Wednesday, February 17, 2021

SELF-LEARNING AND TECHNOLOGY

Ferramentas e recursos
para aprender Inglês sozinho


Denilso de Lima


Para deixar essa lista bem organizada e fácil de você se localizar, as ferramentas e recursos para aprender inglês sozinho estão agrupadas assim:
  • Organização dos Estudos
  • Revisão dos Estudos
  • Edição de PDF
  • Sites para estudar inglês em geral
  • Sites para estudar gramática do inglês
  • Recursos para corrigir seus textos
  • Extensões para usar com vídeos
  • Apps para estudar inglês (aplicativos)
  • Sites e apps para pronúncia

Organização dos estudos

Muitas pessoas ainda gostam de se organizar no papel, mas quem já está numa pegada mais tecnológica gosta mesmo é de se organizar com recursos online. Estes recursos são excelentes para professores que querem organizar a agenda de estudos dos alunos, pois ambos podem ter acesso. Além do site alguns deles tem a versão app.

Revisão dos estudos

A revisão é de suma importância para o aprendizado do Inglês, sem ela muito do que estamos estudando não é fixado. Claro que o bom e velho caderno ainda faz seu papel mas quem quer utilizar recursos online ou apps é só conferir esse excelentes recursos.

Edição de PDFs

Outra dica muito legal que falamos são os editores de PDF. Muitas vezes recebemos um arquivo com exercícios e não necessariamente temos como imprimi-lo. Ou então, não queremos utilizar folhas que logo serão desperdiçadas. Think green! Então estes recursos te deixam escrever, grifar, circular… Enfim, utilizar o material da maneira que fazemos com o papel.

Sites para estudar Inglês em geral

Alguns sites disponibilizam lições de Inglês para que você estude listening, reading, vocabulário… Os mais citados foram:

Para estudar gramática

Para estudar gramática recebemos diversas sugestões. Uma delas foi o app English Grammar In Use. Apesar de você ter apenas acesso a aulas, caso esteja disposto a comprar a gramática, o investimento no app pode ser menor que adquirir o livro.
De todas as formas, outras sugestões vieram com mais conteúdo gratuito.
O site BBC Learning English tem um espaço apenas para lições de gramática. O mesmo vale para os sites do British Council e o Test English. todos citados acima.
Além disso, um outro recomendado é o e-Grammar.

Recursos para corrigir seu texto

Muitas pessoas ainda utilizam o corretor para correção de documentos, mas hoje já temos recursos que podem nos ajudar de uma maneira mais acurada como:
Ambos tem extensões que podem ser utilizadas no Office, Chrome, Google etc... O Grammarly tem extensão inclusive para o WhatsApp.

Extensões para estudar com vídeos

Há a extensão Language Learning with Netflix. Além de colocar dupla transcrição de Inglês e Português, você pode regular velocidade da fala e contar com um dicionário pop-up. Realmente super interessante para quem está aprendendo.
Além dela também temos disponível a extensão Language Learning with Youtube.

Apps para Aprender Inglês

Apesar da comum opinião entre professores que ninguém aprende um idioma só estudando num app, é fato que para um treino rápido ele é legal já que podemos utilizá-los como um jogo. Os preferidos foram:
  • Voscreen (excelente para nível intermediário)
  • Busuu (para básico)
  • Cake (para todos os níveis)
  • Duolingo (para básico)
  • LyricsTraining (um queridinho entre professores, excelente para quem gosta de música)
  • News in levels (para quem gosta de notícias)
  • English Speaking Practice (para quem está começando e quer treinar conversação)

Sites e Apps para pronúncia

É importante frisar que todos os apps ou sites que avaliam nossa pronúncia ainda não são confiáveis. Inclusive professores relataram sobre falhas. Mas recursos onde ouvimos pronúncias são muito válidos. Seguem algumas sugestões, sendo que alguns contam com versões web e app também:
O Google Pronunciation também pode ser utilizado como recurso para consulta de pronúncia. Você apenas escreve a palavra e clica em pronunciation para você ter acesso ao robô que pode inclusive falar mais devagar. Pelo celular você tem inclusive recurso de gravar sua voz para comparar.

That’s it!

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...