Thursday, October 31, 2024

ESL WORKSHEET - Halloween (II)

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
HALLOWEEN


Jun. 28, 2022


Level: Upper-Intermediate (B2-C1)
Type of language: General English
Tags: Celebrations and Commemorations; Special Events; Vocabulary Lesson; 16-18 Years Old; 18+ Years Old
Publication date: 06/28/2022

This Halloween lesson plan covers a variety of Halloween-related vocabulary and provides plenty of speaking practice. The lesson includes some interesting ‘facts’ about the festival, which students have to guess to be true or false.

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download/listen to the audio in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.
  • CLICK HERE to download/listen to the audio in British English.

AUDIO TRANSCRIPT

Narrator: Halloween is a contraction of All Hallows’ Eve. It is a yearly celebration observed in a number of countries on October 31st, the eve of a Western Christian feast. It marks the beginning of the time of year dedicated to remembering the dead, including saints (hallows) and martyrs. According to many scholars, All Hallows’ Eve was initially influenced by Celtic festivals, and it has possible pagan roots. Other academics maintain that it has solely Christian roots. Typical festive Halloween activities include trick-or-treating, attending costume parties, decorating, making pumpkins into Jack O’Lanterns, lighting bonfires, dressing up in skeleton or ghost costumes, playing pranks, telling scary stories, and watching horror films.

Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/halloween. Accessed on October 31, 2024. © 2008–2024 LinguaHouse.com. All rights reserved.

ESL WORKSHEET - Halloween

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS
PUMPKINS


Oct. 27, 2020


Level: Upper-Intermediate (B2-C1)
Type of language: General English
Tags: American Culture; Celebrations and Commemorations; Special Events; Food and Drink; Article Based; 16-18 Years Old; 18+ Years Old
Publication date: 10/27/2020

In this lesson, students learn about the history and traditions that surround pumpkins. The activities focus on key vocabulary and verbs, plus understanding the text. There are also speaking activities about harvest, fall and Halloween for students to discuss.

  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in American English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in American English.
  • CLICK HERE to download the student’s worksheet in British English.
  • CLICK HERE to download the teacher’s lesson plan in British English.

Adapted from: https://www.linguahouse.com/esl-lesson-plans/general-english/pumpkins. Accessed on October 31, 2024. © 2008–2024 LinguaHouse.com. All rights reserved.

Halloween

A ORIGEM DO HALLOWEEN


Oct. 26, 2024
Adir Ferreira


O Halloween é, sem dúvida, uma das celebrações mais populares e fascinantes da cultura ocidental, especialmente nos Estados Unidos, onde a festa ganhou contornos modernos com fantasias elaboradas, abóboras assustadoras e o famoso trick or treat (doçuras ou travessuras). No entanto, a origem dessa festa é muito mais antiga e profunda do que se imagina, envolvendo elementos religiosos, culturais e até sobrenaturais. Conheça a fascinante história por trás do Halloween e descubra como ele se transformou ao longo dos séculos.

1. AS ORIGENS CELTAS: O FESTIVAL DE SAMHAIN
O Halloween tem suas raízes em um antigo festival celta chamado Samhain (pronuncia-se “sôu-en”), celebrado há mais de 2.000 anos nas regiões onde hoje se encontram Irlanda, Reino Unido e norte da França. Esse festival marcava o fim do verão e das colheitas e o início do inverno, uma estação escura e fria que era muitas vezes associada à morte. Para os celtas, o ano novo começava em 1º de novembro, o que tornava o Samhain uma espécie de véspera de ano novo, celebrada na noite de 31 de outubro.
De acordo com a tradição celta, acreditava-se que na noite de Samhain o véu entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se tornava mais fino. Isso permitia que os espíritos dos mortos retornassem temporariamente ao mundo dos vivos. Para proteger-se desses espíritos e também agradá-los, os celtas faziam oferendas de alimentos, bebidas e objetos, e acendiam grandes fogueiras. As pessoas também usavam máscaras e fantasias, muitas vezes feitas com pele e cabeças de animais, para confundir e afastar os espíritos malignos.


