Wednesday, April 12, 2023

Heterogeneous Classroom

TURMAS HETEROGÊNEAS:
COMO LIDAR COM ESSE DESAFIO
NO ENSINO DE INGLÊS


Como lidar com turmas heterogêneas no ensino de Inglês? Confira seus desafios e possíveis soluções com metodologias ativas.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

12 abr. 2023



As escolas públicas são ambientes que acolhem estudantes de diferentes origens socioeconômicas, étnicas, culturais e diferentes níveis de conhecimento. Assim, é possível ver muitas turmas heterogêneas, o que pode trazer desafios significativos para a coordenação pedagógica e a gestão escolar.
Dentro dessa premissa, cabe aos docentes buscarem recursos didáticos para a aula de Inglês não ser enfadonha, de modo que todos os alunos se sintam contemplados pelo conteúdo abordado.
Assim sendo, acompanhe a leitura e confira o conceito sobre turmas heterogêneas, quais são os desafios de ensino e de que maneira as metodologias ativas podem ajudar.

O que são turmas heterogêneas?
O conceito de turmas heterogêneas considera diversos fatores, como:
  • motivação;
  • perfil dos alunos;
  • diversidade cultural;
  • níveis de conhecimento.
Em suma, são aquelas turmas que possuem alunos com diferentes níveis de aprendizado, habilidades, interesses e conhecimentos.
No contexto de uma aula de Inglês no ensino fundamental, por exemplo, turmas heterogêneas podem ser compostas por alunos que possuem diferentes níveis de proficiência no idioma.
Pode ser algo bem desafiador para os docentes, especialmente no ensino de uma língua adicional como o Inglês. O uso de práticas pedagógicas inclusivas pode ser muito útil.
Incluir significa trabalhar com as diferenças e aproveitar a heterogeneidade da turma como uma oportunidade para o crescimento e desenvolvimento de todos os alunos.
Embora a diversidade seja vista como algo enriquecedor, torna-se essencial encontrar estratégias que atendam às necessidades de aprendizado e deixem o conteúdo acessível.

Qual é o desafio de ensinar turmas heterogêneas?

Segundo o estudo “O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira”, do British Council, os docentes concordam que as turmas deveriam ser separadas por níveis de conhecimento de Inglês.
As escolas públicas enfrentam dificuldades devido à superlotação das salas de aula, o que impacta no trabalho dos professores.
Eles relatam não terem sido preparados para lidar com turmas grandes, que frequentemente podem ser turmas heterogêneas. Como consequência, eles possuem jornadas de trabalho extensas e enfrentam dificuldades para trabalhar a interatividade.
Um dos desafios de ensinar turmas heterogêneas é manter a motivação dos alunos, pois alguns podem achar as atividades muito fáceis e outros, difíceis.
Os docentes podem se sentir desafiados do ponto de vista de uma avaliação justa de cada aluno, pois isso é necessário focar em um bom planejamento de aula.
dificuldades em oferecer um suporte individualizado, uma vez que cada aluno pode ter necessidades e ritmos de aprendizado diferentes.

Como trabalhar com turmas heterogêneas com metodologias ativas?
Para enfrentar o desafio de ensinar Inglês em turmas heterogêneas, é possível explorar estratégias de formação continuada que contemplem metodologias ativas de ensino. Essas metodologias são fundamentais para engajar estudantes em atividades mais dinâmicas e participativas no dia a dia da sala de aula.
A seguir, serão apresentadas as principais vantagens das metodologias ativas e como elas podem ser aplicadas em turmas com perfis diversificados. Isso ajudará que docentes tenham uma formação mais próxima da realidade encontrada em sala de aula, o que pode deixá-los mais preparados para lidar com turmas heterogêneas e garantir um aprendizado mais efetivo.

Conceito de Metodologias Ativas
As metodologias ativas visam envolver os alunos no processo de aprendizagem por meio da reflexão, da discussão, da resolução de problemas e da criatividade.
Entre as mais utilizadas, podemos citar a aprendizagem baseada em projetos, colaborativa, sala de aula invertida, baseada em gamificação e por descoberta.
Essas metodologias são baseadas na autonomia, participação ativa, experimentação, interação e colaboração. Os resultados podem ser significativos diante do envolvimento dos alunos.
Na metodologia baseada em projetos, por exemplo, existe a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade do Inglês com outras matérias como história e geografia.

Vantagens
As metodologias ativas são ferramentas eficazes no ensino de Inglês para o ensino fundamental, proporcionando vantagens significativas para o processo de aprendizagem.
Uma das principais vantagens é o engajamento dos alunos, que se tornam participantes ativos do processo e fazem as aulas serem mais dinâmicas e envolventes.
Outra vantagem é o estímulo à criatividade e inovação, visto que os estudantes são incentivados por meio da reflexão, experimentação e resolução de problemas.
Além disso, as metodologias ativas também auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como:
  • liderança;
  • colaboração;
  • comunicação;
  • resolução de conflitos.

Ações práticas de ensino para turmas heterogêneas
Você pode propor o desenvolvimento de um guia turístico sobre o local onde a turma de estudantes mora. Outra sugestão é dividir as turmas em grupos e atribuir temas para debate. Forneça o material necessário para que os alunos construam seus argumentos, réplicas e tréplicas.
O método de sala invertida também pode gerar um bom resultado. Ou seja, os alunos trazem vídeos, textos, músicas, desenhos e outras formas de expressão a partir do conteúdo.
Uma ótima estratégia pode ser designar alunos mais avançados para serem mentores de estudantes com mais dificuldade na Língua Inglesa. Isso pode ajudar ambas as partes, por exemplo:
  • alunos que recebem a mentoria terão uma atenção personalizada e uma oportunidade de desenvolver habilidades interpessoais;
  • os alunos que são mentores têm a chance de consolidar o aprendizado e exercitar a liderança.
Outra opção é atribuir diferentes tarefas para grupos de estudantes com níveis de conhecimento distintos. Assim, cada grupo pode trabalhar em atividades adequadas ao seu nível de proficiência na língua, o que pode trazer benefícios como:
  • ajudar a manter o interesse;
  • estimular o engajamento;
  • facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, um jogo de perguntas e respostas pode ser uma atividade construtiva e colaborativa em grupo, a fim de ampliar o vocabulário e exercitar a comunicação.
Em suma, trabalhar com turmas heterogêneas pode ser algo desafiador, principalmente no aprendizado da Língua Inglesa. No entanto, o uso de metodologias ativas pode tornar essa tarefa menos complicada.

Temas: Escolas; Inclusão; Metodologias ativas de aprendizagem; Professores; Ensino Público; Ensino de Inglês; Diversidade; Gênero e inclusão social; Educação de Jovens e Adultos; Processo de ensino e de aprendizagem

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/turmas-heterogeneas/. Acesso em: 12 abr. 2023. © 2023 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

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