Tuesday, December 12, 2023

The emphatic DO

USANDO AUXILIARES PARA
DAR ÊNFASE EM INGLÊS


InFlux Blog
Fernanda Pereira
11 dez. 2023


Imagine a seguinte situação: seus pais duvidam que você tenha passado a tarde estudando e você quer enfatizar que realmente estudou. Como você falaria isso em Português? Provavelmente, seria algo como “eu estudei, SIM!” ou “eu estudei de verdade” ou, ainda, “eu realmente estudei”. Mas como ficaria em Inglês?
Pode ser que a primeira coisa que venha à sua cabeça foi usar a palavra “really”, que significa realmente em Português. E você está certo. Mas que tal aprender uma outra forma de enfatizar que algo realmente aconteceu?
Na Língua Inglesa, podemos usar os auxiliares do, does ou did para dar ênfase em alguma ação.


Para facilitar sua aprendizagem, a melhor maneira para aprender como usar esses auxiliares será através dos chunks, combinações de palavras e frases que os falantes nativos mais usam no dia a dia. Com eles, você aprenderá vocabulário de forma mais eficiente, sem a possibilidade de cometer erros na tradução e, ainda, aprenderá gramática de forma interligada ao vocabulário.
Portanto, vamos aprender frases e combinações já prontas, que são tipos de chunks que chamamos de frases semifixas. Isso quer dizer que parte da frase é fixa e outra você pode mudar para se adaptar ao que quiser dizer.
(Clique nas frases/expressões abaixo para escutar a pronúncia em Inglês.)

Vamos começar agora com exemplos com “do” como ênfase em Inglês
  • I do (know) it! Eu (sei), sim! Eu realmente (sei)! É claro que eu (sei)! É claro que eu (conheço)!
  • I do (love) you! Eu te (amo), sim! Eu realmente te (amo)! É claro que eu te (amo)!
Vamos ver estes exemplos em um contexto?


Basicamente, você poderá fazer esta combinação “I do” com várias outras palavras, sempre para dar o sentido que você realmente faz algo - basta você trocar o que está entre parênteses por outro verbo. Você também poderá trocar o “I” e falar you do, we do, they do para “você realmente”, “nós realmente” e “eles / elas realmente”. Veja estes exemplos:
Sabe quando você está cansado de alguma atitude e quer enfatizar um pedido? Você também poderá usar o “do” nesta situação. Veja só:

Usando does como ênfase em Inglês
Agora, observe como ficam os exemplos com a palavra “does”:
  • She does (know) it! Ela (sabe), sim! Ela realmente (sabe)! / É claro que ela (sabe)! É claro que ela (conhece)!
  • He does (love) you! Ele te (ama), sim! Ele realmente te (ama)! É claro que ele te (ama)!
Confira mais exemplos e como nós também podemos substituir o que está entre parênteses para adaptar ao que quisermos falar:

Usando did como ênfase em Inglês
Por último, você pode usar “did” quando quiser enfatizar que realmente fez algo. Veja:
Verifique estes outros exemplos e como também podemos variar o que está entre parênteses:

Adaptado de: https://www.influx.com.br/blog/usando-auxiliares-para-dar-enfase-em-ingles/. Acesso em: 12 dez. 2023. © InFlux. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Here you go!

HERE YOU GO & HERE YOU ARE O que significam estas expressões? By Ivy do Carmo Figueiredo MAIRO VERGARA Apr. 16, 2024 Certas expressões...