Thursday, October 10, 2024

Resolução SEDUC n° 50

ENGLISH - LÍNGUA INGLESA
Instrução COPED - Resolução SEDUC n° 50


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental.


CLIQUE AQUI para acessar a Resolução SEDUC n° 50 na íntegra.

LÍNGUA INGLESA

6º ANO
  • Utilizar expressões empregadas em situações de interação e convívio social.
  • Utilizar os pronomes do caso reto na redação de sentenças.
  • Empregar cumprimentos formais e informais em diferentes situações de interação social.
  • Utilizar o presente do indicativo do verbo to be em situações de identificação de pessoas.
  • Empregar pronome adjetivo possessivo na redação de sentenças.
  • Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.
  • Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.

7º ANO
  • Inferir o sentido global de um texto, utilizando elementos linguísticos simples, com base em leitura rápida.
  • Reconhecer os elementos de sujeito e/ou de objeto presentes em uma frase, por meio da utilização de pronomes a eles relacionados.
  • Utilizar o verbo modal can para descrever habilidades.
  • Identificar verbos regulares e irregulares no tempo verbal do passado, na construção de frases.
  • Descrever ações ocorridas utilizando tempo verbal do passado simples.
  • Localizar informações específicas em um texto.
  • Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.
  • Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.
  • Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.

8º ANO

  • Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • Utilizar as formas de adjetivos em situações de comparação de qualidade ou quantidade tanto entre dois elementos quanto com um grupo.
  • Reconhecer prefixos e sufixos comuns utilizados na formação de palavras em Língua Inglesa.
  • Utilizar as formas superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.
  • Utilizar os quantificadores some, any, many e much, associando seu uso com substantivos contáveis e incontáveis.
  • Reconhecer pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
  • Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.
  • Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.

9º ANO

  • Utilizar pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
  • Reconhecer sentido implícito em elementos linguísticos e não linguísticos usados para persuasão em textos da esfera publicitária.
  • Empregar os verbos modais should, must, have to, may e might em situações em que são descritas recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.
  • Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
  • Identificar argumentos principais e/ou as evidências que os sustentam.
  • Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção textual.
  • Empregar formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if-clauses).
  • Reconhecer o significado e a função de novas formas de escrita na constituição das mensagens presentes nos novos gêneros digitais.
  • Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.
  • Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...