2. A IMPORTÂNCIA DAS FOGUEIRAS E DAS PRIMEIRAS FANTASIAS
As fogueiras, ou bonfires, eram um elemento central nas celebrações de Samhain. Os celtas acreditavam que o fogo tinha o poder de afastar os espíritos malignos, e as fogueiras serviam como um tipo de proteção. Durante o festival, cada lar apagava o fogo de suas lareiras e depois o reacendia com a chama da fogueira sagrada, simbolizando união e proteção para o inverno que estava por vir.
As fantasias também tinham um papel importante. Muitos acreditavam que, ao usar uma máscara ou disfarce, poderiam passar despercebidos pelos espíritos errantes. Esses disfarces eram rudimentares, feitos com materiais naturais, mas simbolizavam a necessidade de se camuflar em uma noite em que o sobrenatural estava solto.

3. A TRANSFORMAÇÃO DO SAMHAIN COM O CRISTIANISMO
Com a chegada do Cristianismo às terras celtas, muitos dos costumes pagãos foram adaptados e incorporados pela Igreja. No século IX, o Papa Gregório III moveu a festa cristã de Todos os Santos (também chamada de All Hallows) para o dia 1º de novembro, com o objetivo de absorver o festival celta. Assim, a véspera de Todos os Santos, em 31 de outubro, passou a ser chamada de All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos), e mais tarde foi abreviada para Halloween.
Embora essa nova celebração tivesse o propósito de honrar santos e mártires, as antigas tradições celtas não foram totalmente abandonadas. Os costumes de fogueiras, fantasias e oferendas ainda continuaram, embora com uma roupagem cristã. A Igreja também estabeleceu o dia 2 de novembro como o Dia de Finados (All Souls’ Day), destinado a lembrar e orar pelos mortos, o que reforçou ainda mais as conexões com o Samhain original.

4. A VIAGEM DO HALLOWEEN PARA A AMÉRICA
No século XIX, o Halloween encontrou um novo lar quando imigrantes irlandeses e escoceses levaram suas tradições para os EUA. Esse movimento migratório foi impulsionado, em parte, pela Grande Fome Irlandesa, que forçou muitas famílias a buscarem uma vida nova no continente americano. Os costumes celtas de Samhain foram abraçados pela cultura americana e começaram a se misturar com outros elementos locais.
Nos EUA, o Halloween passou por uma grande transformação e adaptação. O ritual de souling, em que pobres iam de porta em porta pedindo comida em troca de orações pelos mortos, foi adaptado para o trick or treat moderno. Durante o século XX, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, o Halloween cresceu e se tornou um evento amplamente comemorado, com foco nas crianças, na diversão e nas fantasias coloridas e assustadoras.


5. A ABÓBORA: SÍMBOLO DO HALLOWEEN


A abóbora esculpida, chamada de Jack-o’-lantern, também tem uma origem interessante. Segundo uma lenda irlandesa, um homem chamado Stingy Jack fez um pacto com o diabo para evitar ser levado para o inferno. Quando morreu, Jack foi proibido tanto do céu quanto do inferno e ficou condenado a vagar pela escuridão com apenas um pedaço de carvão aceso dentro de um nabo para iluminar seu caminho. Nos EUA, a abóbora substituiu o nabo devido à sua abundância e facilidade para esculpir.
Hoje, a Jack-o’-lantern é um dos símbolos mais reconhecíveis do Halloween, simbolizando a fusão entre o folclore celta e a cultura americana.


6. O HALLOWEEN MODERNO E SUA EXPANSÃO MUNDIAL
Atualmente, o Halloween é comemorado em vários países ao redor do mundo, especialmente em regiões de influência norte-americana, como Canadá e Reino Unido. A globalização e a cultura pop também levaram a festa a lugares como aqui no Brasil, Japão, México e Austrália, onde a celebração é adaptada às culturas locais.
O Halloween moderno mantém muitos dos elementos antigos, como as fantasias, as abóboras e o trick or treat, mas o foco está mais voltado para a diversão e o entretenimento. Em vez de uma noite para honrar os mortos, o Halloween se tornou uma festa para todos os públicos, onde o mistério e o sobrenatural são celebrados de maneira leve e divertida.

