Wednesday, September 3, 2025

ENGLISH Grammar

GRAMÁTICA INVISÍVEL
O detalhe que transforma
sua fluência em INGLÊS


Paula Carnasciali
Agosto de 2025


Quando você ouve um nativo falando Inglês, parece que tudo flui naturalmente. Mas, na prática, existem várias estruturas que estão ali, escondidas, e que os falantes nativos usam sem nem pensar. É isso que chamamos de gramática invisível: formas de organizar a frase que não aparecem no Português, mas que fazem toda a diferença para soar natural e fluente.
Neste texto, você vai descobrir algumas dessas construções, entender por que elas são tão comuns e aprender a usá-las no dia a dia.

O que é gramática invisível?
Chamamos de gramática invisível aquelas regras e padrões que estão sempre presentes na Língua Inglesa, mas que os brasileiros raramente percebem. São “invisíveis” porque não têm equivalente direto em Português e, por isso, podem passar despercebidas.
Um bom exemplo é o uso do that em Inglês. Quem já estudou a função dessa palavrinha sabe que ela serve para conectar ideias, mas logo surge a dúvida: “Será que sempre preciso usá-la?”. Em Português, o uso de que é praticamente obrigatório em construções semelhantes, mas na Língua Inglesa a lógica é diferente. Entender essa diferença ajuda a tornar sua fala mais natural e fluente. Se quiser se aprofundar, veja o post “Usar ‘THAT’ em INGLÊS: quando é opcional?”

Estrutura 1: Find it + adjective + to + verb
Um dos exemplos mais claros de gramática invisível é a estrutura:
👉 I find it hard to… (Eu acho difícil…)
👉 I find it easy to… (Eu acho fácil…)
Aqui, o it é um sujeito neutro – ele representa a ação que vem depois. Em Português, não usamos nada parecido, mas em Inglês essa construção é obrigatória para a frase soar completa.
Exemplo:
  • I find it pretty hard to use chopsticks. 🥢 (Eu acho bem difícil usar hashis.)
Sem o it, a frase ficaria estranha: ❌ I find pretty hard to use chopsticks.

Estrutura 2: Make it + adjective + to + verb
Outra construção muito comum é make it + adjective + to + verb.
👉 She made it difficult to finish the project. (Ela dificultou terminar o projeto.)
👉 This makes it easy to learn. (Isso torna fácil aprender.)
De novo, temos esse it neutro, que parece “sobrar”, mas na verdade é essencial para a frase funcionar bem na Língua Inglesa.

Estrutura 3: Think it is + adjective (com variações)
Embora possamos dizer simplesmente I think this book is interesting, os nativos muitas vezes recorrem à versão com o it:
👉 I think it’s important to study every day. (Eu acho importante estudar todos os dias.)
👉 Do you think it’s possible to travel alone? (Você acha possível viajar sozinho?)
Essa variação dá naturalidade e evita frases truncadas.

Outras estruturas de gramática invisível
Além dos exemplos acima, há outras construções que os nativos usam o tempo todo:
  • Take it for granted that… (dar como certo que…)
  • Have it done (ter algo feito por alguém: my hair is more manageable since I had it cut)
  • Consider it + adjective (they consider it necessary to change the rules)
Todas elas seguem esse mesmo padrão: o it neutro, que não existe em Português, mas que é indispensável no Inglês.

Por que aprender a gramática invisível?
Dominar essas estruturas não é apenas questão de gramática – é uma forma de soar mais natural, evitar traduções literais e se aproximar da forma como os nativos realmente falam.
Se você já estudou Inglês por algum tempo, provavelmente conhece o vocabulário básico. Mas é a gramática invisível que vai te dar aquele “polimento” extra na fala e na escrita.

Conclusão
Perceber e praticar a gramática invisível é como descobrir um mapa escondido da Língua Inglesa. Com estruturas como find it + adjective + to + verb, make it + adjective + to + verb e outras, você passa a montar frases de forma mais natural e fluente.
Quer continuar explorando esse universo? Então assista abaixo ao vídeo da Carina Fragozo: 7 expressões em Inglês que a gramática não explica. Esse conteúdo mostra na prática como certas estruturas parecem “misteriosas”, mas são usadas naturalmente pelos falantes nativos – um ótimo exemplo de gramática invisível em ação.


Adaptado de: https://englishinbrazil.com.br/2025/08/gramatica-invisivel-ingles.html?sck=||||. Acesso em: 03 set. 2025. Copyright © 2025 English in Brazil Produtos Digitais Ltda. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Lost for words

BE LOST FOR WORDS O que significa essa expressão em INGLÊS By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Aug. 29, 2025 “Estar perdido por palavras” (tr...