Monday, February 27, 2023

Cultural Diversity

DIVERSIDADE CULTURAL
NA LÍNGUA INGLESA:
FOCO NA COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL


A diversidade cultural na Língua Inglesa e Inglês como lingua franca ajudam a estimular protagonismo dos estudantes.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

24 fev. 2023



Por muito tempo, o ensino do Inglês tem se mantido na forma de falar de nativos norte-americanos ou britânicos. Com isso, o ensino de cultura também tem estado atrelado a culturas desses povos. Considerando a variedade nos falantes do idioma pelo mundo, como a diversidade cultural na Língua Inglesa pode mudar esse cenário?
Hoje reconhecemos que o Inglês funciona como uma lingua franca, isto é, a língua comum que é usada por falantes de diferentes línguas para se comunicarem. Deste modo, falar de culturas de povos específicos deixa de ser o foco principal. É mais importante falar das diferenças culturais e como estas fazem parte da comunicação. Neste artigo, saiba como essa diversidade cultural pode ser utilizada pelos docentes, especialmente no contexto do ensino de Inglês na escola pública.

O que é Inglês como lingua franca?

Nos últimos anos tem crescido o reconhecimento de que o Inglês funciona como uma língua de comunicação internacional, entre falantes de diferentes línguas. Mesmo assim, em muitos casos ainda se tem como meta aprender o Inglês para falar com nativos e, por isso, muitos aspectos culturais trazidos para a sala de aula têm a ver com esses falantes idealizados.
Pensar o Inglês dessa forma traz novos desafios. Por isso, a BNCC propõe que o Inglês seja ensinado para desenvolvimento da interculturalidade. Esta é compreendida como um terceiro espaço, um entre culturas no qual as diferenças culturais são explicitadas, negociadas e compreendidas como parte do processo de comunicação. Além disso, é preciso explorar como essas diferenças são produzidas, como por exemplo, por que algumas culturas são consideradas superiores a outras.

Como estudantes exercem protagonismo nesse contexto?

Quando a língua se desterritorializa, as culturas que a ela podem ser associadas são múltiplas. Cada falante expressa padrões culturais e tem referências para criar sentidos nas interações. Por isso, além de ressignificar o que é cultura, os estudantes podem explorar diferenças culturais presentes nas mais diversas formas de comunicação.
Ao invés de, por exemplo, aprender sobre hábitos dos norte-americanos ou dos ingleses, é possível descobrir como o modo de você falar Inglês traz jeitos brasileiros de se comunicar. Ou como toda forma de se expressar é também cultura e, assim, relativizar a “superioridade” cultural de falantes nativos.

De que forma os livros didáticos abordam isso?

De modo geral, livros didáticos tendem a reforçar estereótipos culturais com uso de imagens e variedades do Inglês que reforçam o conceito de que a Língua Inglesa pertence a povos específicos. É comum adotarem um sentido de cultura apenas vinculado a artefatos culturais, por exemplo, como quando associam a língua a símbolos como o Big Ben em Londres ou Estátua da Liberdade em Nova York.
Porém, se adotamos o conceito de interculturalidade, segundo a professora Telma Gimenez, é preciso ir além de fazer comparações entre diferentes hábitos. É preciso explorar as diferenças culturais e compreender como estas são (re)produzidas ou ressignificadas nas interações.

Qual é o papel dos docentes quanto à diversidade cultural na Língua Inglesa?

Se os livros didáticos não tratarem da diversidade cultural, os professores podem buscar suprir lacunas para adequar o ensino à realidade dos alunos. Em uma visão mais estática de cultura, isto pode ser feito trazendo exemplos de falantes e temas de diferentes culturas para a sala de aula, incentivando pesquisas e projetos que reflitam a diversidade linguístico-cultural de diversos países e encorajando reflexões sobre elas. Ao pensar cultura como elemento indissociável da língua, poderá criar atividades de conscientização linguística (language awareness), identificando práticas culturais nos modos de cumprimentar, por exemplo.

Temas: Formação de Professores; Cultura; Linguística; Ensino de Línguas; Ensino de Inglês; Inglês como lingua franca; Diversidade; Gênero e Inclusão Social; Letramento

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/diversidade-cultural-na-lingua-inglesa/. Acesso em: 27 fev. 2023. © 2023 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...