7. O HALLOWEEN NO CINEMA


O Halloween exerce uma enorme influência no cinema, inspirando inúmeros filmes de terror, suspenses e até comédias, que exploram temas sobrenaturais e o medo do desconhecido. Desde o clássico Halloween (1978) de John Carpenter, que estabeleceu a figura icônica de Michael Myers como um dos vilões mais assustadores da história do cinema, até animações como A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack, a festa se tornou um cenário perfeito para histórias de mistério e horror. Esse gênero de filmes reflete o imaginário coletivo sobre o Halloween, misturando o misticismo e a estética sombria com tramas que variam entre o assustador e o divertido.


CLIQUE AQUI para saber mais sobre o autor ADIR FERREIRA.

Adaptado de: https://inglesdoadir.com.br/a-origem-do-halloween/. Acesso em: 31 out. 2024. Todos os direitos reservados. © 2024 Inglês do Adir.

Wednesday, October 30, 2024

ENGLISH Verb Tenses

OS TEMPOS VERBAIS DO INGLÊS
E COMO USÁ-LOS


Tudo o que você precisa saber sobre verbos na Língua Inglesa

25 out. 2024


Os tempos verbais em Inglês são essenciais para comunicar ações de forma clara e precisa. Eles nos ajudam a entender não só o que está acontecendo, mas também quando a ação se desenvolve.
Quando você usa os verbos corretamente, você elimina possíveis ambiguidades. Por exemplo, se alguém diz “hoje vou ao mercado”, sabemos que a ação ainda vai acontecer. Mas se dissesse “hoje fui ao mercado”, entenderíamos que a ação já foi realizada no passado.
Dominar essa parte da língua ficará ainda mais simples com estas dicas.
É claro que não vamos conseguir abordar TUDO sobre tempos verbais aqui, mas uma coisa é certa: terminando esse post, você vai estar bem mais perto de dominar esse tema.

Quadro de tempos verbais
Este quadro fornece uma visão geral dos principais tempos verbais na Língua Inglesa. Cada tempo verbal é dividido em quatro categorias: simple, continuous, perfect e perfect continuous. Os exemplos a seguir ajudam a ilustrar como cada tempo verbal é usado em diferentes contextos.

Tempo Verbal

PAST

PRESENT

FUTURE

SIMPLE

I walked to the park.

I walk to the park.

I will walk to the park.

CONTINUOUS

I was walking to the park.

I am walking to the park.

I will be walking to the park.

PERFECT

I had walked to the park.

I have walked to the park.

I will have walked to the park.

PERFECT CONTINUOUS

I had been walking to the park.

I have been walking to the park.

I will have been walking to the park.


SIMPLE PAST
O simple past é usado para descrever ações que ocorreram e foram concluídas em um tempo específico no passado. Esse tempo verbal é formado pelo verbo no passado, que pode ser regular (terminando em -ed) ou irregular.
Vamos aos exemplos.

Ações concluídas no passado:
  • I visited my grandmother last weekend. (Eu visitei minha avó no último fim de semana.)
Fatos ou verdades que não são mais verdadeiros:
  • He was a teacher for ten years. (Ele foi professor por dez anos.)
Ações que ocorreram em uma sequência:
  • She finished her homework and went to bed. (Ela terminou sua lição de casa e foi para a cama.)
Ações habituais no passado:
  • We played soccer every Saturday. (Nós jogávamos futebol todo sábado.)
Observação: para formar perguntas e frases negativas no simple past, utilizamos o verbo auxiliar did, e o verbo principal volta à sua forma do infinitivo.
  • Did you watch the movie? (Você assistiu ao filme?)
  • I didn’t go to the party. (Eu não fui à festa.)

SIMPLE PRESENT
O simple present é um dos tempos verbais mais usados na Língua Inglesa. Ele é utilizado para expressar ações habituais, verdades universais e estados permanentes. É importante notar que na terceira pessoa do singular (he, she, it), adicionamos um -s ou -es ao verbo.
Vejamos alguns exemplos.

