Monday, February 8, 2021

SPEAKING (SOME TIPS)

6 DICAS PARA PRATICAR 
A CONVERSAÇÃO EM INGLÊS


July 15, 2019


Faz parte do grupo de pessoas que diz que sabe inglês, mas, na hora de falar, não sai nem uma palavrinha? Isso significa que você precisa praticar a conversação que, em inglês, chamamos de speaking. Essa habilidade, junto com writing, listening e reading, formam os quatro pilares do idioma e são os principais focos de quem quer aprender inglês.
E como treinar essa habilidade específica, se você não encontra com gringos todos os dias virando a esquina da sua casa? Aqui, listamos 6 dicas de como treinar a conversação. São sugestões de mudanças simples na sua rotina de estudos, mas que vão dar aquele up no seu inglês e ajudar a nunca mais travar. Are you ready? 

Number 1: vá sem medo

Muitos dos nossos alunos relatam que têm medo de falar inglês. Seja por receio de errar ou por acharem que serão motivo de piada. Estamos aqui para garantir que isso não vai acontecer. Assim como quando alguém de fora vem falar em português com a gente, e nós fazemos de tudo para entender a pessoa, isso também acontece quando falamos em inglês com um nativo.
Não tenha medo de falar inglês! O ideal é que, de desde a primeira aula, você já tente formar frases curtas – e que vá construindo orações mais complexas conforme aprende. Esse treinamento é ideal para, além de perder o medo de falar, você fixar melhor o que está aprendendo.

Number 2: insira o inglês no seu dia a dia

Outra coisa que já deve ter ouvido é que, quando pensa em inglês, fica mais fácil falar o idioma. Imagina comigo: primeiro você vai formular a frase em português, depois vai traduzir palavra por palavra para o inglês, e só daí vai dizer em voz alta a mensagem que pretendia. Leva muito tempo, não é? Por este motivo, pensar direto em inglês é tão importante. Uma dica para fazer isso: inserindo o idioma cada vez mais na sua rotina.
Como assim? Começando do mais simples: qual é o idioma do seu celular no momento? Se ele está em português, experimente trocar a língua do aparelho para o inglês. Como você já conhece os comando praticamente “by heart” (de cor), não vai sentir tanta dificuldade em seguir com as atividades do seu dia a dia, mesmo que não conheça todo o vocabulário. Dessa forma, enquanto estiver mandando mensagens no Whatsapp ou postando aquela selfie no Instagram, você vai ter contato com o idioma e planejar sua próxima “action” em inglês. E a mesma dica vale para todas as redes sociais. 😉
Aproveite também para consumir mais conteúdo no idioma. Jornais, revistas, filmes e séries podem ser grandes aliados para inspirar você a ter conversas em inglês, deixando seu vocabulário cada vez mais rico.

Number 3: tire todas as suas dúvidas

Quanto mais você souber sobre a construção de determinada frase, mais fácil vai ser falá-la. Por isso, tire todas as suas dúvidas sempre! Lembre que não existem perguntas desnecessárias quando você está aprendendo um novo idioma.
Inclusive, recomendamos que você tenha na sua rotina de estudos o hábito de agendar aulas particulares com seu professor de inglês preferido. Assim, você tem a liberdade de perguntar o que quiser e pedir ajuda para formular novas frases em inglês. Sem falar que, como a aula é só sua, você pode praticar conversação tranquilamente.

Number 4: converse com seus amigos

Nada melhor do que ter os amigos do nosso lado quando estamos aprendendo uma coisa nova. No inglês, não é diferente. Com certeza, tem alguém no seu círculo de amizade que também está aprendendo – por que não propor para essa pessoa que vocês pratiquem juntos?
Pode ser trocando mensagens, áudios, e-mails. A ideia aqui é você treinem juntos e variem o assunto. Pode falar sobre o time do coração, aquela série que vocês amam, vale tudo!

Number 5: aumente seu vocabulário

Mais uma dica que vai deixar você mais seguro na hora de falar: o vocabulário. É muito mais fácil conversar sobre um assunto que você sabe conhece um bom número de palavras relacionadas. Para enriquecer seu portfólio de palavras, você pode usar diversos recursos ao seu favor, como os citados na dica número 2, dicionários, pesquisas. Quanto mais fontes, melhor.
Para memorizar seu vocabulário novo, indicamos usá-lo e ter um caderno de inglês- um fiel escudeiro na hora de aprender. Ele ajuda a guardar melhor todo o vocabulário que você aprendeu, além de ser fácil de consultar sempre que precisar.

Number 6: coloque seu inglês em prática

A união de todas as nossas dicas anteriores. Prática, prática, prática. Você não vai sair da sua primeira aula de inglês falando como um nativo, mas é colocando tudo que aprendeu em prática, sempre que puder, que vai alcançar a fluência que sempre sonhou.

Expressões para ajudar a praticar sua conversação em inglês

Quando estiver conversando em inglês com alguém, mesmo que não saiba palavra por palavra, normalmente é possível entender pelo contexto geral. Mas se ficar na dúvida, use e abuse de frases como:
  • “Sorry, I didn’t understand that.” (Desculpe, não entendi o que você disse.)
  • “Could you repeat it, please?” (Poderia repetir, por favor?)
  • “Could you speak a little slower/louder?” (Poderia falar um pouco mais devagar/alto?)
  • “Could you explain it again?” (Poderia explicar novamente?)
Use essas expressões, entre outras possibilidades, sempre que precisar.

E SE EU NÃO ENTENDER QUANDO FALAREM EM INGLÊS COMIGO?

Aprender um novo idioma pode ser complicado, e todo mundo tem medo de errar no começo. Ao aprender inglês, você se esforça para ampliar o vocabulário, escrever direito, entender o que lê e conseguir falar. Porém, como isso tudo se junta quando você finalmente tem que usar seu inglês fora da sala de aula?
É normal dar um frio na barriga quando você precisa entender alguém falando inglês. Não se apavore. Relaxe e saiba que, se não entender, você sempre pode perguntar e pedir para a pessoa repetir. Para ajudar, separamos algumas expressões e frases para isso.

Você pode mostrar que não entendeu pedindo desculpa:
  • Sorry?
  • Excuse me?
  • Pardon?
  • I beg your pardon?
Você pode ser informal:
  • Sorry, what? (Desculpe, o quê?)
  • Come again? (Como disse?)
  • Pass that by me again? (Fale para mim de novo?)
Você pode ser formal e explicar que não entendeu:
  • Sorry, I’m afraid I don’t follow you. (Desculpe, lamento, mas não consegui entender.)
  • Excuse me, could you repeat the question? (Desculpe, poderia repetir a pergunta?)
  • I’m sorry, I don’t understand. Could you say it again? (Lamento, não entendi. Poderia repetir?)
  • Would you mind speaking more slowly? (Se importaria de falar mais devagar?)
Não importa a frase que você usa, o importante é manter a calma. Uma dica para entender o que estão falando é prestar atenção ao contexto, às palavras-chave e à linguagem corporal. Pode ajudar! E treine bastante também...

(Nicole Bleidorn / Vanessa Spirandeo)

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...