Monday, April 10, 2023

ENGLISH Portfolio

COMO E POR QUE USAR UM PORTFÓLIO
AVALIATIVO DE INGLÊS NAS AULAS?


O conceito de portfólio de Inglês pode ser uma ferramenta ótima para avaliação formativa. Veja como isso funciona e seus benefícios.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

03 abr. 2023



Você já ouviu falar no conceito de portfólio de Inglês para a avaliação do aprendizado de estudantes?
Quando o assunto é avaliar alunos por seu desempenho, um modelo tradicionalmente conhecido é o de avaliações somativas. Por meio de provas e testes, os estudantes preenchem questões sobre os temas tratados em sala de aula e recebem uma nota conforme o número de respostas corretas que, de certa forma, determina seu nível de conhecimento. No ensino da Língua Inglesa, esse formato também é comum.
No entanto, há tempos esse modelo vem sendo colocado em xeque, pois outras propostas surgiram no cenário. Uma dessas propostas é de avaliações formativas, que consideram todo o processo de ensino-aprendizagem que ocorreu ao longo do período letivo para gerar análises e observações sobre a evolução e o desempenho dos estudantes.
Para colocar essa modalidade em prática nas aulas de idiomas, os docentes podem escolher instrumentos avaliativos variados, e o portfólio de Inglês é um deles.
Neste post, você entenderá mais sobre o conceito de portfólio de Inglês, seus objetivos e como ele pode ser montado e implementado.

O que é um portfólio?
Um portfólio pode ser entendido como um compilado de trabalhos submetidos pelos estudantes ao longo do ano letivo. Nele, podemos guardar uma variedade de materiais como registros dos esforços e processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Em “O portfólio como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças”, de Lívia de Souza Pádua, a autora demonstra como ele pode ser usado no ensino fundamental I. O portfólio de Inglês se destaca como um formato que permite documentar e propor reflexão sobre o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes.
Por ser um material complexo construído ao longo do ano, ele possibilita que docentes avaliem jovens e crianças de forma integral e considerando várias facetas, além de identificar pontos fortes, lacunas e dificuldades.
O portfólio de Inglês como instrumento avaliativo também permite que se valorize e acolha a diversidade, ao olhar para as particularidades de cada aluno e considerar que o aprendizado pode se dar de diferentes formas.
Esse portfólio tem o objetivo de servir como ferramenta facilitadora da avaliação, uma vez que fornece uma visão mais aprofundada e completa de todas as etapas do curso sobre o desempenho de um aluno.
Lívia ressalta que, no ensino de línguas adicionais, o portfólio é mais do que uma coleção de trabalhos. Na verdade, são evidências da construção de conhecimento que se deu nas aulas do idioma, assim como agrupamento significativo de materiais, anotações e experiências.
Dessa maneira, o portfólio de Inglês se sobressai em comparação com as avaliações somativas, uma vez que ele é uma coleção espontânea do que foi produzido por alunos e alunas ao longo de sua trajetória, desenvolvimento e aprendizado. Assim, ele não se limita a avaliações pontuais, em momentos que estudantes podem ter estudado apenas para atingir as notas mínimas para avançar para o ano seguinte.

Proposta para realizar um portfólio de Inglês
Em seu trabalho, Lívia estudou uma extensa literatura sobre o tema e elaborou uma proposta que apresenta duas fichas de critérios que podem ser usadas para a implementação de um portfólio de Inglês na educação:
  • a primeira ficha diz respeito à escolha das atividades;
  • a segunda ficha avalia a aprendizagem dentro de cada atividade proposta pelo professor.

Escolha das atividades
A ficha de critérios voltada para escolha de atividades orienta o docente a selecionar que materiais e trabalhos farão parte do portfólio dos estudantes. Para tal, Lívia apresenta como exemplo da sua dissertação uma tabela com 11 critérios. Dentre eles, itens que convidam o docente a perceber se a atividade de avaliação:
  • tem um enunciado claro e coerente para o nível/idade;
  • permite avaliar o progresso dos estudantes;
  • está contextualizada nos objetivos de aprendizagem do nível.
O objetivo de Lívia aqui é propor um guia que ajude docentes a escolher atividades contribuam para avaliar o progresso e o desenvolvimento de jovens e crianças ao longo do curso.

Avaliação da aprendizagem
A segunda ficha contempla critérios a serem observados nas atividades previamente selecionadas. Com essa ficha, a autora acredita haver um caminho para observação mais efetiva e completa das habilidades desenvolvidas pelos alunos.
Um ponto importante aqui é que, apesar de os estudantes serem avaliados por atividade, o portfólio de Inglês sublinha a necessidade de se olhar o todo e o progresso contínuo. Afinal, esse instrumento conta mais sobre a trajetória de um aluno do que uma atividade isoladamente.
Sobre a avaliação, a ficha possibilita que professores registrem se um aluno evidenciou a aprendizagem de forma total, parcial ou nula. Alguns dos critérios listados pela autora são:
  • compreensão do léxico;
  • produção oral;
  • uso de linguagens diversas, como oral e visual, para construção de conhecimento.
Depois da pilotagem de sua proposta, nas considerações finais, Lívia comenta o quanto o uso do portfólio de Inglês como instrumento possibilitou uma avaliação rica e significativa. Isso permitiu que docentes pudessem conhecer mais sobre a jornada de aprendizagem de seus alunos e identificar pontos de facilidade e dificuldades.
Assim, revisões e ajustes puderam ser feitos em momentos mais oportunos, facilitando o desenvolvimento dos alunos e melhorando o suporte dado a eles.
Nesse sentido, o portfólio de Inglês se apresenta como uma ferramenta de avaliação benéfica. Ele ajuda estudantes e docentes a refletir sobre a jornada de ensino, além de fazer uma construção de conhecimento colaborativa.

O que considerar para trabalhar o portfólio de Inglês em salas de aulas públicas?
Para construir um portfólio avaliativo em um contexto de sala de aula pública com um grande número de estudantes, pode ser útil complementar a avaliação por portfólio com outros métodos avaliativos já institucionalizados.
Além disso, é possível selecionar cuidadosamente os critérios de avaliação e explicar detalhadamente o passo a passo para o processo de construção do portfólio.
Para gerenciar o grande volume de trabalho que isso pode gerar, o professor pode optar por dividir o processo em etapas e utilizar ferramentas digitais para auxiliar na organização e compartilhamento dos materiais. Ou, então, os professores podem estabelecer critérios específicos para avaliar apenas uma amostra das atividades realizadas.
Por fim, é preciso estar ciente das limitações e desafios desse método avaliativo em um contexto com muitos alunos, e buscar adaptá-lo às necessidades e possibilidades específicas de cada realidade.

Referências
Confira os conteúdos originais usados para produzir esse artigo:

Temas: Currículo; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Ensino de Inglês; Ensino de Línguas; Avaliação; Atividades Pedagógicas

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/portfolio-de-ingles/. Acesso em: 10 abr. 2023. © 2023 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...