Expressar verdades ou fatos universais:
  • Water boils at 100 degrees Celsius. (A água ferve a 100 graus Celsius.)
Ações regulares ou de rotina:
  • I work as a lawyer. (Eu trabalho como advogado.)
Ações que ocorrem em um horário específico:
  • The train leaves at 6 p.m. (O trem sai às 18h.)
Situações permanentes:
  • He lives in New York. (Ele mora em Nova York.)
Observação: na terceira pessoa do singular, é importante lembrar que o -s ou -es é adicionado apenas no verbo principal em frases afirmativas, enquanto nas interrogativas e nas negativas usa-se o does (3ª pessoa do singular do verbo auxiliar do) e o verbo principal aparece no infinitivo.
  • Does he play soccer? (Ele joga futebol?)
  • She doesn’t like loud music. (Ela não gosta de música alta.)
  • Do you play volleyball? (Você joga vôlei?)
  • They don’t like to listen to classical music. (Eles não gostam de escutar música clássica.)

SIMPLE FUTURE
O simple future é usado para descrever ações que ocorrerão no futuro. Esse tempo verbal é formado pelo verbo auxiliar will seguido do verbo principal.
Assim como o presente, é um dos primeiros que aprendemos quando começamos a estudar Inglês.
Aqui seguem alguns exemplos de uso.

Ações que ocorrerão no futuro:
  • I will travel to Spain next year. (Eu viajarei para a Espanha no próximo ano.)
Decisões tomadas no momento da fala:
  • I think I will call her later. (Acho que ligarei para ela mais tarde.)
Promessas ou ofertas:
  • She will help you with your homework. (Ela te ajudará com a lição de casa.)
Previsões sobre o futuro:
  • It will rain tomorrow. (Choverá amanhã.)
Observação: formular frases interrogativas e negativas no simple future é bem prático, pois continuamos utilizando o mesmo verbo auxiliar will (a forma negativa will not pode ser abreviada como won’t).
  • Will you come to the party? (Você irá à festa?)
  • I won’t forget your birthday. (Eu não esquecerei seu aniversário.)

PAST CONTINUOUS
O past continuous é usado para descrever ações que estavam em andamento em um determinado momento no passado. Esse tempo verbal é formado pelo verbo to be no passado, seguido do particípio presente do verbo principal (-ing).
Para ver se ficou claro, observe estes exemplos.

Ações que estavam ocorrendo em um momento específico no passado:
  • I was studying when the phone rang. (Eu estava estudando quando o telefone tocou.)
Ações que estavam em andamento enquanto outra ação ocorreu:
  • They were watching TV while I was cooking. (Eles estavam assistindo TV enquanto eu estava cozinhando.)
Descrever uma cena no passado:
  • The sun was shining, and the birds were singing. (O sol estava brilhando e os pássaros estavam cantando.)
Ações temporárias no passado:
  • She was working at a coffee shop last summer. (Ela estava trabalhando em uma cafeteria no último verão.)
Observação: o past continuous é frequentemente usado em combinação com o simple past para mostrar a relação entre ações passadas.
  • I was reading when he called. (Eu estava lendo quando ele ligou.)

PRESENT CONTINUOUS
O present continuous é usado para descrever ações que estão ocorrendo no momento da fala, ações temporárias ou planos futuros. Este tempo verbal é formado pelo verbo to be no presente, seguido do particípio presente do verbo principal (-ing).
Vamos a algumas formas de uso desse tempo verbal.

Ações que estão ocorrendo no momento da fala:
  • She is reading a book. (Ela está lendo um livro.)
Ações temporárias:
  • They are living in London this year. (Eles estão morando em Londres este ano.)
Planos:
  • I am meeting my friends tomorrow. (Eu vou me encontrar com meus amigos amanhã.)
Mudanças ou desenvolvimentos:
  • The weather is getting colder. (O clima está ficando mais frio.)
Observação: é importante lembrar que nem todos os verbos podem ser usados no present continuous. Verbos que descrevem estados, como know, believe e like, geralmente são usados no simple present.

FUTURE CONTINUOUS
O future continuous é usado para descrever ações que estarão em andamento em um determinado momento no futuro. Esse tempo verbal é formado pelos verbos auxiliares will be seguidos do particípio presente do verbo principal (-ing).
Entenda como e quando usar com os seguintes exemplos.

