ENGLISH - LÍNGUA INGLESASAEB & SARESP 2025
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, a equipe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) realizou uma orientação para os PEC responsáveis pela pasta Desenvolvimento Curricular de Linguagens (LGG). No encontro, cuja temática foi o trabalho com a criatividade e a criticidade nas aulas de Língua Inglesa, Arte e Educação Física (atividade também comum nas aulas de Língua Portuguesa, componente chave da área de LGG), foram discutidos alguns pontos diretamente relacionados às avaliações externas que ocorrerão no corrente ano letivo, como o SAEB e o SARESP. A primeira avaliação, de Língua Portuguesa e Matemática, traz questões que contemplam as diferentes habilidades de todas as áreas de conhecimento, e, no caso de LGG, como os demais componentes podem contribuir na preparação para essa prova; na segunda avaliação, são cobradas as habilidades da formação geral básica, e da área de LGG, há provas específicas de Língua Portuguesa e de Inglês, que podem apresentar questões que façam referências às outras áreas e às habilidades de Arte e de Educação Física.
No caso do SAEB, a temática partiu do documento Matrizes de Referência de Língua Portuguesa/Linguagens (BRASIL, 2022). As habilidades de LGG apresentadas nesse documento, avaliadas pelo SAEB, em especial para o 9º ano do Ensino Fundamental, incluem a capacidade de analisar elementos constitutivos de diferentes gêneros textuais, como argumentativos, jornalísticos e literários. O aluno deve identificar e analisar recursos linguísticos e semióticos, como a pontuação e figuras de linguagem, que contribuem para o sentido de um texto. Espera-se também que o estudante seja capaz de diferenciar fatos de opiniões, analisar a relação entre informações em diferentes mídias e produzir textos de acordo com o gênero demandado.
Principais Habilidades
A matriz abrange diversas competências, que são divididas em tópicos. Algumas habilidades específicas são:
Leitura e Compreensão Textual:
- Localizar e Inferir Informações: Encontrar informações explícitas e implícitas em textos.
- Identificar Gêneros e Finalidades: Reconhecer o gênero textual, sua finalidade e como o suporte, o enunciador e o tema influenciam a compreensão.
- Analisar Relações Textuais: Estabelecer relações de causa e consequência, e identificar os mecanismos de coesão (substituições e repetições).
Análise Linguística e Semiótica:
- Função da Linguagem: Analisar o uso da pontuação, figuras de linguagem e outras marcas linguísticas para construir efeitos de sentido.
- Efeitos de Sentido: Reconhecer como a escolha de palavras e a exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos criam sentidos específicos no texto.
- Variação Linguística: Analisar e avaliar a adequação do uso de variedades linguísticas em diferentes contextos.
Análise de Textos Midiáticos e Jornalísticos:
- Análise de Publicidade e Jornalismo: Identificar elementos de persuasão e avaliar a parcialidade das informações em textos jornalísticos e midiáticos.
- Comparação de Informações: Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato, veiculadas em diferentes veículos de comunicação.
Produção Textual (Língua Portuguesa):
A equipe de LGG da EFAPE elaborou quadros-síntese com habilidades específicas de Inglês, Arte e Educação Física para o SAEB, alinhadas ao desenvolvimento do pensamento criativo (criatividade) e de pensamento crítico (criticidade). Também apresentou um quadro-síntese específico de Língua Inglesa para o SARESP, visto que, além de Língua Portuguesa, é o único componente de LGG cobrado na Prova Ouro (EFAF) e no Provão Paulista Seriado (EM). Cliquem sobre as imagens para conferir as habilidades.
Em relação ao SAEB da 3ª série do EM e ao SARESP das três séries dessa etapa (Provão Paulista Seriado), recomenda-se a consulta do Mapa Foco 2025 SAEB e SARESP já divulgado previamente pela SEDUC. Cliquem AQUI para acessar o Mapa Foco específico de Língua Inglesa, e AQUI para todos os componentes cobrados nessa avaliação.
- Produção de Textos: Produzir textos em Português, de acordo com o gênero textual e o tema propostos, demonstrando habilidades de análise e compreensão adquiridas.
Cliquem sobre a imagem para conferir as habilidades de LÍNGUA INGLESA
das matrizes de referência do SAEB.
A equipe de LGG da EFAPE elaborou quadros-síntese com habilidades específicas de Inglês, Arte e Educação Física para o SAEB, alinhadas ao desenvolvimento do pensamento criativo (criatividade) e de pensamento crítico (criticidade). Também apresentou um quadro-síntese específico de Língua Inglesa para o SARESP, visto que, além de Língua Portuguesa, é o único componente de LGG cobrado na Prova Ouro (EFAF) e no Provão Paulista Seriado (EM). Cliquem sobre as imagens para conferir as habilidades.
Contribuição da área de LGG para a avaliação do SAEB 2025 (cliquem sobre a imagem).
Habilidades de Língua Inglesa para o SARESP, alinhadas à criatividade e à criticidade
(cliquem sobre a imagem).
Em relação ao SAEB da 3ª série do EM e ao SARESP das três séries dessa etapa (Provão Paulista Seriado), recomenda-se a consulta do Mapa Foco 2025 SAEB e SARESP já divulgado previamente pela SEDUC. Cliquem AQUI para acessar o Mapa Foco específico de Língua Inglesa, e AQUI para todos os componentes cobrados nessa avaliação.
No comments:
Post a Comment