OBJECT PRONOUNSComo usá-los em INGLÊS
Sabe quando você está contando uma fofoca, digo, uma novidade, para um amigo? Você diz assim: “Cara, eu vi a Ana na praça. Aí eu chamei a Ana pra tomar um sorvete. E eu dei um chocolate para a Ana.”
Soa um pouco repetitivo, não acha? A gente fica repetindo “a Ana”, “a Ana”, “a Ana”… Parece um robô falando! Em Português, daríamos um jeitinho nisso, não é? Diríamos: “Cara, eu vi a Ana na praça. Aí eu a chamei pra tomar um sorvete. E eu dei um chocolate para ela.”
Percebeu? Usamos “a” e “ela” para não ficar repetindo o nome da Ana. Essas palavrinhas mágicas, que substituem os nomes para a nossa fala ficar mais fluida e natural, são os pronomes.
Em Inglês, a lógica é exatamente a mesma. E os heróis da nossa história de hoje são os object pronouns. O nome parece complicado? Que nada! Pensa neles como os “ajudantes” da frase.
Vamos mergulhar nas missões abaixo. Let’s go!
MISSÃO 1 - Entendendo a diferença entre o “chefe” e o “ajudante”
Para entender quem são os object pronouns, primeiro precisamos lembrar quem são os “chefes” da frase. Os chefes são os subject pronouns. São eles que mandam, que fazem a ação acontecer. Você já os conhece:
- I (eu)
- you (você, vocês)
- he (ele)
- she (ela)
- it (ele/ela para coisas, animais, etc.)
- we (nós)
- they (eles/elas)
- I love chocolate. (Eu amo chocolate.) à Quem ama? Eu. Eu sou o chefe da ação.
- She plays video games. (Ela joga videogame.) à Quem joga? Ela. Ela é a chefe.
- They go to school. (Eles vão para a escola.) à Quem vai? Eles. Eles são os chefes.
Agora, o object pronoun é o “funcionário”, ou o “ajudante”. Ele não faz a ação. Ele recebe a ação. É o alvo do verbo, o destino da flecha. Se o eu (I) chuto a bola, a bola é o objeto. Se ela (she) liga para alguém, esse alguém é o objeto.
O object pronoun é quem sofre as consequências (boas ou ruins) da ação do “chefe”.
MISSÃO 2 - Conhecendo a equipe dos “ajudantes” (object pronouns)
Chegou a hora de conhecer a escalação completa do time dos object pronouns. Anote em seu caderno de Língua Inglesa a tabela abaixo para aprimorar seus estudos.
“Chefe” Subject Pronoun |
“Ajudante” Object Pronoun |
Tradução do “ajudante” (pronome objeto) |
I (eu) |
me |
me, mim, a mim |
you (você) |
you |
te, ti, a você,
o, a |
he (ele) |
him |
o, a ele, lhe |
she (ela) |
her |
a, a ela, lhe |
it (ele/ela –
coisa/animal) |
it |
o, a, lhe |
we (nós) |
us |
nos, a nós |
they (eles/elas) |
them |
os, as, a eles, a
elas, lhes |
Vejamos um por um.
I (eu) à ME (me, mim)
Quando a ação de outra pessoa cai sobre o pronome I, a gente usa me.
- She called me yesterday. (Ela me ligou ontem.)
- My mom gave this book to me. (Minha mãe deu este livro para mim.)
YOU (você) continua YOU (te, a você, a vocês)
O pronome you não muda. Ele é ‘chefe’ e ‘ajudante’ ao mesmo tempo. Como saber a diferença? Pela posição na frase!
- You are my best friend. (Você é meu melhor amigo.)
- I will help you with your homework. (Eu vou ajudar você com sua lição de casa. / Eu vou te ajudar…)
HE (ele) à HIM (o, a ele)
Quando falamos de um menino, um homem, um garoto, e ele recebe a ação, o he dá lugar ao pronome him.
- I saw him at the park. (Eu o vi no parque.)
- The teacher is talking to him. (A professora está conversando com ele.)
SHE (ela) à HER (a, a ela)
A mesma lógica do him, mas agora para meninas, mulheres, garotas. She dá espaço para o pronome her.
- My dad bought a present for her. (Meu pai comprou um presente para ela.)
- I like her a lot. She is very funny. (Eu gosto muito dela. Ela é muito engraçada.)
