Monday, February 27, 2023

Cultural Diversity

DIVERSIDADE CULTURAL
NA LÍNGUA INGLESA:
FOCO NA COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL


A diversidade cultural na Língua Inglesa e Inglês como lingua franca ajudam a estimular protagonismo dos estudantes.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

24 fev. 2023



Por muito tempo, o ensino do Inglês tem se mantido na forma de falar de nativos norte-americanos ou britânicos. Com isso, o ensino de cultura também tem estado atrelado a culturas desses povos. Considerando a variedade nos falantes do idioma pelo mundo, como a diversidade cultural na Língua Inglesa pode mudar esse cenário?
Hoje reconhecemos que o Inglês funciona como uma lingua franca, isto é, a língua comum que é usada por falantes de diferentes línguas para se comunicarem. Deste modo, falar de culturas de povos específicos deixa de ser o foco principal. É mais importante falar das diferenças culturais e como estas fazem parte da comunicação. Neste artigo, saiba como essa diversidade cultural pode ser utilizada pelos docentes, especialmente no contexto do ensino de Inglês na escola pública.

O que é Inglês como lingua franca?

Nos últimos anos tem crescido o reconhecimento de que o Inglês funciona como uma língua de comunicação internacional, entre falantes de diferentes línguas. Mesmo assim, em muitos casos ainda se tem como meta aprender o Inglês para falar com nativos e, por isso, muitos aspectos culturais trazidos para a sala de aula têm a ver com esses falantes idealizados.
Pensar o Inglês dessa forma traz novos desafios. Por isso, a BNCC propõe que o Inglês seja ensinado para desenvolvimento da interculturalidade. Esta é compreendida como um terceiro espaço, um entre culturas no qual as diferenças culturais são explicitadas, negociadas e compreendidas como parte do processo de comunicação. Além disso, é preciso explorar como essas diferenças são produzidas, como por exemplo, por que algumas culturas são consideradas superiores a outras.

Como estudantes exercem protagonismo nesse contexto?

Quando a língua se desterritorializa, as culturas que a ela podem ser associadas são múltiplas. Cada falante expressa padrões culturais e tem referências para criar sentidos nas interações. Por isso, além de ressignificar o que é cultura, os estudantes podem explorar diferenças culturais presentes nas mais diversas formas de comunicação.
Ao invés de, por exemplo, aprender sobre hábitos dos norte-americanos ou dos ingleses, é possível descobrir como o modo de você falar Inglês traz jeitos brasileiros de se comunicar. Ou como toda forma de se expressar é também cultura e, assim, relativizar a “superioridade” cultural de falantes nativos.

De que forma os livros didáticos abordam isso?

De modo geral, livros didáticos tendem a reforçar estereótipos culturais com uso de imagens e variedades do Inglês que reforçam o conceito de que a Língua Inglesa pertence a povos específicos. É comum adotarem um sentido de cultura apenas vinculado a artefatos culturais, por exemplo, como quando associam a língua a símbolos como o Big Ben em Londres ou Estátua da Liberdade em Nova York.
Porém, se adotamos o conceito de interculturalidade, segundo a professora Telma Gimenez, é preciso ir além de fazer comparações entre diferentes hábitos. É preciso explorar as diferenças culturais e compreender como estas são (re)produzidas ou ressignificadas nas interações.

Qual é o papel dos docentes quanto à diversidade cultural na Língua Inglesa?

Se os livros didáticos não tratarem da diversidade cultural, os professores podem buscar suprir lacunas para adequar o ensino à realidade dos alunos. Em uma visão mais estática de cultura, isto pode ser feito trazendo exemplos de falantes e temas de diferentes culturas para a sala de aula, incentivando pesquisas e projetos que reflitam a diversidade linguístico-cultural de diversos países e encorajando reflexões sobre elas. Ao pensar cultura como elemento indissociável da língua, poderá criar atividades de conscientização linguística (language awareness), identificando práticas culturais nos modos de cumprimentar, por exemplo.

Temas: Formação de Professores; Cultura; Linguística; Ensino de Línguas; Ensino de Inglês; Inglês como lingua franca; Diversidade; Gênero e Inclusão Social; Letramento

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/diversidade-cultural-na-lingua-inglesa/. Acesso em: 27 fev. 2023. © 2023 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...