Thursday, December 22, 2022

UK-Brazil Skills for Prosperity

ENTENDA MAIS SOBRE O PROGRAMA
UK-BRAZIL SKILLS FOR PROSPERITY


Conheça os objetivos do programa Skills for Prosperity, seu lançamento no Brasil e saiba como surgiu o Observatório para Ensino da Língua Inglesa.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

21 dez. 2022



Ao longo do século XX, a Língua Inglesa se consolidou mundialmente, sendo usada por falantes em diferentes países, o que lhe confere o status de lingua franca.
A intensificação de processos como a globalização e a transformação digital colaborou para aproximar pessoas e minimizar barreiras. Assim, o Inglês se tornou um instrumento valioso para possibilitar trocas interculturais, independentemente da origem e da língua materna de indivíduos.
Contudo, sabemos que o acesso a um ensino de qualidade dessa língua adicional é extremamente desigual em várias regiões. É nesse contexto que nasceu o programa Skills for Prosperity, uma iniciativa global que visa fomentar o crescimento dessas áreas do mundo e a redução de desigualdades por meio da educação.
Saiba mais sobre o programa, seus pilares e como ele funciona neste texto.

O que é o programa Skills for Prosperity?
O Skills for Prosperity é uma iniciativa global criada pelo governo do Reino Unido, e atua em nove países no mundo: Brasil, México, Egito, Nigéria, Quênia, África do Sul, Filipinas, Malásia e Indonésia.
A ideia central do programa é contribuir para a capacitação de pessoas por meio da educação, colaborando para que jovens, crianças e grupos em desvantagem tenham acesso a um ensino de qualidade. Como resultado, o objetivo é:
  • apoiar o crescimento econômico e social;
  • fomentar a redução da pobreza e das desigualdades;
  • estimular indivíduos a desenvolver importantes habilidades para seu fazer profissional.
O programa tem diferentes ações focadas nas necessidades dos grupos onde atua. No Brasil, o Skills for Prosperity tem o foco de facilitar e democratizar o acesso ao ensino da Língua Inglesa de qualidade nas escolas públicas.

Lançamento do UK-Brazil Skills for Prosperity

O programa UK-Brazil Skills for Prosperity foi lançado no país no início de dezembro de 2020, durante a pandemia de COVID-19. O evento de lançamento uniu uma série de educadores e especialistas da área para debater e falar mais sobre o ensino de Inglês no país, realidades, desafios e perspectivas. Você pode assistir à gravação completa AQUI.
O programa foi inicialmente implementado de forma piloto em estados nas cinco regiões no Brasil: Amapá, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e São Paulo. As ações se concentraram na:
  • formação de professores;
  • produção de material didático para ser usado nas escolas;
  • alinhamento do currículo de Inglês ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Quais são os objetivos e ações do UK-Brazil Skills for Prosperity?
No Brasil, o trabalho do programa Skills for Prosperity se concentra no ensino da Língua Inglesa como ferramenta de mobilidade social e potencializadora de oportunidades, especialmente no contexto de carreira e estudos.
Com a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), observa-se o ensino de Inglês para a formação de jovens e crianças com foco em serem cidadãos globais. Além disso, a obrigatoriedade do ensino da Língua Inglesa em todas as escolas no país a partir dos anos finais do ensino fundamental II reforça ainda mais esse quadro.
Ou seja, torna-se essencial desenvolver habilidades que os tornem aptos a viver no mundo contemporâneo, marcado pela conectividade e diversidade.
O foco da atuação do programa no Brasil tem duas bases fundamentais. Vamos conhecê-las a seguir.

Equidade social e de gênero
O UK-Brazil Skills for Prosperity dedica um olhar especial para as temáticas de gênero e equidade social.
Para tal, o programa propõe estratégias e ações que possibilitem garantir o acesso à educação a grupos em maior desvantagem — particularmente a população negra associada à questão de gênero, isto é, apoiando o acesso de meninas negras. Dessa forma, evitamos reproduzir e reforçar estereótipos e desigualdades presentes no país.

Foco na rede pública de ensino

A realidade do ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas brasileiras é marcada por desafios. Para fazer a diferença, o programa se apoia em ações e práticas para o ensino de Língua Inglesa (ELT), como:
  • produção de materiais educacionais e documentos relevantes e comuns para o currículo ao nível nacional;
  • apoio à formação inicial e continuada de docentes como forma de fortalecer a qualidade pedagógica no ELT.

Observatório para Ensino da Língua Inglesa

Nessa jornada de ações no Brasil, surgiu o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, uma plataforma on-line que faz parte do programa UK-Brazil Skills for Prosperity. A ideia é promover, nesse ambiente virtual:
  • troca de experiências, ideias e conteúdos;
  • melhorar o ensino de Inglês;
  • promover mudanças significativas nessa área no Brasil.
A plataforma do Observatório reúne uma série de produções e recursos criados e oferecidos para professores, gestores e pesquisadores. Além disso, um dos objetivos do Observatório é compartilhar pesquisas e dados sobre a Língua Inglesa no Brasil. Isso é essencial especialmente nas redes públicas, de modo a fomentar tomadas de decisão e a criação de políticas com base em evidências.
Aprender Inglês se tornou um elemento fundamental para a expansão e desenvolvimento de pessoas ao redor do globo, que podem usar o idioma como ferramenta para conquistas pessoais, na educação e no trabalho. Sabendo disso, o UK-Brazil Skills for Prosperity tem justamente o objetivo de tornar o Inglês uma ferramenta acessível a todos.

Temas: Skills for Prosperity; Ensino de Inglês; Ensino de Línguas; Ensino de Língua Adicional

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/skills-for-prosperity/. Acesso em: 22 dez. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

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