PROGRAMA DE INGLÊS:SAIBA QUAIS SÃO OS TIPOSE COMO UTILIZAR EM AULA
Qual é a diferença de um programa de Inglês para um currículo escolar? Quais são os tipos de programa de estudos?
OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA
14 dez. 2022
Um programa de Inglês, ou syllabus, é uma lista de conteúdos que serão trabalhados durante um período letivo. Como está a sua organização do programa de Inglês a ser utilizado no próximo ano letivo? Ainda não pensou nesse assunto ou não faz ideia do que se trata?
Para facilitar a vida da gestão escolar e do corpo docente, acompanhe a leitura e saiba o que é um programa de Inglês, as diferenças para o currículo escolar, os tipos e como aplicá-lo.
O que é um programa de Inglês?
Exemplos de programas de Inglês podem ser encontrados no material Caminhos para a BNCC de Língua Inglesa, elaborado pelo British Council, em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral. Lá você encontrará explicações e reflexões sobre a funcionalidade de um programa de estudos.
Podemos compreender um programa de Inglês como uma lista de conteúdos, organizada a partir de determinados parâmetros, por exemplo:
- estruturas gramaticais;
- estruturas lexicais;
- gêneros textuais e/ou temas que fazem parte do planejamento de ensino.
- um cronograma;
- uma metodologia adequada à realidade;
- materiais recomendados, como um referencial curricular (EF / EM).
Quais são as diferenças entre um currículo e um programa?
Basicamente, um currículo escolar traz princípios pedagógicos que serão traduzidos em programas de ensino durante o processo de planejamento. De modo geral, se compreende que o currículo é mais amplo, compreendendo o conjunto de disciplinas que fazem parte de cada etapa escolar, enquanto o programa de estudos vai propor um cronograma de tópicos dentro de uma disciplina.
Quais são os tipos de programa de Inglês?
No contexto de ensino da Língua Inglesa, há diversos tipos de programas, dependendo de qual orientação eles derivam. Por isso, cada um atende a uma necessidade e cumpre uma tarefa diferente, o que pode variar dependendo do perfil das turmas.
A seguir, confira um breve resumo sobre os tipos de programa de Inglês que podem ajudar bastante na sua preparação de aulas.
Gramatical
Contém listas de estruturas gramaticais organizadas sequencialmente, de acordo com a complexidade e relevância dessas estruturas. Alguns exemplos são:
- simple present;
- relative clauses;
- comparatives, entre outros.
São listas lexicais, ou seja, um conjunto de palavras e expressões idiomáticas apresentadas em contexto e pertinentes ao estágio de aprendizagem e realidade dos estudantes.
Situacional
Tem como premissa utilizar situações cotidianas reais para construir uma base de estudo. Ou seja, como fazer um pedido em um restaurante, fazer compras no shopping, ou visitar um museu.
Baseado em tópicos
É bem parecido com o programa situacional, mas as temáticas são mais genéricas. Alguns exemplos incluem alimentos, família, hobbies, rotinas, emoções e assim por diante.
Abordagem nocional-funcional
Constitui os conceitos que a Língua Inglesa expressa, a fim de nos proporcionar noções gerais de tempo, lugar, gênero e outros aspectos que compõem uma conversa.
Além disso, tem como intuito elencar as possibilidades em qualquer língua, tais como:
- negar uma situação;
- prometer algo;
- realizar perguntas;
- identificar-se.
Não tem como insumo a língua em si, mas sim uma base em tarefas para compreender o idioma, tais como narrativas históricas, experimentos científicos, entre outras formas.
Baseado em processos ou negociado
Diferentemente dos outros programas, esse é o único que não é pré-planejado. Ou seja, o conteúdo é negociado com estudantes antes e durante o curso. Apenas ao final é que pode ser elaborada a lista de conteúdos efetivamente trabalhados.
Criar ou seguir um programa de Inglês?
O grau de autonomia de professores para elaborarem seus próprios programas é bastante variável. Muitas vezes, este é definido a partir de livros didáticos ou mesmo por autoridades educacionais locais, com referenciais curriculares detalhados.
Por fim, vale ressaltar que um programa de Inglês reflete concepções de ensino-aprendizagem e de línguas. Um programa que entenda a língua como prática social, por exemplo, pode gerar oportunidades de engajamento e protagonismo dos alunos, ampliar as possibilidades de ensino e construir novas pontes de conhecimento, especialmente se tiver como foco questões sociais nos espaços de educação básica.
Temas: Metodologias ativas de aprendizagem; Ensino de Línguas; Ensino de Inglês
Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/programa-de-ingles/. Acesso em: 15 dez. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.
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