Wednesday, November 16, 2022

Planning ENGLISH Lessons

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
DA AULA DE INGLÊS PARA
O ENSINO-APRENDIZAGEM


O planejamento de aula de Inglês é um elemento fundamental para garantir um aprendizado de qualidade para os estudantes.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

11 nov. 2022



O planejamento está presente em diversas áreas da vida, tanto para nortear ações pessoais, quanto profissionais. Esse instrumento é essencial para guiar o curso das atividades e garantir que os objetivos sejam alcançados. Por isso, não há dúvidas de que ele é um ponto essencial para o sucesso das aulas.
É um processo que compreende a articulação entre orientações oficiais e as realidades vivenciadas por comunidades escolares. O planejamento pode ser de curso, de unidade ou de aula. Alguns autores salientam a importância de se considerar o projeto político-pedagógico da escola na elaboração desses planos, assim como seu monitoramento para eventual correção de rota. Afinal, o planejamento funciona como uma espécie de mapa.
Contudo, um dos principais desafios para docentes de Língua Inglesa é ter condições para se dedicar à preparação de planejamento de aula de Inglês. Professores mais experientes tendem a fazer esses planos de aula mentalmente, não necessariamente por escrito, e levam em conta suas experiências anteriores. Por outro lado, livros didáticos e o manual do professor muitas vezes substituem planos de aula ao proporem atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
Neste artigo, entenderemos por que o planejamento de aula de Inglês é fundamental para apoiar docentes em seu trabalho, além de como ele pode contribuir para melhores resultados em sala de aula.

O cenário atual do planejamento de aula de Inglês na rede pública

Docentes de Inglês da rede pública brasileira enfrentam desafios em seu dia a dia de trabalho. Dentre as principais dificuldades apontadas em estudo do British Council, em terceiro lugar (34%), estão os obstáculos sentidos no que diz respeito ao planejamento das aulas e, consequentemente, na criação de um bom planejamento de aula de Inglês.
Professores afirmam que têm pouco tempo para preparar as aulas, além de pouco apoio e diretrizes claras para cumprir essa tarefa. Enquanto 42% seguem o planejamento indicado pela Secretaria de Ensino, outros 37% decidem realizar essa etapa inteiramente por conta própria.
Essencialmente, docentes sentem falta do apoio da gestão escolar (como Direção e Coordenação Pedagógica) no planejamento e nas tomadas de decisão sobre os planos de aula de Inglês. Por isso, é importante que as equipes escolares trabalhem de modo conjunto e haja atribuição de horas para se fazer o planejamento e refletir sobre sua implementação.

Estruturação de um planejamento de aula de Inglês

Um bom planejamento de aula de Inglês é composto por diversos elementos, e seus passos refletem uma abordagem de ensino.
O planejamento de aula ajuda professores a aproveitarem bem o tempo em sala de aula e direcionar as atividades para alcance de objetivos que devem estar claros para os estudantes antes e ao final da aula.
Ao calcular as diferentes etapas da aula com antecedência, é possível maximizar o tempo que é dedicado ao aprendizado. Isto não quer dizer que o plano deva ser seguido rigidamente. É bastante comum desviar-se do plano para dar conta de imprevistos e após observação de como os aprendizes estão interagindo nas atividades propostas.

Alguns elementos essenciais em planos de aula são:
  • Tema da aula;
  • Objetivos de aprendizagem;
  • Metodologia;
  • Avaliação.
Dependendo da experiência dos professores, os planos podem ser mais detalhados. O importante é que seja coerente com a proposta pedagógica da disciplina. Este deve ser o principal critério para selecionar planos de aula disponíveis na internet.
O planejamento de aula de Inglês é um instrumento de trabalho fundamental para que docentes consigam exercer sua prática pedagógica. Ele é responsável por guiar professores em sala de aula, com um papel relevante na melhoria do desempenho de crianças e jovens.

Neste LINK, você tem acesso a uma página da Nova Escola, que disponibiliza planos de aulas de Inglês alinhados à BNCC para ajudá-lo a enriquecer suas aulas. Confira!

Temas: Ensino de Línguas; Ensino de Inglês; Plano de Aula; Processo de ensino-aprendizagem; Atividades Pedagógicas

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/planejamento-de-aula-de-ingles/. Acesso em: 16 nov. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...