Thursday, August 15, 2024

Learning ENGLISH in childhood

5 MITOS SOBRE O APRENDIZADO
DE INGLÊS NA INFÂNCIA


Aprender Inglês desde cedo traz muitos benefícios. Confira os detalhes nesta postagem.

12 ago. 2024


Se aprender uma língua estrangeira é um processo contínuo, que tal imaginar esse processo começando desde cedo?
Existem pessoas que acreditam que isso pode ser um problema, mas já vamos adiantar: é tudo mito!
O ensino da Língua Inglesa na infância é, na verdade, uma enorme oportunidade de desenvolvimento intelectual para a garotada, porque, exatamente nessa idade, seus cérebros estão no ápice do processo de absorção de conhecimento. Portanto, é o momento perfeito para fazer com que a língua estrangeira se torne algo natural na vida deles.

A importância de aprender Inglês
Além da vantagem de ver seus filhos com maiores chances profissionais no futuro, o aprendizado de línguas estrangeiras apresenta outras vantagens imediatas no desenvolvimento deles:

Desenvolvimento da cognição
O desenvolvimento da cognição nos seres humanos têm grande impulso do nascimento até os seis anos e esse desenvolvimento está intrinsecamente ligado à forma e ao aprimoramento nos processos de aprendizado, memória e consolidação de informações. Mais do que isso, até os 12 anos de idade as crianças estão em pleno processo de desenvolvimento, de forma que, expostas a um novo idioma, tendem a gerar conexões neurais com mais facilidade do que adultos.

Desenvolvimento da fala
Os órgãos responsáveis pela fala desenvolvem-se de acordo com seu uso. É exatamente por essa razão que crianças, ainda em fase de crescimento, têm mais facilidade de verbalizar fonemas que são estranhos à língua nativa.

Desenvolvimento de outras habilidades
Paralelamente às habilidades de fala e cognição, essa abertura ao desenvolvimento de habilidades cognitivas aumenta na criança a capacidade de pensamento crítico, criatividade e atenção. Com isso, o processo de alfabetização geral da criança é facilitado, bem como a capacidade de resolução de problemas complexos.

Agora que esclarecemos esses pontos, vamos começar a desmistificar o que falam por aí sobre o aprendizado de Inglês desde a infância.

Mito 1: Atrapalha o aprendizado da língua materna
Na verdade, aprender um segundo idioma pode beneficiar o desenvolvimento da língua materna. Estudos mostram que crianças bilíngues frequentemente demonstram melhor compreensão das estruturas linguísticas e maior consciência metalinguística, o que contribui para um entendimento mais profundo de ambas as línguas. Ao falar um segundo idioma, as crianças também desenvolvem habilidades cognitivas que são úteis em várias áreas do aprendizado.
Ou seja, aprender Inglês ou outro qualquer idioma na infância, além de não atrapalhar, enriquece o desenvolvimento da língua materna e proporciona inúmeros benefícios cognitivos.

Mito 2: A criança vai esquecer o segundo idioma no futuro
Embora seja comum acreditar nisso, a realidade é mais complexa e otimista. A chave para a retenção de um segundo idioma é a continuidade e a prática regular, seja através de aulas, interações sociais, mídia ou viagens.
Mesmo que a exposição ao segundo idioma diminua em algum momento, as conexões neurais permanecem e podem ser reativadas mais facilmente do que com adultos.
Além disso, o aprendizado de um segundo idioma na infância também ajuda a estabelecer uma base sólida para o aprendizado de outros no futuro. As habilidades metalinguísticas desenvolvidas ao aprender uma segunda língua facilitam a aquisição de outras, pois a criança já terá uma compreensão maior de estruturas e padrões linguísticos.

Mito 3: É muita coisa para ensinar de uma vez
Muitas pessoas acreditam que ensinar um segundo idioma para crianças é sobrecarregar o aprendizado, mas isso não é verdade. Elas têm uma capacidade natural para absorver novas informações, especialmente linguagens, de maneira mais intuitiva e eficiente do que os adultos, portanto, o aprendizado pode ser integrado de forma natural e gradual ao cotidiano.
Através de atividades lúdicas e interativas, como jogos, músicas, histórias e atividades em grupo, o processo é divertido e envolvente, reduzindo a sensação de sobrecarga.
Além disso, a abordagem pedagógica para crianças é diferente daquela usada com adultos. Os educadores especializados sabem como dividir o conteúdo em pequenas partes manejáveis, focando em aspectos práticos e funcionais da linguagem que são imediatamente úteis para a criança.
Portanto, ensinar a Língua Inglesa a crianças é oferecer uma experiência rica e diversificada que promove o desenvolvimento intelectual e emocional.

Mito 4: A criança vai começar a confundir os dois idiomas
Pesquisas mostram que isso não é verdade. Crianças têm uma capacidade notável para distinguir e separar diferentes idiomas, mesmo quando estão expostas a ambos desde cedo.
O fenômeno que alguns interpretam como confusão é, na verdade, um processo normal e temporário conhecido como code-switching (alternância de código), no qual misturam-se palavras de ambos os idiomas em uma única frase. Esse comportamento é uma etapa natural no desenvolvimento bilíngue e demonstra que a criança está aprendendo a navegar entre duas línguas. Com o tempo e a prática, ela aprenderá a usar cada uma de maneira apropriada em diferentes contextos.
É importante que os pais e educadores ofereçam um ambiente de apoio e exposição equilibrada a ambos os idiomas. Consistência e prática regular em contextos variados ajudarão a criança a fortalecer suas habilidades em cada um, minimizando qualquer potencial confusão inicial.

Mito 5: Sem professor nativo ou viajando para fora, não funciona
Esse é um mito comum, mas equivocado. Embora a exposição a falantes nativos e experiências imersivas em países estrangeiros possam ser benéficas, elas não são essenciais para que o professor seja bem-sucedido ao ensinar um segundo idioma.
Professores não nativos qualificados podem ser altamente eficazes e, frequentemente, têm uma compreensão profunda das dificuldades que os alunos podem enfrentar, porque já passaram pelo mesmo processo. Além disso, eles são treinados em metodologias de ensino que são especificamente desenhadas para ensinar Inglês como segunda língua, utilizando técnicas pedagógicas comprovadas e recursos variados que podem facilitar a aprendizagem.
A tecnologia e conteúdos multimídia também desempenham um papel crucial no aprendizado de idiomas hoje em dia. Plataformas de ensino on-line, aplicativos interativos, vídeos, músicas e jogos podem proporcionar uma significativa imersão linguística. Esses recursos permitem que as crianças pratiquem suas habilidades de escuta, fala, leitura e escrita de maneira dinâmica e envolvente.
Criar um ambiente de aprendizado rico em Inglês dentro de casa ou na escola também pode ser muito eficaz. Atividades como ler livros, assistir a programas de TV e filmes, ouvir músicas e participar de jogos na Língua Inglesa ajudam a criança a se familiarizar com o idioma de forma natural e prazerosa.
A prática constante e o uso regular do idioma são mais importantes do que a nacionalidade do professor ou a localização geográfica. A chave é manter o aprendizado contínuo e incentivar o uso do Inglês em situações práticas e cotidianas.

Adaptado de: https://fisk.com.br/blog/5-mitos-sobre-o-aprendizado-de-ingles-na-infancia. Acesso em: 15 ago. 2024. © 2024 Fisk. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...