Thursday, April 4, 2024

ELT for KIDS

INGLÊS PARA CRIANÇAS:
5 DICAS PARA INCENTIVAR
O APRENDIZADO DOS PEQUENOS


Acelere o aprendizado da criançada com essas dicas.

Blog da FISK
06 fev. 2024


Quando dizem que as crianças são verdadeiras “esponjinhas” e que absorvem muitas informações de maneira muito rápida, isso não é exagero. Esse aprendizado acelerado se dá, entre outras razões, por três motivos fundamentais: plasticidade cerebral, habilidades de imitação e falta de inibições.
Mas, afinal, o que isso significa? Para começar, a plasticidade cerebral está relacionada à maior capacidade que as crianças têm de fazer novas conexões neurais, ou seja, aprender uma nova língua nesse período é, literalmente, uma excelente ideia.
Além disso, as crianças têm uma habilidade natural de imitar sons e padrões linguísticos. Assim, elas não só possuem uma grande capacidade de assimilar a gramática e o vocabulário, mas também tendem a alcançar uma melhor pronúncia das palavras mais rapidamente.
Finalmente, as crianças possuem menos inibições e, com isso, não têm vergonha de errar. Quando erram, aprendem com isso, ao invés de racionalizar excessivamente essas situações.
Para facilitar ainda mais esse processo na aprendizagem do Inglês, vamos sugerir 5 dinâmicas para você aplicar com seus baixinhos em casa.

1. Explore as cores
O mundo das cores tem um significado especial para a criançada. Aproveite essa associação prazerosa!
Primeiro, ensine as cores na Língua Inglesa, fazendo associações. Para isso, use diferentes objetos e vá perguntando suas cores para elas:

— A cor vermelha é red em Inglês. Qual a cor desse morango?
Red!
— Muito bem!

Note que além de ensinar as cores, com o tempo você incluirá um enorme vocabulário, pois a associação da cor aos objetos promoverá melhor memorização.

— Qual fruta é orange?
— Laranja!

Assim, associando cores a objetos, a criança ampliará seu repertório de uma forma divertida.

2. Ensine a contar objetos
Os números também fazem parte do conhecimento básico do idioma. Por isso, ensine a contagem progressiva de 1 a 10: one, two, three, four, five, six, seven, eight, nine, ten.
Depois, aproveite-se de situações cotidianas para que as crianças associem objetos a números:

— Responda em Inglês: quantos garfos tem na mesa?
Five!
— Isso mesmo!

A associação constante de números e objetos acabará por incrementar o vocabulário rapidamente. Usando o mesmo exemplo da mesa, agora em sentido inverso.

— O que tem nessa mesa com o número seven?
— Colheres!
— Certo! Ótimo!

3. Cozinhe seguindo uma receita em Inglês
Muitas crianças gostam de participar das atividades com os adultos e tê-las ao seu lado como ajudantes pode ser uma forma de aprendizado divertido.
Lembre-se sempre que a “ajuda” não deverá envolver o manuseio de objetos cortantes ou a proximidade com superfícies quentes, mas por exemplo, colocar a criança à uma mesa ou balcão para fazer “tarefas de apoio” como:
  • Contar alimentos ou objetos;
  • Responder perguntas do tipo more (mais) ou less / fewer (menos), bigger (maior) ou smaller (menor);
  • Apontar cores;
  • Falar substantivos e adjetivos que ela já aprendeu.
  • Responder sobre horas e minutos.
O processo de preparação de um almoço ou simples lanche da tarde pode ser muito divertido para elas, além de estreitar a relação entre pais e filhos.

4. Faça uma caça ao tesouro
Essa é uma atividade que, apesar de necessitar um pequeno preparo, pode ser muito divertida.
Ensine o nome de alguns dos objetos que as crianças mais gostam, como bonecos, bolas e carrinhos. Então, esconda-os pelo ambiente e desafie-as a encontrar determinado objeto pelo seu nome na Língua Inglesa:

— Você consegue encontrar a doll?

Ou então use as características do objeto achado.

— Isso mesmo! Você achou a estrela! Como é mesmo que ela se chama em Inglês?
Star!
— Isso! E que cor ela é, em Inglês?
Yellow!
— E quantas pontas ela tem?
Five!

5. Apresente lugares e objetos em Língua Inglesa

Mais uma vez, a interação entre os pais e a criança tem papel fundamental. Ao levar seu filho para ambientes diferentes fora de casa, um grande espectro de oportunidades se abre, pois novas associações serão possíveis.
Primeiro porque alguns objetos que ela vê em casa estarão no mundo exterior também. Por exemplo, quando você está numa praça de alimentação de um shopping:

— Como se fala isso em Inglês?
Chair!
— Isso mesmo!

Por outro lado, novos objetos surgirão nesses espaços e você poderá, lentamente, ampliar o vocabulário da criança, mostrando-os e dizendo seu nome em Inglês.

— Olha! Isso aqui é uma concha. Em Inglês é shell. Você pode repetir?
Shell!
— Isso! Shell!

Busque objetos simples e com pronúncia menos complexa, no começo. Mas, você certamente vai se surpreender com a capacidade de aprendizado dessas “esponjinhas”, desde que não exista pressão de aprendizado ou medo de errar… Afinal, tudo deve ser uma brincadeira!
Você pode abrir o caminho para o futuro das crianças desde muito cedo e despertar a curiosidade por meio das dinâmicas apresentadas acima.

Adaptado de: https://fisk.com.br/blog/ingles-para-criancas-5-dicas-para-incentivar-o-aprendizado-dos-pequenos. Acesso em: 04 abr. 2024. © 2024 Fisk. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...