Saturday, June 15, 2024

ENGLISH and MUSIC for KIDS

POR QUE OUVIR MÚSICA
FACILITA A APRENDIZAGEM
DE UM NOVO IDIOMA?


Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, as canções ajudam a memorizar frases e vocabulário de forma significativa e divertida.

Ana Luísa D’Maschio
14 jun. 2024


Se há um senso comum entre os professores de idiomas, certamente é o apoio da música para o aprendizado de uma língua estrangeira. Pais, cuidadores e responsáveis que costumam cantar com seus filhos desde pequenos também podem comprovar: de um dia para o outro, as crianças começam a cantar trechos inteiros das canções que ouvem frequentemente, sem dificuldade.
O professor Cláudio Britto, que leciona Inglês para as turmas do pré e do primeiro ano na EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental) Genciano Guerreiro de Brito, em Maracanaú (CE), está acostumado com essa rapidez de aprendizado. “A música é uma ferramenta muito potente, diria fundamental, ainda mais para as crianças não alfabetizadas. Elas brincam enquanto aprendem, reparam em tudo. Os pequenos têm grande capacidade auditiva e repetem com uma fluência bem prazerosa de escutar”, explica.
Nestes 30 anos de profissão docente, Cláudio nunca abriu mão das músicas em seu planejamento pedagógico. “Quanto a criança tem contato com um novo idioma, ela aprende melhor, porque ainda não carrega os vícios da língua materna. O listening (ouvir) puxa o speaking (falar)”. Ele também destaca a capacidade de concentração entre os benefícios de levar a música para os estudantes. “Aperto o play sempre que a turma está inquieta, hiperativa. Colocar ‘Let it Be’, dos Beatles, é uma das minhas técnicas, pois costuma ajudá-los a se acalmar”, diz. “Já observei muitas situações em que meus alunos, inclusive os autistas, conseguem relaxar ao som de uma música”, comenta.
Confira a playlist da turma da escola do professor Cláudio:


Como a música facilita a aprendizagem
A ciência mostra como as crianças são especialmente predispostas a formar conexões baseadas na música. Uma reportagem do jornal Washington Post ouviu Patrick Savage, diretor do Keio University CompMusic Lab, no Japão. Ele afirma: “A música atinge os centros emocionais e de memória do cérebro, então informações e instruções transmitidas por meio de canções têm mais chance de serem memorizadas”.
A matéria também ouviu Joan Koenig, autora do livro “The Musical Child” (A criança musical, em tradução livre), que comentou: “O centro de pensamento do cérebro não se desenvolve até o final dos 20 anos. Mas, com a música, temos essa ferramenta que envolve as crianças em uma linguagem que elas podem entender e sentir através da vibração.”
Atividades na escola que envolvam música ajudam os pequenos no domínio da oralidade, no sentido de modelar a pronúncia e a entonação, em um contexto divertido com o qual elas se conectam emocionalmente. “Isso auxilia na construção de um ambiente favorável à aprendizagem”, explica Kelly Lopez, assessora pedagógica da Wings – solução educacional para o ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil da rede pública. “As músicas, especialmente as infantis, têm melodias animadas e refrãos que se repetem a ajudam na aprendizagem de frases e vocabulários de uma forma significativa e divertida.”
Além disso, a música pode ser um importante suporte para gerenciar a sala e estabelecer rotinas, como faz Cláudio. “O professor pode escolher uma música para cantar ou tocar toda vez que for a hora de terminar a aula, organizar materiais, ir para o recreio ou quando precisam fazer silêncio e estarem atentos para ouvir uma estória, por exemplo”, complementa Kelly. Na alfabetização e mesmo na fase adulta, diferentes canções são bons recursos para o ensino de gramática, vocabulário, pronúncia e entonação.
Ouvi-las também aumenta habilidades como escuta, cooperação e confiança entre todas as idades. “Já adulto, eu aprendi com um professor que ouvir Frank Sinatra era o melhor jeito de aprender Inglês. Meu pai costumava colocar o disco na vitrola, e eu não gostava quando criança, mas entendi a dica ao ouvir com calma”, diz, entre risos. “O Sinatra canta quase falando, pausadamente… É um jeito muito legal para os mais velhos treinarem o Inglês”, comenta.


Com as crianças, as possibilidades são ainda maiores. “Muitas músicas infantis, por exemplo, requerem alguma ação (física), como a famosa ‘head, shoulders, knees and toes’ (cabeça, ombro, joelho e pé), onde é preciso tocar a parte do corpo correspondente enquanto se canta a canção. Isso ajuda na memorização do vocabulário de forma associativa”, diz Kelly. Ela também volta aos Beatles com a ideia de usar “Hello, Goodbye” para ensinar perguntas, respostas e cumprimentos. “É importante fazer a escolha da música de acordo com seu objetivo pedagógico e considerar a faixa etária dos estudantes”, reforça.
Também assessor pedagógico da Wings, André Coelho complementa que a brincadeira ligada à música precisa estar bem veiculada à prática do professor, levando em consideração a faixa etária de cada estudante. “Ela deve ser intencional e guiada por um propósito pedagógico, pois assim tornará o aprendizado mais dinâmico e envolvente para os alunos. É essencial que as brincadeiras tenham objetivos bem delineados, mantendo o foco no ensino e na aprendizagem, e incentivando o uso da Língua Inglesa de forma natural e contextualizada.”
A animação com o aprendizado das músicas em Inglês na escola do professor Cláudio é tão grande que ele está organizando uma edição do “The Voice”, famoso programa da televisão, para acontecer no recreio da escola. Com participação voluntária, os alunos vão escolher o que querem cantar e se apresentar. “Tudo será uma grande brincadeira, claro. Não há disputa, é uma maneira de despertar o interesse deles em cantar e demonstrar o interesse por em outro idioma”, comenta.

5 músicas para brincar e ouvir em Inglês
Kelly Lopez, da Wings, recomenda o projeto canadense Super Simple Songs. Acompanhadas por desenhos, as músicas são separadas por temas, o que facilita a vida do professor na hora de escolher o assunto que deseja levar às crianças. Neste LINK está o canal em Língua Inglesa no YouTube. Os desenhos também estão disponíveis em Espanhol e Português. Confira 5 sugestões de músicas que facilitam a aprendizagem:

Para ensinar a perguntar sobre o tempo e os vocabulários relacionados:
How’s the weather?


Para ensinar os dias da semana:
Days of the week song


Para trabalhar com uma música tradicional usada pelas crianças nos países falantes de Língua Inglesa:
Row, row, your boat


Para ensinar a perguntar/responder se gosta de alguma comida:
Do you like pickle pudding?


Para ensinar as crianças a falar sobre suas emoções em Inglês:
This is a happy face


Adaptado de: https://porvir.org/musica-facilita-aprendizagem-idioma/. Acesso em: 14 jun. 2024. © Copyright Porvir. R. Dona Germaine Burchard, 421, Água Branca 05002-061 - São Paulo, SP - Brasil. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...