SCHWA SOUND:POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTENA PRONÚNCIA DO INGLÊS?
Por Redação Wizard
27 de janeiro de 2023
Se você já está estudando Inglês e quer aprimorar sua pronúncia, a ponto até de atenuar o sotaque, um dos primeiros passos é dominar o chamado schwa sound, um tipo de som vocálico amplamente utilizado no idioma e que costuma ser um desafio para muitos brasileiros.
Afinal, trata-se de um som bem específico que algumas letras carregam em determinadas palavras e, consequentemente, ganham uma pronúncia um pouco diferente do que utilizamos no Português, por exemplo.
Afinal, o que é schwa sound?
Certamente você já pegou um dicionário de Inglês e viu a forma de pronúncia das palavras antes de seus significados, quase sempre com letras e símbolos específicos. Então, o schwa sound também é representado por um desses códigos fonéticos, no caso o ə (um “e” de cabeça para baixo mesmo) e que ajuda a explicar o tipo de som com o qual aquela palavra deve ser pronunciada.
Como destacamos acima, o schwa sound é um som vocálico bem comum no Inglês e que pode dar uma pronúncia mais fechada, principalmente às sílabas átonas, que costumamos falar com um tom “mais aberto” no Português.
Por exemplo, na palavra “about”, na verdade o “a” não tem o mesmo som como o que conhecemos em nosso idioma, mas sim, um pouco mais fechado, quase que um meio termo entre o “a” e o “e”. Sendo assim, no dicionário em Inglês, certamente a pronúncia correta indicará: /əˈbaʊt/.
Por que é tão importante conhecer e dominar o schwa sound?
À primeira vista, o schwa sound pode até parecer algo sem grande valor para quem está aprendendo o Inglês. No entanto, o fato é que se trata de um perfeccionismo daqueles que buscam a pronúncia correta e mais próxima possível da falada pelos nativos.
Em outras palavras, podemos dizer que, em geral, o schwa sound não vai atrapalhar uma conversação ou mesmo o entendimento de uma fala, por exemplo. Por outro lado, ele pode sim confundir contextos e palavras muitos semelhantes e, claro, destacar ainda mais o sotaque da pessoa.
Ou seja, nada de tão grave assim, mas que, ao mesmo tempo, pode ajudar você a ter uma pronúncia impecável, mais fluente e aproximada da forma em que ela é falada originalmente.
O som do schwa sound nas function words
Basicamente, as functions words são verbos auxiliares, artigos, preposições, conjunções e pronomes no Inglês. Na prática, essas palavrinhas chegam a “sumir” no idioma falado. Isso ocorre justamente porque elas costumam ser pronunciadas com o schwa sound e, portanto, não têm o mesmo som que imaginamos quando estamos aprendendo ou lendo uma sentença.
E para entender melhor, podemos destacar alguns exemplos práticos:
- “to” costuma ser pronunciado muito mais com o schwa sound. Assim, a pronúncia mais usada está mais puxada para o /tə/ do que para o /tuː/;
- O mesmo ocorre com o “for”, que é mais pronunciado como /fər/ do que como /fɔːr/;
- “of” também é outro exemplo de function word que utiliza o schwa sound. Assim, se pronuncia como /əv/ ou /ə/ e não como /ɒv/;
- “have” é um verbo que também soa mais como /həv/ ou /əv/ em vez de /hæv/;
- “has” como verbo auxiliar costuma ser mais pronunciado como /həz/ ou /əz/.
O verbo can e o schwa sound
O “can” é um verbo modal que merece destaque quando o assunto é schwa sound, já que a sua pronúncia é umas das mais notórias nesse quesito e, inclusive, pode até apresentar pequenas diferenças: /kən/ e /kæn/.
De forma resumida, podemos dizer que, dentro de uma sentença, sempre é possível dar ênfase a algum fator específico, tais como o pronome, substantivo, verbo etc.
Dessa maneira, a pronúncia do “can” pode variar conforme o que você realmente quer enfatizar. Observe:
- I can speak Chinese. (aqui, vamos dar ênfase ao pronome “I”, para ficar claro que sou “eu” que falo);
- I can SPEAK Chinese. (nesse exemplo, vamos dar ênfase ao verbo “speak”, para deixar claro que eu “falo”)
- I can speak CHINESE. (por fim, daremos ênfase ao “Chinese” na sentença, para deixar claro que é “chinês” e não qualquer outro idioma).
Por outro lado, se você quiser enfatizar o verbo “can” em uma frase, aí sim a sua pronúncia pode ser um pouco mais puxada para o schwa sound /kæn/. Por exemplo:
- I CAN speak Chinese (a enfâse agora é no can, justamente para mostrar que eu “sei” falar chinês).
Exemplos de schwa sound no Inglês
Para finalizar o nosso material sobre schwa sound, destacamos alguns exemplos práticos de palavras muito comuns no idioma e que utilizam esse tipo de som:
- about /əˈbaʊt/;
- original /əˈrɪdʒənəl/;
- banana /bəˈnɑnə/;
- camera /ˈkæmərə/;
- problem /ˈprɑbləm/;
- available /əveɪləbəl/;
- Brazilian /brəzɪljən/;
- jealous /dʒeləs/;
- construction /kənstrʌkʃən/;
- minute /mɪnət/;
- proportional /prəpɔːrʃənəl/;
- stomach /stʌmək/;
- computer /kəmpjuːt̬ɚ/;
- kitchen /kɪtʃən/;
- necklace /nekləs/;
- famous /feɪməs/;
- excellent /eksələnt/;
- confusion /kənfjuʒən/;
- private /praɪvət/.
Adaptado de: https://www.wizard.com.br/idiomas/schwa-sound-por-que-ele-e-tao-importante-na-pronuncia-do-ingles/. Acesso em: 22 fev. 2023. Copyright © 2023 Wizard by Pearson. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment