Thursday, October 10, 2024

Resolução SEDUC n° 50

ENGLISH - LÍNGUA INGLESA
Instrução COPED - Resolução SEDUC n° 50


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental.


CLIQUE AQUI para acessar a Resolução SEDUC n° 50 na íntegra.

LÍNGUA INGLESA

6º ANO
  • Utilizar expressões empregadas em situações de interação e convívio social.
  • Utilizar os pronomes do caso reto na redação de sentenças.
  • Empregar cumprimentos formais e informais em diferentes situações de interação social.
  • Utilizar o presente do indicativo do verbo to be em situações de identificação de pessoas.
  • Empregar pronome adjetivo possessivo na redação de sentenças.
  • Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.
  • Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.

7º ANO
  • Inferir o sentido global de um texto, utilizando elementos linguísticos simples, com base em leitura rápida.
  • Reconhecer os elementos de sujeito e/ou de objeto presentes em uma frase, por meio da utilização de pronomes a eles relacionados.
  • Utilizar o verbo modal can para descrever habilidades.
  • Identificar verbos regulares e irregulares no tempo verbal do passado, na construção de frases.
  • Descrever ações ocorridas utilizando tempo verbal do passado simples.
  • Localizar informações específicas em um texto.
  • Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.
  • Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.
  • Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.

8º ANO

  • Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • Utilizar as formas de adjetivos em situações de comparação de qualidade ou quantidade tanto entre dois elementos quanto com um grupo.
  • Reconhecer prefixos e sufixos comuns utilizados na formação de palavras em Língua Inglesa.
  • Utilizar as formas superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.
  • Utilizar os quantificadores some, any, many e much, associando seu uso com substantivos contáveis e incontáveis.
  • Reconhecer pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
  • Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.
  • Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.

9º ANO

  • Utilizar pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
  • Reconhecer sentido implícito em elementos linguísticos e não linguísticos usados para persuasão em textos da esfera publicitária.
  • Empregar os verbos modais should, must, have to, may e might em situações em que são descritas recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.
  • Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
  • Identificar argumentos principais e/ou as evidências que os sustentam.
  • Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção textual.
  • Empregar formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if-clauses).
  • Reconhecer o significado e a função de novas formas de escrita na constituição das mensagens presentes nos novos gêneros digitais.
  • Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.
  • Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.

No comments:

Post a Comment

ESL WORKSHEET - Social Media Vs. Reality

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS PHOTO STORY LinguaHouse Oct. 15, 2024 Level: Pre-Intermediate (A2-B1) Type of English: General English Tags...