Tuesday, September 12, 2023

Students

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO




Quando um professor de língua ouve a palavra "adolescente", muitas vezes sente medo. Até mesmo os professores mais experientes podem perder a coragem quando veem estudantes entediados se espreguiçando em suas cadeiras ou fazendo brincadeiras inapropriadas. Provavelmente não há outro grupo etário com uma pior reputação em ELT do que os adolescentes.

Os adolescentes merecem ser vistos desta maneira? É realmente justo ver os adolescentes dessa maneira? Não vemos o quão excitante os adolescentes podem ser por causa do que sentimos sobre eles. Os adolescentes podem ser difíceis de lidar por causa das mesmas coisas que podem torná-los tão interessantes de trabalhar. Depende de como você vê isso, e como um professor se sente sobre um adolescente terá um grande efeito sobre o quão bem eles se dão. Tente lembrar como era ser um adolescente. Você consegue pensar em um professor ou outra pessoa que o inspirou e ficou com você? Que tipo de coisas eles tinham?

Os adolescentes querem ser levados a sério. É uma má ideia falar com eles de cima para baixo ou "ensinar de cima" para eles. Isso não significa que você deve 'se fazer adolescente'. Você não está na sua adolescência! Você ainda é uma figura de poder, representando autoridade, e você precisa manter essa distinção clara se quiser manter um bom relacionamento com seus alunos.

Não se esqueça de que os adolescentes têm sua própria forma de vida. Essa cultura tem seus próprios ícones e até mesmo uma linguagem distinta. Muitos professores pensam que a única maneira de se conectar com os adolescentes é agir como um deles. Eles se esforçam muito para parecer "legais". Os adolescentes geralmente não gostam desse tipo de comportamento. Eles querem que o professor respeite sua cultura, não a coopte. É bom deixar os alunos saberem que você sabe sobre algumas modas e tendências, mas não tente se vestir, falar ou agir como eles.

Os adolescentes podem sentir muitas coisas. Tudo é tão importante e consome tanto tempo. Quando os professores dizem que os adolescentes são preguiçosos e difíceis de motivar, podem se surpreender. Nessa idade, é quase impossível para um aluno não ter uma opinião sobre algo, desde que tenha algo a ver com suas vidas. Se você puder planejar atividades que façam os adolescentes pensarem, pode ter certeza de que receberá muitos comentários positivos.

Ensinar Inglês apenas através da cultura dos adolescentes não manterá os alunos interessados. Se quisermos nos conectar com os adolescentes, precisamos nos aprofundar e encontrar temas universais. Se você nasceu em 1950, 1970 ou 1990, independentemente, terá que lidar com coisas como:
  • autoestima,
  • pressão dos colegas,
  • ética,
  • encontrar sua própria identidade,
  • lidar com relacionamentos,
para mencionar apenas alguns temas. Se o professor puder planejar atividades que incluam esses tipos de questões básicas, os alunos poderão relacionar o que aprendem com suas próprias vidas. Obviamente, nem todas as atividades em um livro podem ter tanto significado pessoal. Em uma escala maior, devemos:
  • criar atividades de conscientização linguística para adolescentes que os ajudem a entender como as línguas funcionam e a se interessar por isso;
  • incentivar os alunos a se tornarem pensadores claros e críticos e a fazer conexões entre seu estudo da língua e outras partes de sua educação;
  • usar projetos em sala de aula para incentivar os alunos a trabalharem em grupos e aprenderem uns com os outros.
Por último, alguns estudos recentes mostraram que os anos da adolescência podem ser o melhor momento para aprender uma língua rapidamente e bem. A brincadeira de uma criança e a capacidade de um adulto de fazer suposições e pensar criticamente trabalham juntas para criar um equilíbrio entre aprender e adquirir que nem sempre está disponível para alunos de outras idades.

Adaptado de Lewis, G. (2007). Teenagers. OUP.


© Seven Idiomas 2023. Adaptado do Programa INGLÊS PRA TODOS, parceria da SEDUC-SP com a Seven Idiomas. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...