Monday, June 9, 2025

Object pronouns

OBJECT PRONOUNS
Como usá-los em INGLÊS


Sabe aquela confusão na hora de usar me, him, her, them? Aquele momento em que você não sabe se fala I ou me? Neste post, você vai compreender como utilizar adequadamente os object pronouns na Língua Inglesa. Are you ready? Let’s go!

June 7, 2025
Adir Ferreira


Sabe quando você está contando uma fofoca, digo, uma novidade, para um amigo? Você diz assim: “Cara, eu vi a Ana na praça. Aí eu chamei a Ana pra tomar um sorvete. E eu dei um chocolate para a Ana.”
Soa um pouco repetitivo, não acha? A gente fica repetindo “a Ana”, “a Ana”, “a Ana”… Parece um robô falando! Em Português, daríamos um jeitinho nisso, não é? Diríamos: “Cara, eu vi a Ana na praça. Aí eu a chamei pra tomar um sorvete. E eu dei um chocolate para ela.”
Percebeu? Usamos “a” e “ela” para não ficar repetindo o nome da Ana. Essas palavrinhas mágicas, que substituem os nomes para a nossa fala ficar mais fluida e natural, são os pronomes.
Em Inglês, a lógica é exatamente a mesma. E os heróis da nossa história de hoje são os object pronouns. O nome parece complicado? Que nada! Pensa neles como os “ajudantes” da frase.
Vamos mergulhar nas missões abaixo. Let’s go!

MISSÃO 1 - Entendendo a diferença entre o “chefe” e o “ajudante”
Para entender quem são os object pronouns, primeiro precisamos lembrar quem são os “chefes” da frase. Os chefes são os subject pronouns. São eles que mandam, que fazem a ação acontecer. Você já os conhece:
  • I (eu)
  • you (você, vocês)
  • he (ele)
  • she (ela)
  • it (ele/ela para coisas, animais, etc.)
  • we (nós)
  • they (eles/elas)
Eles sempre vêm no começo da frase, comandando a ação. Olha só:
  • I love chocolate. (Eu amo chocolate.) à Quem ama? Eu. Eu sou o chefe da ação. 
  • She plays video games. (Ela joga videogame.) à Quem joga? Ela. Ela é a chefe.
  • They go to school. (Eles vão para a escola.) à Quem vai? Eles. Eles são os chefes.
Fácil, né? Essa parte você já tira de letra.
Agora, o object pronoun é o “funcionário”, ou o “ajudante”. Ele não faz a ação. Ele recebe a ação. É o alvo do verbo, o destino da flecha. Se o eu (I) chuto a bola, a bola é o objeto. Se ela (she) liga para alguém, esse alguém é o objeto.
O object pronoun é quem sofre as consequências (boas ou ruins) da ação do “chefe”.

MISSÃO 2 - Conhecendo a equipe dos “ajudantes” (object pronouns)
Chegou a hora de conhecer a escalação completa do time dos object pronouns. Anote em seu caderno de Língua Inglesa a tabela abaixo para aprimorar seus estudos.
Cada chefe (subject pronoun) tem o seu ajudante (object pronoun) correspondente.

“Chefe”

Subject Pronoun

“Ajudante”

Object Pronoun

Tradução do “ajudante”

(pronome objeto)

I (eu)

me

me, mim, a mim

you (você)

you

te, ti, a você, o, a

he (ele)

him

o, a ele, lhe

she (ela)

her

a, a ela, lhe

it (ele/ela – coisa/animal)

it

o, a, lhe

we (nós)

us

nos, a nós

they (eles/elas)

them

os, as, a eles, a elas, lhes






















Pausa! Respire fundo. Olhou a tabela? Parece muita coisa? Calma, vamos ver na prática como é tranquilo. A principal regra de ouro é: os object pronouns geralmente vêm depois do verbo. Eles estão lá pra receber a ação.
Vejamos um por um.

I (eu) à ME (me, mim)
Quando a ação de outra pessoa cai sobre o pronome I, a gente usa me.
  • She called me yesterday. (Ela me ligou ontem.)
Quem fez a ação de ligar? She (ela). Ela é a ‘chefe’. Para quem ela ligou? Para mim! Eu recebi a ligação. Então, em vez de “she called I”, que está errado, usamos “she called me”.
  • My mom gave this book to me. (Minha mãe deu este livro para mim.)
Quem deu o livro? My mom. Ela é a ‘chefe’ da ação. O livro foi dado para quem? Para mim.

YOU (você) continua YOU (te, a você, a vocês)
O pronome you não muda. Ele é ‘chefe’ e ‘ajudante’ ao mesmo tempo. Como saber a diferença? Pela posição na frase!
  • You are my best friend. (Você é meu melhor amigo.)
Aqui, you está no começo, fazendo a ação de ser. Ele é o ‘chefe’.
  • I will help you with your homework. (Eu vou ajudar você com sua lição de casa. / Eu vou te ajudar…)
Quem vai ajudar? I (eu). Eu sou o ‘chefe’. Quem vai receber a ajuda? Você. Por isso, usamos you depois do verbo help.

HE (ele) à HIM (o, a ele)
Quando falamos de um menino, um homem, um garoto, e ele recebe a ação, o he dá lugar ao pronome him.
  • I saw him at the park. (Eu o vi no parque.)
Eu (I) fiz a ação de ver. Quem foi visto por mim? Ele. Então, usamos him. I saw he é um erro clássico. Muito cuidado.
  • The teacher is talking to him. (A professora está conversando com ele.)
Quem está conversando? The teacher. Com quem ela está conversando? Com ele.

