Tuesday, September 19, 2023

Speaking Activities

TIPS FOR SPEAKING ACTIVITIES
IN ENGLISH LESSONS
A PRODUÇÃO ORAL NAS AULAS
DE LÍNGUA INGLESA


Cambridge University Press ELT
YouTube Channel
Sep. 5, 2018
Seven Idiomas


OS DESAFIOS DO TRABALHO COM PRODUÇÃO ORAL
Algumas das dificuldades que os professores enfrentam ao trabalhar com produção oral em grupos grandes são:
  • Os estudantes não executarem a atividade adequadamente. Eles terminam a atividade rapidamente e fazem outra coisa.
  • Os estudantes cometerem erros e o professor não conseguir abordá-los.
  • Os estudantes não terem habilidades linguísticas suficientes para realizar a tarefa proposta.

OS ESTÁGIOS DE UMA AULA DE PRODUÇÃO ORAL
Sequenciamos uma aula de produção oral de forma diferente da maneira como organizamos aulas de habilidades receptivas. Aqui, o objetivo principal é preparar os estudantes para a produção oral que esperamos deles. Como vimos até agora, devemos ter momentos de produção oral em todos os tipos de aulas, mas isso não significa que os estudantes estejam desenvolvendo habilidades de produção oral específicas. Para equilibrarmos fluência, precisão, adequação e diferentes estratégias comunicativas, precisamos preparar os estudantes para fazê-lo.

Preparação para a tarefa comunicativa ou prática
Dar instruções aos estudantes e tempo para se prepararem para a produção. Isso maximizará suas chances de obter uma produção com mais qualidade. Neste momento, eles podem fazer anotações sobre o que dizer e como expressa uma ideia. Dê estímulos e corrija imediatamente se necessário.

Feedback
Use as anotações que você fez ao monitorar os estudantes. Escreva exemplos de linguagem usada pelos estudantes na lousa. Dê feedback sobre pronúncia, gramática e vocabulário, e também sobre os aspectos positivos. Lembre-se de elogiar os estudantes quando necessário.

Apresentação da linguagem-alvo
Apresente funções comunicativas, destaque expressões fixas, aponte as estruturas-alvo e forneça aos estudantes a linguagem necessária para realizar a tarefa. Priorize o que eles mais precisarão. Mostre como usarão o vocabulário e as funções, e pratique a pronúncia.

Contextualização
Estabeleça o contexto e envolva os estudantes no tópico da aula.

Tarefa comunicativa
Este é o momento para o qual você preparou os estudantes. Apresente claramente a tarefa e dê tempo suficiente para que a realizem. Monitore e evite interromper, a menos que eles não consigam fazer a tarefa ou estejam fazendo algo errado. Incentive a interação entre os estudantes, faça anotações de quaisquer aspectos que possam prejudicar a comunicação, como pronúncia, vocabulário e gramática.

Reformulação
Peça aos estudantes para repetirem a tarefa, se necessário. Essa é outra oportunidade para eles realizarem a tarefa considerando o feedback recebido. Idealmente, devemos reagrupar os estudantes para evitar repetições. Também podemos fazer pequenas alterações na tarefa para mantê-los engajados.

Estágio pré-comunicativo ou texto para gerar ideias
Dê aos estudantes ideias para a produção oral. Eles podem fazer um brainstorming ou fazer anotações individualmente, por exemplo. Dependendo do resultado esperado, pode ser uma boa ideia usar um texto de leitura/escuta para fornecer um modelo do que eles devem produzir. Essa etapa também ajuda a dar aos estudantes ideias para a produção oral.

O CICLO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ORAL
Para garantir o sucesso de uma atividade de produção oral, é essencial desenvolver ou selecionar uma tarefa apropriada e preparar os estudantes para realizá-la. Além disso, é crucial planejar cuidadosamente os passos de como apresentar a tarefa, tornando as instruções claras e demonstrando o que é esperado na produção.
Observe a seguinte tarefa. Responda as seguintes perguntas:
a. O que você pode fazer para ajudar os estudantes a se prepararem para essa tarefa?
b. Como você apresentaria a tarefa? Considere as instruções, preparação, agrupamento dos estudantes, monitoramento e feedback.


Possíveis respostas:
a. Para realizarem uma tarefa de produção oral com “how often questions”, é importante explorar inicialmente, com os alunos, sobre as atividades que eles realizam em seu dia a dia, em sua rotina. Essa exploração pode até ser feita em língua materna, e, então, o professor pode apresentar o correspondente em Língua Inglesa, incluindo expressões e estruturas adequadas para os estudantes utilizarem como modelo em suas falas.
b. Após a exploração descrita na alternativa anterior, ou seja, proporcionar repertório lexical e linguístico de modo contextualizado para os alunos, é essencial que o professor dê tempo para os estudantes elaborarem suas próprias questões, além de apresentar a eles possíveis modelos de respostas para as perguntas. O docente precisa orientá-los para que pensem em suas próprias respostas, conforme suas vivências pessoais. A atividade pode até ser ampliada, dependendo do nível da turma, com questões como “why do you watch TV in bed?” ou “why don’t you (like to) watch TV in bed?”, com modelos de respostas como “because I like to watch movies while I’m taking a rest”, ou “because I may sleep when the TV is on”, ou outros modelos possíveis. Essa ampliação pode ser proposta em determinados agrupamentos de estudantes, conforme o conhecimento de Inglês que possuem, e, gradativamente, o professor pode estender aos demais agrupamentos. Com a colaboração de alguns estudantes, o docente pode apresentar para a turma um exemplo de como a atividade se desenvolverá. É necessário que o professor circule pela sala observando como os grupos realizam as atividades. Ao final, alguns diálogos podem ser socializados e uma sistematização ser realizada, encorajando os estudantes a observarem e expressarem semelhanças e diferenças em suas respostas, além de ser um momento propício para apontar aspectos como pronúncia, entonação, vocabulário, gramática e o que mais for preciso para o aprimoramento dos alunos em sua expressão oral na Língua Inglesa.

Cambridge Secondary: Tips for Speaking Activities - September 5, 2018

De acordo com o vídeo acima, observe os seguintes procedimentos para o desenvolvimento do ciclo de produção da atividade oral.
a. Leia as instruções do livro com toda a turma.
b. Faça uma pergunta junto com a turma como exemplo.
c. Dê aos estudantes tempo para preparar suas perguntas.
d. Dê aos estudantes tempo para pensar em suas respostas e pesquisar vocabulário.
e. Mostre prompts no quadro para ajudá-los a fazer perguntas de expansão.
f. Peça a um estudante para responder a uma pergunta de exemplo. Incentive-os a usar os prompts no quadro.
g. Monitore os estudantes enquanto realizam a atividade e faça anotações de exemplos positivos de linguagem e alguns erros que eles cometem.
h. Peça aos estudantes que relatem à turma o que encontraram em comum com seus colegas.
i. Escreva os erros no quadro sem dizer quem cometeu cada erro. Peça para os estudantes corrigirem os erros. Escreva alguns exemplos de uso correto da linguagem e elogie-os.
j. Troque os pares para que os estudantes refaçam a tarefa considerando o feedback recebido.
k. Dê aos estudantes um feedback final e encerre a atividade.

© Seven Idiomas 2023. Adaptado do Programa INGLÊS PRA TODOS, parceria da SEDUC-SP com a Seven Idiomas. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...