ENGLISH - LÍNGUA INGLESAInstrução COPED - Resolução SEDUC n° 50
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental.
CLIQUE AQUI para acessar a Resolução SEDUC n° 50 na íntegra.
LÍNGUA INGLESA
6º ANO
- Utilizar expressões empregadas em situações de interação e convívio social.
- Utilizar os pronomes do caso reto na redação de sentenças.
- Empregar cumprimentos formais e informais em diferentes situações de interação social.
- Utilizar o presente do indicativo do verbo to be em situações de identificação de pessoas.
- Empregar pronome adjetivo possessivo na redação de sentenças.
- Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
- Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.
- Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.
7º ANO
- Inferir o sentido global de um texto, utilizando elementos linguísticos simples, com base em leitura rápida.
- Reconhecer os elementos de sujeito e/ou de objeto presentes em uma frase, por meio da utilização de pronomes a eles relacionados.
- Utilizar o verbo modal can para descrever habilidades.
- Identificar verbos regulares e irregulares no tempo verbal do passado, na construção de frases.
- Descrever ações ocorridas utilizando tempo verbal do passado simples.
- Localizar informações específicas em um texto.
- Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.
- Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.
- Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.
8º ANO
- Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
- Utilizar as formas de adjetivos em situações de comparação de qualidade ou quantidade tanto entre dois elementos quanto com um grupo.
- Reconhecer prefixos e sufixos comuns utilizados na formação de palavras em Língua Inglesa.
- Utilizar as formas superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
- Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.
- Utilizar os quantificadores some, any, many e much, associando seu uso com substantivos contáveis e incontáveis.
- Reconhecer pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
- Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.
- Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.
9º ANO
- Utilizar pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
- Reconhecer sentido implícito em elementos linguísticos e não linguísticos usados para persuasão em textos da esfera publicitária.
- Empregar os verbos modais should, must, have to, may e might em situações em que são descritas recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.
- Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
- Identificar argumentos principais e/ou as evidências que os sustentam.
- Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção textual.
- Empregar formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if-clauses).
- Reconhecer o significado e a função de novas formas de escrita na constituição das mensagens presentes nos novos gêneros digitais.
- Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.
- Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.
No comments:
Post a Comment