Wednesday, November 16, 2022

ENGLISH - Teaching Resources

RECURSOS DIDÁTICOS PARA
AULA DE INGLÊS NA REDE PÚBLICA:
APOIO À APRENDIZAGEM


Os recursos didáticos para aula de Inglês podem ser excelentes materiais de apoio ao ensino. Veja como selecionar os melhores.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

08 nov. 2022



Poder contar com bons recursos didáticos para a aula de Inglês é essencial para engajar os jovens e crianças, além de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Nos últimos anos a rede pública vem podendo contar com livros didáticos fornecidos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro Didático.
De acordo com o estudo realizado em 2015 pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE para o British Council, o livro didático era o material mais amplamente disponível (em 44% das aulas), mas que menos engajava estudantes (9%). Enquanto isso, os docentes afirmavam que os recursos mais motivadores e relevantes eram os menos disponíveis, como computadores e acesso à internet.
Com o uso crescente de Inglês em mídias digitais, esse cenário ressalta a necessidade de complementar materiais impressos com recursos multimodais. Segundo professores de Inglês, esse tipo de recurso torna as aulas mais dinâmicas e lúdicas, além de proporcionar interação e colaboração entre os alunos para que se dê a construção do conhecimento em língua adicional.
Considerando que o ensino de uma habilidade requer prática constante, é preocupante que 81% dos docentes de Inglês tenham apontado que a falta ou inadequação dos recursos didáticos é um dos maiores desafios enfrentados em sala de aula.
O cenário se agrava diante do grande número de estudantes por turma, além da necessidade de recorrer a recursos didáticos com elementos tecnológicos no contexto da pandemia.
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para refletir sobre o assunto e propor sugestões que possam garantir recursos adequados durante as aulas de Inglês.

Quais recursos didáticos para aula de Inglês escolher?

Para os professores que atuam na rede pública, o governo federal, estadual ou municipal pode fornecer livros didáticos, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A escolha de qual livro adotar é feita pelas equipes nas escolas, considerando as opções disponíveis, que passaram por um rigoroso processo de avaliação.
Entretanto, pode ser que esses livros precisem de algum tipo de complementação e/ou adequação, tendo em vista as necessidades de suas turmas. Essas atividades suplementares ou complementares podem estar disponíveis para uso e é importante que também sejam avaliadas em relação à coerência com a proposta pedagógica da escola.

Algumas perguntas que podem orientar essa seleção são:
  • O material é livre de direitos autorais?
  • Tem boa qualidade de imagens e legibilidade?
  • Possibilita o alcance dos objetivos de aprendizagem conforme a proposta pedagógica da escola?
  • Permite ao aluno desenvolver autonomia de aprendizagem?
  • Está livre de erros, incoerências ou estereótipos?
  • É adequado à faixa etária?
Outras perguntas podem ser feitas, dependendo do grau de uso desses materiais extras em relação ao próprio material didático. Qualquer guia de avaliação sempre traz uma proposta pedagógica e é importante que as perguntas estejam condizentes com ela.

Como criar os próprios recursos didáticos para a aula de Inglês?

Diante da ausência de um material que contemple as necessidades dos professores, muitos docentes buscam criar seus próprios recursos didáticos para aulas de Inglês. Com a tecnologia, encontrar material autêntico, relevante e atrativo para jovens e crianças é mais acessível nos dias atuais, principalmente em plataformas como:

  • blogs;
  • redes sociais;
  • canais de vídeo.
Uma das áreas mais ativadas por professores nas aulas é a gamificação, por meio das muitas plataformas online para criação de jogos, desafios e quizzes. Além do material apresentado pelo docente, é possível envolver estudantes no planejamento e contar com sua participação ativa em projetos e pesquisas.
Por exemplo, em vez de realizar uma atividade escrita tradicional para usar o present simple para falar sobre rotina, docentes podem tomar iniciativas mais criativas. Uma boa alternativa é convidar estudantes a criar vídeos para redes sociais ou vlogs, assim podem compartilhar seu dia a dia e aplicar o Inglês na sua vida real ao mesmo tempo.
Nessa criação, é importante atentar para alguns aspectos que vem sendo salientados na educação atual. Apesar da variedade de títulos disponíveis, grande parte deles falha na hora de criar um conteúdo diverso e inclusivo.
A questão já começa com a forma como a Língua Inglesa é apresentada, que, frequentemente, gira em torno do Inglês Americano ou Britânico. Considerando que pessoas que falam diferentes línguas usam o Inglês como lingua franca, é preciso expor os alunos a diferentes variedades e contextos comunicativos.
Ademais, diversos grupos são sub-representados ou representados por meio de estereótipos. Por isso, temas e imagens também precisam abordar pessoas de diferentes corpos, raças e idades.
A diversidade nos recursos didáticos para aulas de Inglês é essencial para trazer representatividade e aproximar estudantes do universo da Língua Inglesa. Afinal, os materiais precisam traduzir sua realidade, e não um contexto artificial e idealizado.

Onde encontrar materiais didáticos gratuitos?

A internet oferece um mundo de possibilidades para que professores encontrem gratuitamente materiais e recursos didáticos para a aula de Inglês. Existe uma série de sites especializados em atividades educacionais que podem ser usados gratuitamente, como Wordwall, Quizlet, Kahoot, Baamboozle e muitos outros.

Além dessas ótimas opções, o Observatório disponibiliza recursos didáticos gratuitos para aulas de Inglês voltadas aos anos finais do ensino fundamental. Isso é feito por meio do projeto Xperience, da Nova Escola, que você pode conhecer e acessar AQUI.
Recursos didáticos para aula de Inglês são grandes aliados dos docentes. Eles são fundamentais para guiar e facilitar o processo de ensino, além de torná-lo mais efetivo e acessível para os estudantes.
Para conhecer mais alternativas de recursos didáticos disponíveis no site do Observatório, CLIQUE AQUI para conferir a biblioteca do Skills for Prosperity.

Temas: Ensino Público; Ensino de Línguas; Ensino de Inglês; Materiais didáticos; Processo de ensino-aprendizagem; Atividades pedagógicas

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/recursos-didaticos-para-aula-de-ingles/. Acesso em: 16 nov. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...