Ações que ocorrerão em um momento específico no futuro:
  • I will be studying at 8 p.m. tonight. (Estudarei às 20h de hoje.)
Ações que estarão em andamento quando outra ação ocorrer:
  • She will be working when you arrive. (Ela estará trabalhando quando você chegar.)
Descrever o que acontecerá em uma programação ou evento futuro:
  • We will be attending the conference next week. (Participaremos da conferência na próxima semana.)
Ações que podem ser planejadas ou esperadas:
  • They will be traveling during the holidays. (Eles estarão viajando durante as férias.)
Observação: o future continuous é frequentemente utilizado para enfatizar a duração de uma ação futura.
  • At this time tomorrow, I will be flying to New York. (A esta hora amanhã, estarei voando para Nova York.)

PAST PERFECT
O past perfect é usado para descrever uma ação que ocorreu antes de outra ação no passado. Esse tempo verbal é formado pelo verbo auxiliar had seguido do particípio passado do verbo principal.
Confira algumas situações de uso e exemplos.

Ação que ocorreu antes de outra ação no passado:
  • I had finished my homework before I went out. (Eu tinha terminado minha lição de casa antes de sair.)
Descrever uma situação que era verdadeira antes de um determinado momento no passado:
  • She had lived in Paris for five years before moving to London. (Ela tinha morado em Paris por cinco anos antes de se mudar para Londres.)
Relatar eventos em ordem cronológica:
  • They had already eaten by the time I arrived. (Eles já tinham comido quando eu cheguei.)
Expressar uma causa e efeito no passado:
  • He was tired because he had worked all day. (Ele estava cansado porque tinha trabalhado o dia todo.)
Observação: o past perfect é frequentemente usado com palavras como before, after, by the time e already para indicar a relação temporal entre as ações.
  • By the time she called, I had already left. (Quando ela ligou, eu já tinha saído.)

PRESENT PERFECT

O present perfect é usado para descrever ações que ocorreram em algum momento no passado, mas têm relevância ou conexão com o presente. Esse tempo verbal é formado pelo auxiliar have (have ou has, dependendo do sujeito) seguido do particípio passado do verbo principal.
Fique atento à construção, observando os exemplos a seguir.

Ações que ocorreram em um tempo não especificado no passado:
  • I have visited Paris. (Eu visitei Paris.)
Ações que começaram no passado e continuam no presente:
  • She has worked here for ten years. (Ela trabalha aqui há dez anos.)
Ações que aconteceram recentemente:
  • They have just finished their project. (Eles acabaram de finalizar o projeto.)
Experiências de vida:
  • He has never eaten sushi. (Ele nunca comeu sushi.)
Observação: o present perfect é frequentemente usado com palavras como ever, never, just, already e yet.
  • Have you ever been to London? (Você já esteve em Londres?)
  • I haven’t seen that movie yet. (Eu ainda não vi esse filme.)

FUTURE PERFECT
O future perfect é usado para descrever uma ação que será concluída em um momento específico no futuro. Esse tempo verbal é formado pela construção will have seguida do particípio passado do verbo principal.
Alguns exemplos a seguir.

Ações que serão concluídas antes de um determinado momento no futuro:
  • I will have finished my report by Friday. (Eu terei terminado meu relatório até sexta-feira.)
Para expressar expectativas ou previsões sobre o futuro:
  • They will have arrived by noon. (Eles terão chegado até o meio-dia.)
Ações que ocorrerão em um tempo não especificado antes de outra ação futura:
  • By the time you call, I will have already left. (Quando você ligar, eu já terei saído.)
Para enfatizar a conclusão de uma ação futura:
  • She will have graduated by the end of this year. (Ela terá se formado até o final deste ano.)
Observação: o future perfect é frequentemente usado com expressões de tempo como by, by the time e before.

PAST PERFECT CONTINUOUS
O past perfect continuous é usado para descrever uma ação que estava em andamento antes de outra ação no passado. Esse tempo verbal é formado pela construção had been seguida do particípio presente (-ing) do verbo principal.
Algumas aplicações e exemplos a seguir.

Ações que estavam em andamento até um ponto específico no passado:
  • I had been studying for two hours when my friend called. (Eu estava estudando por duas horas quando meu amigo ligou.)
Para enfatizar a duração de uma ação antes de outra ação no passado:
  • She had been working there for five years before she decided to leave. (Ela estava trabalhando lá por cinco anos antes de decidir sair.)
Para expressar a causa de uma situação passada:
  • They were tired because they had been running for a long time. (Eles estavam cansados porque estavam correndo por muito tempo.)
Para descrever a continuidade de ações passadas:
  • By the time I arrived, they had been waiting for an hour. (Quando cheguei, eles estavam esperando por uma hora.)
Observação: o past perfect continuous é útil para conectar a continuidade de ações passadas a eventos subsequentes - frequentemente, é usado com palavras como when, by the time e because para indicar a relação temporal.

