Friday, November 11, 2022

English language diagnostic evaluation

COMO A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE INGLÊS PODE MELHORAR SUAS AULAS


Quando as necessidades de estudantes são levadas em conta, o ensino pode ser transformador. Saiba mais sobre avaliação diagnóstica de Inglês.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

04 nov. 2022



Se você já aplicou uma avaliação diagnóstica de Inglês em sala de aula, sabe que nem todo mundo apresenta o mesmo resultado de aprendizagem, pois cada um tem o seu tempo.
Inclusive, um dos grandes desafios de ensinar Inglês em escolas é que nem sempre os alunos apresentam o mesmo nível de conhecimento do idioma, gerando heterogeneidade na sala de aula. Isso traz consequências para a elaboração do plano de aula e escolha dos materiais didáticos.
Acompanhe a leitura para compreender melhor o que é uma avaliação diagnóstica, quais são os objetivos, sua importância e como fazer na prática.

O que é avaliação diagnóstica?
Como o próprio nome diz, a avaliação diagnóstica geralmente é feita para se conhecer o quanto os estudantes já sabem da língua que vão aprender. Com isso, pontos fortes e dificuldades de cada turma são mapeados, permitindo conhecer a realidade dos alunos e planejar ações.
Assim como um diagnóstico médico, esse tipo de avaliação pode guiar o programa de ensino em prol de aulas mais eficientes, respeitando o potencial de cada um.
Recomenda-se que essa avaliação diagnóstica seja realizada em todo início de ciclo escolar, a fim de verificar a “bagagem educacional” de estudantes.

Quais são os objetivos da avaliação diagnóstica?

É evidente que o conceito abordado acima já dá fortes indícios dos objetivos de uma avaliação diagnóstica. No entanto, é sempre bom explorar um pouco melhor o assunto.
Podemos definir como principal objetivo o ato de identificar e classificar as etapas de aprendizagem em que os estudantes se encontram. Assim, é possível verificar qual o ponto de partida para as ações a serem planejadas de modo que se descubra:
  • o que sabem;
  • o que deveriam saber;
  • as expectativas de cada um.
De modo geral, os objetivos dizem respeito à identificação de realidades, apuração da ausência ou presença de habilidades e reflexão sobre causas, limitações ou dificuldades de ensino.
No ensino de uma língua adicional, como o Inglês, por exemplo, os estudantes podem demonstrar dificuldades com a pronúncia de alguns termos e entendimento de expressões idiomáticas. Esses pontos passam a ser objeto de ensino, caso façam parte dos propósitos de aprendizagem. A intenção não é valorar esses aspectos em si, mas sim identificar o potencial de aprendizagem dos alunos e alunas. Desse modo, a gestão escolar pode planejar estratégias para alcance dos objetivos de ensino.

Qual é a importância de fazer avaliação diagnóstica?
De acordo com o relatório sobre as desigualdades educacionais e a Covid-19, feito por pesquisadores do núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) nem todos os estudantes tinham os recursos necessários para um estudo a distância ideal, o que causou desigualdades no desempenho escolar
Dados assim permitem perceber a necessidade da avaliação diagnóstica de Inglês para mapear a situação dos jovens e crianças. Com o retorno das aulas presenciais, esse instrumento é fundamental para um planejamento efetivo, de modo que todos tenham um aprendizado justo.
Além disso, é indispensável que docentes conheçam melhor os seus alunos e seu potencial.
Uma avaliação diagnóstica de qualidade contribui bastante para a melhoria do sistema educacional, reforçando boas práticas na instituição de ensino.
Uma boa retomada educacional só será possível se houver organização, planejamento, empatia e paciência; visando auxiliar crianças e adolescentes a se desenvolverem.

Como fazer avaliação diagnóstica de Inglês?
As decisões tomadas pelo corpo docente devem se pautar tanto na base curricular, quanto na percepção de anseios da classe, de modo que haja equilíbrio.
Obviamente, os interesses dos jovens e crianças em uma mesma sala de aula provavelmente não serão os mesmos. Por isso, cabe aos professores identificarem as melhores formas de engajar a sala.
Docentes também podem formular frases a respeito do curso e solicitar aos alunos que as modifiquem, podendo ser até uma atividade em grupo utilizando o método Team-Based Learning (TBL). Além disso, alguns recursos podem ser úteis para um bom diagnóstico. São eles:
  • redações;
  • entrevistas;
  • provas objetivas;
  • trabalhos pontuais;
  • atividades práticas.
Por fim, o sucesso da avaliação diagnóstica de Inglês reside em fornecer subsídios para que o professor colabore para a construção de conhecimentos dos alunos, considerando suas diferenças individuais e tendo em mente os propósitos educacionais.
É importante ressaltar ainda que existem outros tipos de avaliações, como somativas e formativas, cujas definições estão presentes no Guia de Proficiência do Instituto Reúna.

Temas: Ensino de Línguas; Ensino de Inglês; Avaliação; Atividades Pedagógicas

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/avaliacao-diagnostica-de-ingles/. Acesso em: 11 nov. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...