IT (ele/ela - coisa/animal) continua IT (o, a)
Outra situação idêntica ao pronome you. O it também não muda de forma. Usamos para objetos, animais (quando não sabemos o sexo ou não temos uma relação pessoal), ideias etc.
- Your dog is so cute! I want to pet it. (Seu cachorro é tão fofo! Eu quero fazer carinho nele.)
- I have a new bike. I ride it every day. (Eu tenho uma bicicleta nova. Eu ando nela todos os dias.)
WE (nós) à US (nos, a nós)
Quando a ação acontece para o nosso grupo, para nós (we), usamos us.
- The principal called us to her office. (A diretora chamou a gente / nos chamou para a sala dela.)
- My grandma will travel with us to the beach. (Minha avó vai viajar com a gente / conosco para a praia.)
THEY (eles/elas) à THEM (os, as, a eles, a elas)
E, finalmente, quando falamos de um grupo de outras pessoas, animais ou coisas que recebem a ação, they dá lugar ao pronome them.
- Your parents are here. I need to talk to them. (Seus pais estão aqui. Eu preciso conversar com eles.)
- I love my books. I read them all the time. (Eu amo meus livros. Eu os leio o tempo todo.)
Viu como a lógica se repete? O ‘chefe’ faz a ação, o ‘ajudante’ recebe. Simples assim.
MISSÃO 3 - A regra de ouro das PREPOSIÇÕES
Lembra que eu falei que os object pronouns geralmente vêm depois do verbo? Pois é. Eles também têm outro lugar garantido na frase: depois de preposições.
“Preposições? O que é isso, professor?”
Calma! Preposições são aquelas palavras curtinhas que ligam as ideias, como:
- for (para, por)
- to (para, a)
- with (com)
- about (sobre)
- from (de, vindo de)
- in (em, no, na)
- on (em, no, na, sobre)
Veja os exemplos:
This letter is for I?(errado!) → This letter is for me. (Esta carta é para mim.)She is waiting for he?(errado!) → She is waiting for him. (Ela está esperando por ele.)Can you go with we?(errado!) → Can you go with us? (Você pode ir com a gente / conosco?)I want to talk about they?(errado!) → I want to talk about them. (Eu quero falar sobre eles.)
MISSÃO FINAL - Hora do desafio!
Agora é com você! Vamos ver se as missões foram um sucesso. Complete as frases abaixo com o object pronoun correto. As respostas estão “escondidas” no final deste post.
- My sister is my best friend. I love ______ very much. (minha irmã)
- Your shoes are dirty. You need to clean ______. (seus sapatos)
- We are going to the cinema. Do you want to come with ______? (nós)
- He is a great singer. I really like to listen to ______. (ele)
- I need help with this exercise. Can you help ______? (eu)
- Where is your father? I have a gift for ______. (seu pai)
- The students are making too much noise. The teacher will talk to ______. (os alunos)
MISSÃO CUMPRIDA!
E aí, guerreiro da Língua Inglesa? Sobreviveu às missões? I’m sure you’ve done it!
GABARITO DO DESAFIO (passe o mouse sobre os itens abaixo para visualizar as respostas e a tradução em Português das frases)
- My sister is my best friend. I love her very much. (Minha irmã é minha melhor amiga. Eu a amo muito.)
- Your shoes are dirty. You need to clean them. (Seus sapatos estão sujos. Você precisa limpá-los.)
- We are going to the cinema. Do you want to come with us? (Nós estamos indo ao cinema. Você quer vir com a gente?)
- He is a great singer. I really like to listen to him. (Ele é um ótimo cantor. Eu gosto muito de ouvi-lo.)
- I need help with this exercise. Can you help me? (Eu preciso de ajuda com este exercício. Você pode me ajudar?)
- Where is your father? I have a gift for him. (Onde está o seu pai? Eu tenho um presente para ele.)
- The students are making too much noise. The teacher will talk to them. (Os alunos estão fazendo muito barulho. O professor vai falar com eles.)
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o autor ADIR FERREIRA.
Adaptado de: https://inglesdoadir.com.br/como-usar-os-object-pronouns-em-ingles/. Acesso em: 09 jun. 2025. Todos os direitos reservados. © 2025 Inglês do Adir.
No comments:
Post a Comment