Monday, November 28, 2022

ENGLISH - Gamification

DESCUBRA COMO A GAMIFICAÇÃO
PODE AJUDAR NO ENSINO DE INGLÊS


Você já ouviu falar em gamificação? Sabe como esse conceito pode ser útil no ensino de Inglês? Confira neste artigo.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

25 nov. 2022


Você é do tipo de profissional que busca se aperfeiçoar para propor um aprendizado diferenciado? Já ouviu falar no poder da gamificação no ensino de Inglês?
Partindo do princípio de que o Inglês é necessário para se inserir no mundo, os professores são essenciais para formar pessoas cientes de suas competências, sendo que a Língua Inglesa pode ser explorada em sala de aula de diversas maneiras.
Neste artigo, você vai descobrir o que é a gamificação, como funciona, por que pode ser utilizada no ensino de Inglês e como os jogos de tabuleiro podem ajudar nisso.

O que é gamificação?
É um termo aportuguesado de “gamification”, que diz respeito à aplicação de técnicas comuns aos jogos em atividades do dia a dia.
Torna-se uma excelente ferramenta para o ensino de Inglês na escola pública ou privada, muito por conta de se basear no conceito de game thinking, ou seja, a criação de estratégias para resolver uma situação como um jogo. Isso pode aumentar o engajamento dos participantes.
Da mesma maneira que somos seres sociais, ou seja, com tendências à vida em sociedade, muito se fala que a competição também faz parte da natureza humana. Portanto, explorar essa competitividade em prol da educação pode ser benéfico.

Como funciona?
Pois bem, todo jogo deve ter uma meta a ser cumprida, de modo que os jogadores tenham que superar determinados obstáculos para atingir o resultado esperado.
Tendo em vista a lógica psicológica de que a superação move o ser humano, a gamificação se torna um método eficiente quando todos conhecem as regras e os objetivos das tarefas.
Em um exemplo na sala de aula, vamos imaginar que uma turma esteja desmotivada com a matéria e seu aprendizado esteja sendo prejudicado.
Organizar uma competição entre estudantes envolvendo o assunto estudado, como uma espécie de torneio, desde que todos tenham as mesmas condições de ganhar, pode aumentar seu engajamento na aula.
Entre as características básicas da gamificação, lida-se com emoções, narrativas, progresso em cada fase, relação interpessoal e regras pré-estabelecidas.
Os recursos necessários de cada jogo, o feedback, a recompensa, a cooperação, os desafios e demais elementos são importantíssimos para uma boa gamificação.

Por que usar a gamificação como instrumento avaliativo de Inglês?
A gamificação permite desenvolver fatores como colaboração (com jogos em equipes, por exemplo), criatividade e autonomia. Incentivar o protagonismo dos estudantes faz a diferença na sala de aula, na medida em que os coloca no centro do processo de aprendizagem.
As crianças e os adolescentes podem aprender a lidar com a resolução de problemas, algo que é importantíssimo para todas as áreas da vida, considerando desde situações pessoais até as rotinas do mundo corporativo, por exemplo.
É uma ferramenta pedagógica fortíssima para proporcionar maior interação, compreender conteúdo, gerar melhorias na concentração e servir como avaliação formativa.
Vale ressaltar que a avaliação formativa é a oportunidade de entender o nível de aprendizagem dos alunos, a fim de enxergar as dificuldades e possíveis potencialidades.
No contexto escolar, os jogos fazem parte da realidade de crianças e jovens e podem preencher lacunas avaliativas, podendo ser aplicados em todas as etapas da educação básica de acordo com a faixa etária dos estudantes. Com isso, a motivação pelo jogo pode amplificar o desempenho estudantil.

Como os jogos de tabuleiro podem ser uma boa proposta de gamificação?
Claro que a gamificação pode ser aplicada em leituras, participações em aula, projetos acadêmicos, trabalhos em grupo e assim por diante.
Todavia, a proposta de inserir jogos de tabuleiro pode ser bem efetiva para uma avaliação formativa de fato, a fim de apurar as capacidades de cada estudante em torno do Inglês.
No ensino de Inglês por meio de jogos, o recurso de gamificação com tabuleiros gera um aprendizado lúdico para propiciar interações relevantes.
Em um exemplo prático, você pode desenvolver um conjunto de cartas em quatro cores, sendo que cada carta terá comandos ou perguntas em Língua Inglesa.
Ao jogar um dado, os estudantes avançam pelas casas do tabuleiro, leem as cartas correspondentes e interagem de acordo com as regras estabelecidas na competição.
É uma boa prática pedagógica para verificar se os conteúdos em Inglês foram entendidos, bem como avaliar os níveis de leitura e compreensão dos contextos gramaticais.
Para concluirmos, foi possível perceber como a gamificação exerce um papel relevante no desenvolvimento de competências, de modo que o ensino de Inglês seja mais leve e fácil de assimilar desde a infância.

Temas: Metodologias Ativas de Aprendizagem; Ensino de Línguas; Ensino de Inglês; Atividades Pedagógicas

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/gamificacao/. Acesso em: 28 nov. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...