Tuesday, November 30, 2021

LESSON PLANS AND FUN

9 PLANOS DE AULA PARA ENSINAR
INGLÊS DE FORMA LÚDICA


Histórias, jogos e música facilitam aprendizagem de tempos verbais e vocabulário na educação básica

Instituto Claro Educação
Leonardo Valle
26 de abril de 2021


TAGS: Inglês, Língua Estrangeira, Ludicidade, Planos de Aula


Brincadeiras fazem parte do universo das crianças e adolescentes, estimulando a socialização, a cognição e também a afetividade entre colegas e com o professor. É por esses e outros motivos que sequências didáticas que se apoiam em elementos lúdicos podem ser bem sucedidas ao promover a aprendizagem de um determinado conteúdo. Assim, elas podem ser chaves na hora de ensinar inglês ou outra língua estrangeira.
Essa ludicidade pode ter efeitos diferentes de acordo com cada etapa de ensino. Facilita, por exemplo, o primeiro contato dos alunos com o idioma durante os anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, ajuda a ampliar o vocabulário e, no ensino médio, a consolidar o entendimento de diferentes tempos verbais. Confira, a seguir, nove planos de aula que usam jogos, contação de histórias, música e outras atividades prazerosas no ensino desse idioma em diferentes momentos da educação básica.


Esta proposta para o ensino fundamental 1 se utiliza do livro “The Very Hungry Caterpillar”, do escritor norte-americano Eric Carle (1969) para aproximar os alunos dos anos iniciais da sonoridade da língua inglesa. Por meio da contação de histórias, os estudantes conhecerão o conto da lagarta comilona e serão apresentados ao ciclo de vida de uma borboleta.


A elaboração coletiva de um mural e um jogo são os artifícios para alunos do ensino fundamental 2 entenderem as formas “mais educadas” de pedir algo em inglês. O quadro confeccionado reunirá os pedidos básicos da rotina de sala de aula e ajudará o professor a ensinar inglês.


Tempos verbais do futuro serão trabalhados com os alunos do ensino médio por meio de dois instrumentos: um cartão com as resoluções de desejos e sonhos que se deseja conquistar ao longo do ano, e outro com tarefas semanais que ajudarão a caminhar para esses objetivos.


O tempo verbal present perfect será ensinado por meio de um jogo de tabuleiro que o professor pode baixar gratuitamente neste plano de aula. O objetivo é que os alunos do ensino médio compreendam os momentos em que o present perfect deve ser empregado, além de ajudar a desenvolver uma fala espontânea.


Quais as diferenças desses dois tempos verbais e os melhores momentos para utilizá-los? Essas e outras dúvidas serão sanadas convidando os alunos do ensino médio a produzirem um diário. Além disso, a proposta visa apresentar o gênero literário “journal”.


Um primeiro contato amistoso com a língua inglesa é fundamental para aproximar e despertar o interesse dos alunos dos anos iniciais para esse idioma. Assim, este plano de aula utilizar a música ABC Song e um jogo de soletrar para ajudar o professor a ensinar inglês e deixar as primeiras experiências com a língua mais divertidas.


A atividade utiliza mind maps com normas da sala de aula para trabalhar a língua inglesa com os estudantes do ensino fundamental 1. Além de ensinar as formas imperativas dos verbos, o plano de aula sugere o desenvolvimento de regras para a boa convivência em sala de aula entre todos os colegas.


A música Misunderstood, da banda estadunidense Bon Jovi, é usada como ferramenta didática para ensinar inglês e enfatizar o uso correto de certos termos da língua com os alunos do ensino médio.


Um jogo dinâmico será utilizado para ajudar os aprendizes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental a aprenderem e fixarem os nomes das cores em inglês.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...