Thursday, April 11, 2024

Thank you!

7 MANEIRAS DE AGRADECER EM INGLÊS


Por Redação Wizard
05 de abril de 2024


Dominar a arte de agradecer em Inglês pode parecer simples à primeira vista, mas a realidade é que essa habilidade fundamental pode enriquecer significativamente sua comunicação no idioma. Seja em contextos formais ou informais, saber expressar gratidão de maneira apropriada é essencial para construir relações positivas e demonstrar cortesia. Neste artigo, exploraremos diversas formas de agradecer na Língua Inglesa, ajudando você a aprimorar suas habilidades linguísticas e a tornar suas interações mais autênticas e memoráveis.

1. Thanks
É a abreviação mais conhecida para thank you. Pode ser utilizada em diversas situações sem tanta formalidade, como para agradecer ao garçom no restaurante, por exemplo. Veja a aplicação em outras frases.
  • “Here’s your bill.” “Thanks.” – ‘Aqui está a conta.’ ‘Obrigado.’
  • “Your meeting starts in 5 minutes.” “Ok. Thanks!” – ‘Sua reunião começa em 5 minutos.’ ‘Ok. Obrigado!’

2. Thank you very much
É uma maneira mais formal de dizer ‘muito obrigado’, podendo ser utilizada em várias situações no dia a dia.
  • When someone opens a door for you. (Quando alguém abre uma porta para você.) – Oh, thank you very much! (Muito obrigado!)
  • When you’re hired for a new job. (Quando você é contratado para um novo emprego.) – Thank you very much and see you soon! (Muito obrigado e nos vemos em breve!)

3. Thanks a lot

A expressão thanks a lot é uma versão do Inglês informal para ‘muito obrigado’ ou ‘agradeço muito’, em Português. Deve ser utilizada preferencialmente com pessoas mais próximas. Veja alguns exemplos:
  • You did a great job for me. Thanks a lot! – Você fez um ótimo trabalho para mim. Muito obrigado!
  • Thanks a lot! You saved my day! – Muito obrigado! Você salvou meu dia!

4. I’d like to thank you for…
A frase I would like to thank you for é traduzida para o Português como “gostaria de te agradecer por…”. É utilizada para mostrar gratidão pelas atitudes de alguém, seja amigos, familiares ou pessoas mais distantes.
  • Mom, I’d like to thank you for everything. Happy birthday! – Mamãe, eu gostaria de te agradecer por tudo. Feliz aniversário!
Importante lembrar que se um verbo vier depois do for nessa expressão, ele virá acompanhado de -ing, como no exemplo abaixo:
  • I’d like to thank you for hosting us this week. – Eu gostaria de agradecer você por nos hospedar nesta semana.

5. I really appreciate (it)
É outra maneira formal de demonstrar gratidão. A tradução direta seria ‘eu realmente aprecio isso’, ou como algo próximo de ‘estou agradecido por isso’. A expressão pode ser utilizada sozinha ou para complementar outro termo. Veja os exemplos.
  • You are always so patient and I really appreciate that. – Você é sempre tão paciente e eu realmente aprecio isso.
  • Thanks! I really appreciate your help. – Obrigado! Eu realmente aprecio sua ajuda.

6. I owe you one

É uma expressão bastante informal que significa ‘te devo uma’ em Português. Então, deve ser utilizada com amigos e familiares mais próximos. Pode ser escrita da maneira abreviada IOU, conforme os exemplos:
  • Thanks, bro. IOU! – Obrigado, irmão. Te devo uma.
  • You saved my job! I owe you one. – Você salvou meu trabalho! Te devo uma.

7. I’m indebted to you
A tradução literal para a Língua Portuguesa é ‘estou em débito com você’. Além disso, possui um sentido bem parecido com I owe you one, mas só que pode ser utilizada em questões um pouco mais formais.
  • Thanks for helping me with the car. I’m indebted to you. – Obrigado por me ajudar com o carro. Estou em débito com você.
  • The day off was good for me. I’m indebted to you, boss! – O dia de folga foi ótimo para mim. Estou em débito com você, chefe!

Conclusão
Agradecer em Inglês é uma arte que reflete cortesia, respeito e humanidade. Dominar diferentes maneiras de expressar gratidão não apenas melhora suas interações diárias, mas também enriquece suas relações pessoais e profissionais. Ao variar seu vocabulário de agradecimento, você demonstra sensibilidade cultural e linguística, dois pilares fundamentais para quem busca fluência em Língua Inglesa. Lembre-se, a gratidão nunca é subestimada, e pequenas palavras podem ter um grande impacto.


Para continuar aprendendo ainda mais, baixe os e-books Dicas Básicas de Inglês – O guia definitivo e o Dicas Básicas de Inglês, ambos da Wizard by Pearson.

Adaptado de: https://www.wizard.com.br/idiomas/7-maneiras-de-agradecer-em-ingles/. Acesso em: 11 abr. 2024. Copyright © 2024 Wizard by Pearson. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Here you go!

HERE YOU GO & HERE YOU ARE O que significam estas expressões? By Ivy do Carmo Figueiredo MAIRO VERGARA Apr. 16, 2024 Certas expressões...