PRESENT PERFECT CONTINUOUS
O present perfect continuous é usado para descrever uma ação que começou no passado e continua até o presente ou foi concluída recentemente, com foco na duração da ação. Esse tempo verbal é formado por have / has been seguido do particípio presente (-ing) do verbo principal.
Vendo os exemplos a seguir, você vai entender o uso desse tempo verbal.

Ações que começaram no passado e continuam até o presente:
  • I have been studying English for three years. (Eu estou estudando Inglês por três anos.)
Para enfatizar a duração de uma ação recente:
  • She has been working here since last year. (Ela está trabalhando aqui desde o ano passado.)
Ações que foram concluídas recentemente e ainda têm efeito no presente:
  • They are tired because they have been running. (Eles estão cansados porque estão correndo).
Para expressar ações que ocorrem com frequência até o presente:
  • We have been going to the gym regularly. (Nós estamos indo à academia regularmente.)
Observação: o present perfect continuous é frequentemente usado com expressões de tempo, como for, since e lately - a utilidade desse tempo verbal refere-se à continuidade e à duração das ações em relação ao presente.

FUTURE PERFECT CONTINUOUS
O future perfect continuous é usado para descrever uma ação que estará em andamento até um determinado momento no futuro. Esse tempo verbal é formado por will have been seguido do particípio presente (-ing) do verbo principal.
Veja os exemplos.

Ações que estarão em andamento até um ponto específico no futuro:
  • I will have been working here for five years by next month. (No próximo mês, eu terei trabalhado aqui por cinco anos.)
Para enfatizar a duração de uma ação até um momento futuro:
  • By the time we arrive, they will have been waiting for over an hour. (Quando chegarmos, eles terão esperado por mais de uma hora.)
Para expressar a continuidade de uma ação futura:
  • She will have been studying for three hours when the exam starts. (Ela terá estudado por três horas quando o exame começar.)
Para indicar que uma ação terá efeitos ou consequências no futuro:
  • He will have been training hard, so he will be ready for the competition. (Ele terá treinado muito, então estará preparado para a competição.)
Observação: o future perfect continuous é menos comum do que os outros tempos, mas é útil para enfatizar a duração de uma ação até um determinado ponto no futuro - é frequentemente usado em contextos formais ou em narrativas.

Para atingir a fluência plena na Língua Inglesa, é fundamental ter foco no estudo dos tempos verbais.

Adaptado de: https://fisk.com.br/blog/os-tempos-verbais-do-ingles-e-como-usa-los. Acesso em: 30 out. 2024. © 2024 Fisk. Todos os direitos reservados.

Months of the year

OS MESES DO ANO EM INGLÊS


09 de outubro de 2024


Você já aprendeu por AQUI (e por AQUI também) algumas curiosidades sobre os dias da semana em Inglês. Agora é a vez de aprender sobre os nomes e algumas curiosidades de cada mês do ano.
Antes, clique AQUI para escutar a pronúncia americana dos nomes dos meses, e AQUI para ouvir a pronúncia britânica.

Informações sobre os meses do ano na Língua Inglesa

January
Abreviação: Jan
Número de dias: 31
Origem do nome: o mês que abre o ano vem do nome Jano, o deus romano das portas, responsável pelas passagens, inícios e fins.

February
Abreviação: Feb
Número de dias: 28 (29 em ano bissextos)
Origem do nome: este mês faz referência à deusa Februa, que presidia o festival da purificação nesta mesma época.

March
Abreviação: Mar
Número de dias: 31
Origem do nome: o homenageado por esse mês é o deus da guerra, Marte, filho de Februa.

April
Abreviação: Apr
Número de dias: 30
Origem do nome: embora existam duas teorias, a mais aceita é de que vem do Latim “aperire”, que significa abrir e está ligado à abertura das flores no início da primavera do hemisfério norte.

