AVALIAÇÃO FORMATIVANO ENSINO DE INGLÊS:AUTONOMIA AOS ALUNOS E MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM
No lugar de avaliar apenas com notas, comparando um aluno ao outro, a avaliação formativa no ensino de Inglês promove autonomia e pensamento crítico da criança.
OBSERVATÓRIO ENSINO DA
LÍNGUA INGLESA
17 de novembro de 2021
Temas: Ensino de línguas; Avaliação; Atividades pedagógicas; Escolas; Educação Infantil
Apesar de a cultura de avaliação com notas ser ainda forte nas escolas brasileiras, é interessante que os professores de Inglês de crianças utilizem outras estratégias, de forma que o ato de avaliar não signifique o encerramento de um ciclo de aprendizagem. Pelo contrário, deve ser um processo focado no progresso do aluno e que faça parte da rotina diária de sala de aula.
Quer entender mais sobre esse tema? Na sequência, apresentamos a importância da avaliação formativa no ensino de Inglês para crianças, mostrando seus benefícios, além de listar alguns instrumentos que o professor pode utilizar.
As informações reunidas nesta leitura têm os seguintes referenciais:
- Avaliação orientada para a aprendizagem no ensino de línguas para crianças
- O jogo como instrumento avaliativo: uma nova proposta de avaliação da aprendizagem de língua inglesa para crianças
- O portfólio como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças
- Avaliação para a aprendizagem no ensino de línguas adicionais para crianças
Importância da avaliação formativa no ensino de Inglês para crianças
Quando as crianças estão nos primeiros anos da escola, especialmente na educação infantil, é comum que os professores tenham os olhares voltados para o desenvolvimento de habilidades de cada aluno.
Como eles ainda não dominam a leitura e escrita, as atividades de avaliação têm um caráter mais lúdico, com desenhos, pinturas e até brincadeiras. Assim, é uma etapa em que a avaliação tem um cunho formativo e não apenas uma função examinadora. Porém, com a passagem dos anos, as provas passam a fazer parte da vida escolar das crianças.
Como eles ainda não dominam a leitura e escrita, as atividades de avaliação têm um caráter mais lúdico, com desenhos, pinturas e até brincadeiras. Assim, é uma etapa em que a avaliação tem um cunho formativo e não apenas uma função examinadora. Porém, com a passagem dos anos, as provas passam a fazer parte da vida escolar das crianças.
Apesar do modelo avaliativo adotado em grande parte das escolas brasileiras ser mais quantitativo do que qualitativo e formativo — muitas vezes, cobrado pelas famílias para entender o desempenho dos filhos —, é necessário que o olhar do professor se volte também para avaliação como um processo que inclua o aluno para que ele se torne corresponsável na aprendizagem do ensino de Inglês.
Dessa forma, utilizar a avaliação formativa permite entender como está a aprendizagem, além de envolver a criança nesse processo. Então, você deixa de ter um modelo que transmite, muitas vezes, medo de falhar aos alunos para algo que faça parte do dia a dia das atividades, sendo, portanto, natural para eles e livre de pressões.
A ideia é o professor selecionar atividades e estabelecer critérios de avaliação, dando autonomia para a criança, que participa ativamente das tarefas. Com isso, ela enxerga melhor suas dificuldades e também suas potencialidades na aprendizagem da língua adicional.
Segundo Gladys Quevedo Camargo, professora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), no webinar “Avaliação para a aprendizagem no ensino de línguas adicionais para crianças”, ter uma avaliação alternativa é fazer o registro do progresso da criança ao longo do tempo, destacando os pontos fortes do aluno, porém, sem ignorar os pontos fracos. Ela enfatiza ainda a necessidade de trazer atividades que reflitam situações reais, ou seja, que sejam próximas da realidade do uso da língua para a criança.
