHO EM INGLÊS Você toma banho de banheira ou de chuveiro ? Aprenda as sutilezas sobre esse assunto na Língua Inglesa . ...