May
Abreviação: May
Número de dias: 31
Origem do nome: a deusa romana da fecundidade, Maia, é quem dá nome a esse mês.

June
Abreviação: Jun
Número de dias: 30
Origem do nome: a protetora do casamento, das mulheres e do nascimento é Juno, por isso esse mês leva esse nome.

July
Abreviação: Jul
Número de dias: 31
Origem do nome: Júlio César, imperador romano, é o homenageado deste mês desde 44 a. C.

August
Abreviação: Aug
Número de dias: 31
Origem do nome: outro líder romano nomeou este mês, desta vez o escolhido foi Augusto César.

September
Abreviação: Sep
Número de dias: 30
Origem do nome: embora hoje não pareça fazer sentido, antes de passar por uma reforma para iniciar-se em janeiro, os anos no calendário romano começavam em março, portanto, esse era o sétimo mês e recebeu esse nome que deriva do Latim. O mesmo acontece com os meses seguintes.

October

Abreviação: Oct
Número de dias: 31
Origem do nome:octo”, oito em Latim, o oitavo mês do calendário romano.

November
Abreviação: Nov
Número de dias: 30
Origem do nome:novem”, nove em Latim, o nono mês do calendário romano.

December
Abreviação: Dec
Número de dias: 31
Origem do nome:decem”, dez em Latim, o décimo mês do calendário romano.

Como escrever
Na Língua Inglesa, os meses devem ser escritos sempre com a inicial maiúscula, diferentemente do Português, que só faz essa exigência se o mês estiver no início da frase ou for nome de uma rua.

Preposições
Para dizer que algo aconteceu em um determinado mês, usamos a preposição in:
  • in January
  • in May
Agora, se dissermos que algo aconteceu em um determinado dia do mês, vamos usar on:
  • on July 25th
  • on December 12th

Como surgiu o nosso calendário
O calendário adotado oficialmente pela maioria dos países chama-se gregoriano em referência ao Papa Gregório XIII e foi usado pela primeira vez no dia 15 de outubro de 1582.
Antes dele, o modelo adotado era o do calendário juliano, criado pelo imperador romano Júlio César, que foi reformulado para fixar corretamente a data da Páscoa ao equinócio da primavera no hemisfério norte.

Ano bissexto
A cada quatro anos ocorre o ano bissexto, que leva esse nome por ter 366 dias.
Isso acontece porque o tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol dura 365,35 dias e não 365 como consideramos. Por isso, acrescentar um dia de tempos em tempos é necessário para compensar essa diferença.
Mas como dizer ano bissexto em Inglês?
LEAP YEAR. E chamamos o dia 29 de fevereiro de leap day.


Para continuar aprendendo ainda mais, baixe os e-books Dicas Básicas de Inglês – O guia definitivo e o Dicas Básicas de Inglês, ambos da Wizard by Pearson.

Adaptado de: https://www.wizard.com.br/idiomas/os-meses-do-ano-em-ingles/. Acesso em: 30 out. 2024. Copyright © 2024 Wizard by Pearson. Todos os direitos reservados.

Days of the week

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS


04 de abril de 2016


É fácil memorizar os nomes dos dias da semana em Inglês, e sabê-los é essencial para desenvolver um diálogo no nível básico. Diferentemente do Português, os nomes dos dias devem ser obrigatoriamente escritos com letra maiúscula.
Além disso, esses nomes na Língua Inglesa têm algumas curiosidades que vale a pena conhecer. (AQUI também há explicações sobre algumas curiosidades a respeito dos dias da semana no idioma de Shakespeare.)

CLIQUE AQUI para escutar a pronúncia dos nomes dos dias da semana em Inglês.

O significado dos dias da semana na Língua Inglesa
Muita gente não sabe, mas os nomes dos dias da semana ao redor do mundo surgiram baseados em números e planetas. Em muitos lugares, esses nomes foram alterados de acordo com a religião ou por motivos seculares.
No caso do Inglês, alguns nomes dos dias da semana derivam de deuses anglo-saxões.

Weekdays e weekends
Os dias da semana são chamados de weekdays, e os fins de semana de weekends, mas isso varia de um país para outro, assim como o business day, que significa “dia útil”.