Benefícios dessa avaliação para alunos
Utilizar estratégias alternativas de avaliação traz diversos benefícios para as crianças, entre eles:
Benefícios dessa avaliação para alunos
Utilizar estratégias alternativas de avaliação traz diversos benefícios para as crianças, entre eles:
Reflexão sobre o aprendizado
Com a avaliação formativa no ensino de Inglês, o professor propõe atividades que têm a participação da criança, permitindo que ela desenvolva autonomia para se avaliar, perceber sua evolução e o que precisa ser melhorado. Além disso, nesse processo, ela recebe feedbacks, compreendendo melhor seus pontos fracos e o que pode fazer para superar as dificuldades.
Com a avaliação formativa no ensino de Inglês, o professor propõe atividades que têm a participação da criança, permitindo que ela desenvolva autonomia para se avaliar, perceber sua evolução e o que precisa ser melhorado. Além disso, nesse processo, ela recebe feedbacks, compreendendo melhor seus pontos fracos e o que pode fazer para superar as dificuldades.
Percepção positiva da avaliação
Dar apenas notas para a turma, de forma a comparar os alunos entre si, não é o melhor caminho para o ensino de Inglês para as crianças. Então, quando a avaliação é contínua e incorporada naturalmente na rotina escolar, o aluno deixa de se sentir inseguro ou inferior ao outro porque teve uma pontuação mais baixa. Ele se torna parte da avaliação, entendendo a importância desse processo para que possa progredir no aprendizado da Língua Inglesa.
Dar apenas notas para a turma, de forma a comparar os alunos entre si, não é o melhor caminho para o ensino de Inglês para as crianças. Então, quando a avaliação é contínua e incorporada naturalmente na rotina escolar, o aluno deixa de se sentir inseguro ou inferior ao outro porque teve uma pontuação mais baixa. Ele se torna parte da avaliação, entendendo a importância desse processo para que possa progredir no aprendizado da Língua Inglesa.
Motivação para o aprendizado de Inglês
Uma experiência ruim acerca do desempenho e habilidades na infância pode ter um efeito negativo nas crianças. No caso da aprendizagem de Inglês, pode haver frustração e desinteresse. Desse modo, ao planejar uma avaliação que leve em conta o desenvolvimento cognitivo, faixa etária e que traga atividades voltadas para a realidade do público infantil, o professor consegue motivar esse aluno, envolvendo-o no ensino de Inglês.
Instrumentos para fazer a avaliação formativa
Existem diferentes maneiras de realizar a avaliação formativa nas aulas de Inglês para as crianças, como checklist, apresentação, contação de histórias, projetos entre outras. A precaução é sempre escolher atividades que façam sentido para o aluno, observar sua execução e fazer o registro do que foi realizado.
A seguir, apresentaremos as particularidades de dois instrumentos para a avaliação formativa: o portfólio e o jogo de tabuleiro.
Portfólio
O portfólio pode ser definido como uma pasta de atividades dos alunos. Todavia, as atividades não são escolhidas ao acaso: são selecionadas de forma sistemática e realizadas durante um período específico. Por meio dessa pasta, o professor tem em mãos dados que apontam a dedicação e progresso das crianças. Sem contar que, com o portfólio, é possível registrar a experiência dos alunos, evidenciando as habilidades e dificuldades.
Jogo de tabuleiro
Nessa proposta, o foco é ter algo lúdico, que faça parte da realidade dos alunos e que propicie a interação das crianças no aprendizado de Inglês. Em seu mestrado, Bruna Graef Bueno, mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná desenvolveu um jogo de tabuleiro com essa finalidade. Ao jogar os dados e responder as questões em Inglês presentes nas cartas, as crianças avançam no tabuleiro. Além disso, elas podem utilizar placas para pedir ajuda ou para ajudar os colegas e recebem medalhas pelo desempenho. Desse modo, os alunos são avaliados e autoavaliados no ensino da língua, além de serem colocadas de forma natural em situações de comunicação, utilizando o Inglês. Sem contar que é um instrumento no qual o professor faz a retomada de diferentes conteúdos trabalhados.
Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/avaliacao-formativa-no-ensino-de-ingles-autonomia-aos-alunos-e-motivacao-para-a-aprendizagem/. Acesso em: 18 nov. 2021.
No comments:
Post a Comment