SHE (ela) à HER (a, a ela)
A mesma lógica do him, mas agora para meninas, mulheres, garotas. She dá espaço para o pronome her.
  • My dad bought a present for her. (Meu pai comprou um presente para ela.)
Quem comprou? My dad. O presente foi para quem? Para ela.
  • I like her a lot. She is very funny. (Eu gosto muito dela. Ela é muito engraçada.)
Quem gosta? I (eu). Eu gosto de quem? Dela. Por isso I like her.

IT (ele/ela - coisa/animal) continua IT (o, a)
Outra situação idêntica ao pronome you. O it também não muda de forma. Usamos para objetos, animais (quando não sabemos o sexo ou não temos uma relação pessoal), ideias etc.
  • Your dog is so cute! I want to pet it. (Seu cachorro é tão fofo! Eu quero fazer carinho nele.)
Quem quer fazer carinho? I. Em quem? No cachorro. Como o cachorro é um animal, usamos it.
  • I have a new bike. I ride it every day. (Eu tenho uma bicicleta nova. Eu ando nela todos os dias.)
Quem anda? I. Eu ando em quê? Na bicicleta. A bicicleta é uma coisa, então usamos it.

WE (nós) à US (nos, a nós)
Quando a ação acontece para o nosso grupo, para nós (we), usamos us.
  • The principal called us to her office. (A diretora chamou a gente / nos chamou para a sala dela.)
Quem chamou? The principal. Quem ela chamou? Nós. Então usamos us.
  • My grandma will travel with us to the beach. (Minha avó vai viajar com a gente / conosco para a praia.)
A avó vai viajar na companhia de quem? Do nosso grupo, de nós.

THEY (eles/elas) à THEM (os, as, a eles, a elas)
E, finalmente, quando falamos de um grupo de outras pessoas, animais ou coisas que recebem a ação, they dá lugar ao pronome them.
  • Your parents are here. I need to talk to them. (Seus pais estão aqui. Eu preciso conversar com eles.)
Quem precisa conversar? I. Com quem? Com seus pais, ou seja, com eles.
  • I love my books. I read them all the time. (Eu amo meus livros. Eu os leio o tempo todo.)
Quem lê? I. O que eu leio? Meus livros, ou seja, eles (os). Por isso, I read them.

Viu como a lógica se repete? O ‘chefe’ faz a ação, o ‘ajudante’ recebe. Simples assim.

MISSÃO 3 - A regra de ouro das PREPOSIÇÕES
Lembra que eu falei que os object pronouns geralmente vêm depois do verbo? Pois é. Eles também têm outro lugar garantido na frase: depois de preposições.
“Preposições? O que é isso, professor?”
Calma! Preposições são aquelas palavras curtinhas que ligam as ideias, como:
  • for (para, por)
  • to (para, a)
  • with (com)
  • about (sobre)
  • from (de, vindo de)
  • in (em, no, na)
  • on (em, no, na, sobre)
Regra secreta e infalível: Se você vir uma dessas palavrinhas, o pronome que vem logo depois tem que ser um object pronoun. Sempre. Sem exceção. É lei!
Veja os exemplos:
  • This letter is for I? (errado!) → This letter is for me. (Esta carta é para mim.)
  • She is waiting for he? (errado!) → She is waiting for him. (Ela está esperando por ele.)
  • Can you go with we? (errado!) → Can you go with us? (Você pode ir com a gente / conosco?)
  • I want to talk about they? (errado!) → I want to talk about them. (Eu quero falar sobre eles.)
Esta dica é poderosa: viu uma preposição, já sabe que vem em seguida um pronome objeto (oblíquo) em Inglês, como me, you, him, her, it, us, them.

MISSÃO FINAL - Hora do desafio!
Agora é com você! Vamos ver se as missões foram um sucesso. Complete as frases abaixo com o object pronoun correto. As respostas estão “escondidas” no final deste post.
  1. My sister is my best friend. I love ______ very much. (minha irmã)
  2. Your shoes are dirty. You need to clean ______. (seus sapatos)
  3. We are going to the cinema. Do you want to come with ______? (nós)
  4. He is a great singer. I really like to listen to ______. (ele)
  5. I need help with this exercise. Can you help ______? (eu)
  6. Where is your father? I have a gift for ______. (seu pai)
  7. The students are making too much noise. The teacher will talk to ______. (os alunos)

MISSÃO CUMPRIDA!
E aí, guerreiro da Língua Inglesa? Sobreviveu às missões? I’m sure you’ve done it!

GABARITO DO DESAFIO (passe o mouse sobre os itens abaixo para visualizar as respostas e a tradução em Português das frases)
  1. My sister is my best friend. I love her very much. (Minha irmã é minha melhor amiga. Eu a amo muito.)
  2. Your shoes are dirty. You need to clean them. (Seus sapatos estão sujos. Você precisa limpá-los.)
  3. We are going to the cinema. Do you want to come with us? (Nós estamos indo ao cinema. Você quer vir com a gente?)
  4. He is a great singer. I really like to listen to him. (Ele é um ótimo cantor. Eu gosto muito de ouvi-lo.)
  5. I need help with this exercise. Can you help me? (Eu preciso de ajuda com este exercício. Você pode me ajudar?)
  6. Where is your father? I have a gift for him. (Onde está o seu pai? Eu tenho um presente para ele.)
  7. The students are making too much noise. The teacher will talk to them. (Os alunos estão fazendo muito barulho. O professor vai falar com eles.)

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o autor ADIR FERREIRA.

Adaptado de: https://inglesdoadir.com.br/como-usar-os-object-pronouns-em-ingles/. Acesso em: 09 jun. 2025. Todos os direitos reservados. © 2025 Inglês do Adir.

No comments:

Post a Comment

ENGLISH Improvement

RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO ENGLISH - LÍNGUA INGLESA 1º semestre de 2025 De 23 de julho a 05 de agosto de 2025 , as unidades escolares r...