Monday, April 24, 2023

ENGLISH - EF

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
EXPLORANDO O PERFIL DE ESTUDANTES


Já parou para pensar nos benefícios da Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental? Confira neste texto.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

20 abr. 2023



Você sabe qual é a importância do ensino de Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental? É importante compreender como isso pode ser aplicado efetivamente do sexto ao nono ano.
Nesse sentido, buscamos identificar caminhos que facilitem a aplicação das premissas desenhadas no Referencial Curricular: Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio de um agrupamento estratégico dos conteúdos. Com ele, podemos fomentar explicações a respeito das características dos estudantes de cada ano, bem como as possibilidades de ensino do Inglês.
Neste artigo, você entenderá a importância do Inglês para esses jovens, qual é o perfil de cada ano e como deve ser a organização das matrizes curriculares.

Qual é a importância do Inglês no ensino fundamental?

Embora ainda não tenha caráter obrigatório nos anos iniciais, o aprendizado de Inglês no ensino fundamental contribui para a formação integral dos estudantes e constitui um dos direitos de aprendizagem. É preciso considerar a necessidade de uma educação voltada para a equidade, reconhecendo e enfrentando as dívidas do passado e atendendo às demandas contemporâneas.
O ensino da Língua Inglesa é justificado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um componente curricular essencial na formação dos estudantes. Além da possibilidade do seu uso como lingua franca e de grande relevância no mundo contemporâneo.
A BNCC destaca que o aprendizado do Inglês possibilita o acesso a informações, conhecimentos e culturas de outros países, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Além disso, ela enfatiza que o ensino da Língua Inglesa também é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
No entanto, o ensino da Língua Inglesa também pode cumprir um papel importante no acesso a bens culturais materiais e imateriais que muitas vezes são reservados a classes privilegiadas, contribuindo para reduzir as desigualdades sociais.
Além disso, a perspectiva da educação integral acolhe as diversas dimensões dos aprendizes, incluindo sua formação cultural e social, possibilitando que os jovens compreendam mais o mundo que os cerca e tomem ciência das desigualdades e injustiças que constituem a sociedade.

Qual é o perfil dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental?
A descrição dos estudantes é um desafio complexo diante da diversidade presente no país. É fundamental um olhar atento e respeitoso sobre suas culturas e práticas sociais.
A seguir, para facilitar o planejamento da aula de Inglês, veja as características e propostas a partir da perspectiva de aprendizagem para o ensino fundamental.

Sexto ano
No 6º ano, muitos estudantes têm seu primeiro contato com a Língua Inglesa, o que pode gerar ansiedade ou medo. É preciso acolher esses sentimentos para que se sintam confortáveis.
O currículo incentiva a reflexão sobre questões de língua e identidade, incluindo também elementos como:
  • organização social;
  • interação em Inglês;
  • aspectos interculturais;
  • percepção do território.
Nesse momento de mudança, os estudantes podem estar ingressando em novos grupos e desenvolvendo parcerias e afinidades.
Uma estratégia para a introdução de um idioma adicional é discutir a presença de diferentes línguas nas vivências e experiências dos estudantes.

Sétimo ano
No 7º ano, os estudantes estão mais familiarizados com as rotinas e demandas do novo ciclo, mas ainda podem apresentar ansiedade e medo ao aprender a Língua Inglesa.
Para aumentar sua capacidade de estabelecer relações complexas de causa e efeito, o currículo incentiva os alunos a explorar narrativas e a conexão entre saberes já consolidados.
Os alunos são incentivados a investigar pessoas da comunidade e a refletir sobre suas histórias e culturas juvenis. Além disso, é necessário abordar questões de gênero, raça e inclusão social.
Pode-se produzir atividades que ampliam o repertório dos alunos e os capacitam, como:
  • blogs;
  • vídeos;
  • infográficos;
  • trabalhos coletivos;
  • pôsteres informativos.

Oitavo ano
No 8º ano, os estudantes estão mais familiarizados com as rotinas escolares e podem ajudar colegas mais novos a se adaptarem.
O referencial propõe a temática “Língua e Cultura”, que convida os docentes a problematizar como diferentes línguas e culturas constroem os sujeitos dessa faixa etária.
Isso estimula os estudantes a investigar e relativizar outras culturas, bem como a desenvolver estratégias para lidar com diferenças culturais durante o contato com outras pessoas.
Interculturalidade é um conceito que se refere à interação entre diferentes culturas de forma igualitária, respeitosa e enriquecedora para todas as partes envolvidas. Por isso, esse debate pode começar, por exemplo, pelo tema “Food and Drink”, em que os estudantes exploram questões sobre alimentação em diferentes países. Vale ressaltar que o conceito de interculturalidade tem diversas interpretações.

Nono ano
Já no 9º ano, os alunos começam a se preparar para a continuação de suas jornadas, enxergando a Língua Inglesa como habilidade para redução de desigualdades.
Por meio de questionamentos, busca-se propiciar vivências e experiências que fomentem o olhar para além dos ambientes familiares.
Debates sobre história, tecnologias e sustentabilidade, sempre pautados pelo papel das responsabilidades pessoais para o desenvolvimento coletivo.
No contato com jovens de outras culturas e outros países, os estudantes dos anos finais do ensino fundamental podem identificar possibilidades e desafios da comunicação intercultural.

Como deve ser a organização das matrizes curriculares?

O Referencial Curricular para aulas de Língua Inglesa busca contemplar as características psicossociais e linguísticas do idioma como parte da formação integral e cidadã.
A matriz curricular é composta por componentes que visam lidar com a complexidade estudantil, sendo essencial considerar a importância das narrativas.
Professores podem estabelecer outras relações entre os elementos da matriz e as características de seus estudantes.
Atividades de vivência linguística mobilizam as habilidades de modo integrado. O paradigma da integração das habilidades faz um convite para um olhar multidimensional.
Os elementos da matriz visam lidar com a complexidade estudantil e são descritos em relação aos processos cognitivos. Há pluralidade de ações possíveis para uma reflexão profunda.
Em suma, a abordagem da Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental é crucial para garantir o acesso a bens culturais e preparar os alunos para a continuação de suas jornadas pessoais.
Para saber mais detalhes a respeito desse assunto, acesse o Guia de Avaliação dos anos finais do ensino fundamental.

Temas: Processo de ensino-aprendizagem; Ensino Fundamental; Ensino de Inglês

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/anos-finais-do-ensino-fundamental/. Acesso em: 24 abr. 2023. © 2023 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

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