Monday, February 6, 2023

ENGLISH in formation

FORMAÇÃO CONTINUADA EM INGLÊS:
DIMENSÕES, PREMISSAS 
E POSSÍVEIS IMPACTOS


O que uma formação continuada em Inglês deve conter para ajudar os professores? Neste artigo, você descobrirá alguns pontos relevantes.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

06 fev. 2023



Como tem sido trabalhada a formação continuada em Inglês de docentes da rede pública, especialmente para o Ensino Fundamental II?
Com base nisso, o Instituto Reúna, dentro do programa Skills for Prosperity, elaborou um material riquíssimo sobre dimensões, premissas e possíveis impactos da formação continuada de professores de Língua Inglesa.
Neste artigo, você conhecerá um pouco do que é abordado no guia do Instituto Reúna, a fim de ter o direcionamento de como se aprimorar nas práticas de ensino. Confira!

Quais são as premissas de qualidade dessa formação?
O Guia conta com seis premissas, considerando um estudo de formação continuada da Fundação Carlos Chagas, cuja base foi identificar características comuns de iniciativas eficazes. A seguir, veja um breve resumo de cada uma dessas premissas de qualidade.

1. Foco no conhecimento do conteúdo
Relaciona-se com o conhecimento sobre conceitos, estruturas e princípios do conteúdo. No caso da Língua Inglesa, de modo que haja repertório em, por exemplo:
  • leitura;
  • escrita;
  • interação;
  • produção;
  • compreensão.

2. Foco no conhecimento pedagógico do conteúdo

Essa premissa se baseia na organização e articulação das aprendizagens oferecidas aos estudantes, em correspondência com a dimensão da prática pedagógica.
Assim, de acordo com o guia, refere-se aos eixos de:
  • leitura;
  • escrita;
  • oralidade;
  • multiletramento;
  • estratégias didático-pedagógicas;
  • aprendizagem da língua para o uso.

3. Métodos ativos de aprendizagem
O guia apresenta também sugestões práticas para aplicar métodos ativos na formação continuada, com o objetivo de colocar docentes como protagonistas de seus processos de desenvolvimento.
A proposta é que durante a formação continuada cada docente possa vivenciar experiências ativas e significativas de aprendizagem, conectadas com seus contextos. Assim, as metodologias ativas que se espera que o grupo de docentes aplique em suas aulas precisam ser experienciadas durante a formação continuada.

4. Participação coletiva
Quando há uma participação colaborativa entre docentes, a tendência é de que a resolução de desafios comuns seja facilitada, tornando o contexto de atuação um objeto de reflexão.
É uma oportunidade de desenvolver uma cultura profissional de colaboração, a fim de obter um aprofundamento do conhecimento e das competências a respeito de temas pertinentes.

5. Duração prolongada
Quanto ao que se refere à duração das formações, o ideal é que haja uma continuidade, de modo que as atividades não sejam meramente pontuais.
O amadurecimento e a reflexão diante das temáticas abordadas em encontros de formação continuada podem aprimorar as práticas, bem como retroalimentar as pautas.

6. Coerência
Considerando as premissas anteriores, torna-se fundamental que as iniciativas de formação continuada sejam coerentes com os pilares e outros aspectos das políticas educacionais. Neste caso, coerente com o Escopo e Sequência do Ensino Fundamental II.
Obviamente, essas características de qualidade não se restringem à formação docente apenas para Ensino Fundamental II.

Quais são os possíveis impactos que a formação continuada em Inglês pode trazer?
Implementada de acordo com os parâmetros apresentados pelo Guia, espera-se, por exemplo, que, em um ano, os docentes sensibilizem-se para a importância da formação continuada em Inglês, bem como seus impactos específicos.
As formações específicas de Língua Inglesa são planejadas de fato e iniciadas nas redes públicas de ensino, a fim de fortalecer os métodos de aprendizado.
No médio prazo, algo em torno de 3 anos, espera-se que o grupo de docentes formados estejam devidamente familiarizados com metodologias e estratégias pedagógicas adequadas a seus contextos de ensino.
As transformações nas práticas pedagógicas, resultantes deste processo de formação continuada, pode levar à melhoria nos índices de aprendizagem, já que o contato com a Língua Inglesa se dá por meio de diversos recursos didáticos.
no âmbito de longo prazo, 5 anos ou mais de formação continuada, a expectativa é que os grupos de docentes percebam-se comprometidos com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Há uma possibilidade de uso da Língua Inglesa em sala de aula, usufruindo de estratégias, recursos e tecnologias adequados para os diferentes contextos. Um dos objetivos é possibilitar que o grupo de estudantes sinta-se cada vez mais confiante no uso do Inglês.
Para concluirmos, perceba a importância de oferecer possibilidades de formação continuada em Inglês, de modo que os professores possam ampliar seus conhecimentos, e que podem também resultar em impactos positivos para a aprendizagem dos e das estudantes.

Se você ficou na curiosidade sobre o conteúdo na íntegra, confira a versão completa do Guia de Formação Continuada e compartilhe com seus colegas.

Temas: Formação de Professores; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Professores; Ensino Superior; Instituto Reúna; Ensino de Inglês

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/formacao-continuada-ingles/. Acesso em: 06 fev. 2023. © 2023 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...