Friday, December 9, 2022

ENGLISH Projects at School

DICAS PARA PROJETO DE INGLÊS
NA ESCOLA: ANOS FINAIS EF


Um projeto de Inglês na escola pode ser uma boa oportunidade de estimular estudantes a pesquisar e tomar decisões.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

08 dez. 2022



Uma boa ideia para engajar a turma, além de aproximá-los do idioma, é incluir a proposta de um projeto de Inglês na escola em seu plano de aula.
A metodologia de ensino por projetos tem sido amplamente difundida nas escolas, pois possibilita enriquecer a aprendizagem por meio da interação e colaboração dos estudantes. Assim, você permite que eles pesquisem e construam saberes por meio dessa atividade.
Neste texto, você entenderá por que um projeto de Inglês na escola é relevante, além de conferir dicas sobre como propor esse tipo de atividade para sua turma.

Qual é a importância de fazer um projeto de Inglês na escola?

A abordagem de aprendizagem por projetos acontece quando os alunos realizam um trabalho em grupo por um longo prazo, desenvolvido em algumas aulas. No final de sua trajetória, devem apresentar um produto, que será fruto de toda a sua pesquisa e esforço coletivo. Esse produto pode ter diferentes formatos, como:
  • filme;
  • pôster;
  • obra artística;
  • apresentação digital, entre outros.
Enquanto trabalham juntos, a ideia é mobilizar a Língua Inglesa, colocando-a em prática de forma contextualizada e espontânea. Dessa forma, projetos de Inglês permitem que os estudantes construam conhecimento colaborativamente. Uma vez que estão no centro da atividade e do processo de ensino, os alunos podem desenvolver protagonismo e aprimorar habilidades de pesquisa.
Nesse caso, o professor atua como facilitador e ajuda os diferentes grupos durante as dinâmicas. Assim, cabe aos estudantes realizar as pesquisas, selecionar imagens, informações, e tomar decisões sobre o que vão produzir.
Como é possível perceber, o processo é mais relevante que o “produto final” apresentado, pois é durante esse caminho que os alunos:
  • envolvem-se com o tema;
  • organizam as etapas do trabalho;
  • executam passos para finalizar seus produtos;
  • apresentam para a turma no final, justificando suas escolhas.

Como formular um projeto de Inglês na escola?


Trabalhar com um projeto de Inglês é enriquecedor para os estudantes e os ajudam a desenvolver autonomia em relação ao idioma. Acompanhe alguns passos para colocar essa atividade em prática.

1. Selecione um tema considerando o interesse da turma
Em um projeto, os estudantes são responsáveis por sua pesquisa e por tomar decisões sobre seus “produtos finais”. Por isso, pode ser importante que participem também da decisão sobre o tema que pode ser comum para todos os grupos. Busque estimular um tópico alinhado com as realidades dos alunos, pois isso facilitará o uso contextualizado do idioma.
Por exemplo, se o objetivo é desenvolver competências para falar sobre as atividades diárias, eles podem propor um vídeo da rotina como se fossem influenciadores, contando o que fazem em um dia. Para aqueles que não possuem acesso a um celular, um integrante do grupo, ou até mesmo o docente, pode filmar o estudante trazendo a narrativa no próprio ambiente escolar.
Eles terão de criar um roteiro, pensar nas falas, trabalhar colaborativamente para filmar e editar o vídeo. No entanto, o conteúdo da sua produção é algo relacionado ao que estão estudando.

2. Divida os grupos e crie um cronograma
Em seguida, construa um calendário com as aulas que os estudantes terão para desenvolver o projeto, assim como prazos para finalização dos produtos e apresentação. Dependendo da complexidade da proposta do projeto, ele pode durar um dia ou até semanas.
Em turmas grandes, é comum, em escolas públicas, dividir os alunos em grupos maiores para facilitar o processo e divisão de tarefas, com cinco ou seis estudantes.

3. Ajude os estudantes com a pesquisa
Projetos de Inglês na escola demandam pesquisa do tema proposto. Ao pensar nisso, considere os recursos disponíveis que a turma tem para encontrar informação de qualidade.
Se os estudantes têm acesso a computadores e à internet, ajude-os a encontrar sites confiáveis. Se a escola conta com uma biblioteca, agende uma visita e mostre como construir boas referências, ou indique autores conhecidos.

4. Elabore atividades que guiem os alunos
Para engajar a turma no projeto, crie atividades que introduzam o tema e estimule questionamentos sobre ele. Esses podem ser os primeiros passos para nortear uma pesquisa de projeto de Inglês na escola.
Pense também em um roteiro para ajudá-los a organizar tarefas e as etapas do projeto. Estimule-os a se planejar, dividir tarefas e buscar meios de trabalhar colaborativamente com respeito.

5. Considere o acompanhamento e a avaliação
Os docentes, em um projeto, atuam como facilitadores, guiando os estudantes. Nesse processo, é preciso acompanhar as etapas e registrar pontos importantes sobre o desenvolvimento dos grupos.
Sobre a avaliação, evite avaliar um projeto como “certo” ou “errado”. É preciso focar nas competências desenvolvidas e em conceitos mais abrangentes como “muito bom” ou “satisfatório”, além de olhar o processo de desenvolvimento como um todo e não somente a apresentação final.

Que temas abordar em um projeto de Inglês para os anos finais do Ensino Fundamental?

A seguir, você verá algumas sugestões de temas para cada um dos últimos anos do Ensino Fundamental. Os temas foram pensados em diálogo com as diretrizes da BNCC e do CEFR (Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas).

6º ano
  • rotina e atividades do dia a dia;
  • o lugar onde moramos e locais da cidade;
  • conteúdos ligados a identificação pessoal, como falar nome, endereço e outros dados pessoais;
  • família e relacionamento com outras pessoas, o que inclui falar e descrever o outro em terceira pessoa.
7º ano
  • trabalho e profissões;
  • atividades e narrativas no passado;
  • entretenimento e atividades de lazer;
  • construir biografias, contar a vida de pessoas conhecidas.
8º ano
  • condições climáticas;
  • previsões para o futuro;
  • transporte público e mobilidade;
  • comida, bebida e hábitos alimentares.
9º ano
  • consumo responsável;
  • a história da Língua Inglesa;
  • mídia e tecnologias digitais;
  • direitos humanos e o mundo contemporâneo.

Trabalhar com projetos de Inglês na escola permite um desenvolvimento de habilidades da Língua Inglesa de forma mais natural e autêntica. Ao construir as diferentes etapas no tema proposto, os alunos usam o idioma para colaborar e criar algo juntos, assumindo papel de protagonistas no seu processo de aprendizagem.

Para enriquecer suas aulas, CLIQUE AQUI para conhecer os planos de aula de Inglês da Nova Escola.

Temas: Atividades pedagógicas; Ensino Fundamental; Ensino de Inglês

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/projeto-de-ingles-na-escola/. Acesso em: 09 dez. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...