Calendário
A maioria dos calendários nos EUA e Canadá marcam Sunday como o primeiro dia da semana. Já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul (Guiana), o primeiro dia da semana é Monday.

Significado dos dias da semana

Sunday (domingo)
Dia do sol (day of the sun) é o significado de Sunday (Sun + day), que curiosamente originou do Latim Dies Solis.

Monday (segunda-feira)
Com estrutura parecida de Sunday, Monday significa dia da lua (day of the moon). Também originada do Latim Dies Lunae.

Tuesday (terça-feira)
Vem de Tiwesdaeg, palavra do Inglês arcaico que significa dia do Tiw (Tiw’s Day). Tiw (conhecido como Tew, Tyr e Tywar) era deus da guerra na mitologia norueguesa. Tuesday também é baseado no nome Dies Martis, dia de Marte (day of Mars), o deus da guerra romano.

Wednesday (quarta-feira)
Significa o dia do deus germânico Woden, mais conhecido como Odin, que era o deus mais alto da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos anglo-saxões. Wednesday é baseado do Latim Dies Mercurii, dia do Mercúrio (Woden’s Day).

Thursday (quinta-feira)

Significa dia do Punor, conhecido como Thor. Thor é o deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome latino Dies lovis, dia de Júpter (Thor’s Day).

Friday (sexta-feira)
Significa dia de Frige (Freya’s Day), a deusa germânica da beleza. Na verdade, trata-se de uma adaptação do Latim Dies Veneris (dia de Vênus). Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus, da mitologia romana.

Saturday (sábado)
A tradução anglo-saxã original de Saturday era Saeturnesdaeg, que em Latim significa Dies Saturni, dia de Saturno (Saturn’s Day).

Para exemplificar a pronúncia dos nomes dos dias da semana na Língua Inglesa, bem como o uso contextualizado e, o mais agradável, com música, confira abaixo o áudio, a letra e o clipe de “Friday I’m In Love”, dos britânicos do The Cure.


FRIDAY I’M IN LOVE
Performed by THE CURE

Written by Robert Smith, Simon Gallup, Porl Thompson, Boris Williams and Perry Bamonte
Produced by Robert Smith and David Allen
Released on May 15, 1992
From the 1992 Fiction Records (UK) / Elektra Records (US) album Wish


I don’t care if Monday’s blue
Tuesday’s gray and Wednesday, too
Thursday, I don’t care about you
It’s Friday, I’m in love
Monday, you can fall apart
Tuesday, Wednesday, break my heart
Oh, Thursday doesn’t even start
It’s Friday, I’m in love

Saturday, wait
And Sunday always comes too late
But Friday, never hesitate

I don’t care if Monday’s black
Tuesday, Wednesday, heart attack
Thursday, never looking back
It’s Friday, I’m in love

Monday, you can hold your head
Tuesday, Wednesday, stay in bed
Or Thursday, watch the walls instead
It’s Friday, I’m in love

Saturday, wait
And Sunday always comes too late
But Friday, never hesitate

Dressed up to the eyes, it’s a wonderful surprise
To see your shoes and your spirits rise
Throw out your frown and just smile at the sound
As sleek as a shriek, spinning round and round
Always take a big bite, it’s such a gorgeous sight
To see you eat in the middle of the night
You can never get enough, enough of this stuff
It’s Friday, I’m in love

I don’t care if Monday’s blue
Tuesday’s gray and Wednesday too
Thursday, I don’t care about you
It’s Friday, I’m in love
Monday, you can fall apart
Tuesday, Wednesday, break my heart
Thursday doesn’t even start
It’s Friday, I’m in love


Conclusão
Agora que você sabe tudo sobre os dias da semana em Inglês, incluindo como pronunciá-los, além de ter aprendido a letra da música do The Cure, fica mais fácil marcar compromissos, compreender algumas frases na Língua Inglesa e manter sua agenda em dia. 😉


Para continuar aprendendo ainda mais, baixe os e-books Dicas Básicas de Inglês – O guia definitivo e o Dicas Básicas de Inglês, ambos da Wizard by Pearson.

Adaptado de: https://www.wizard.com.br/idiomas/dias-da-semana-em-ingles/. Acesso em: 30 out. 2024. Copyright © 2024 Wizard by Pearson. Todos os direitos reservados.

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...