Tuesday, March 28, 2023

ENGLISH Curriculum SEDUC

ENGLISH CURRICULUM
Organizador Curricular de LÍNGUA INGLESA
CURRÍCULO PAULISTA



Encontra-se neste LINK o documento Organizador Curricular de Língua Inglesa para o ano letivo de 2023. Nesse documento, as habilidades e os objetos de conhecimento estão listados por bimestre, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Diferentemente do material postado no dia 22 de fevereiro de 2023 (confiram AQUI), o Organizador traz a indicação do volume e da unidade ou situação de aprendizagem do Currículo em Ação onde se encontram atividades que contemplam tais habilidades e objetos de conhecimento.

Algumas observações:
  • As habilidades e objetos de conhecimento dos anos finais estão na sequência apresentada no material de apoio Currículo em Ação, mais especificamente o Xperience Nova Escola - Skills for Prosperity, cuja produção foi proporcionada pelo Prosperity Fund, fundo de cooperação do Governo Britânico, no Brasil, com a colaboração do British Council. Para o primeiro e segundo bimestres, foram observados os materiais de apoio disponibilizados em janeiro de 2023; para o terceiro e quarto bimestres, considerou-se o Currículo em Ação de Língua Inglesa, volume 2, caderno do professor, distribuído no segundo semestre de 2022.
  • Para a elaboração do quadro de habilidades e objetos de conhecimento de Língua Inglesa no Ensino Médio, foi observado o Currículo em Ação da 1ª e 3ª séries, volume 1, 2023, além da tabela disponibilizada no site do Currículo Paulista com habilidades para todo o ano letivo. Também foi verificado o material da 1ª série entregue no segundo semestre de 2022. O campo “Materiais de Apoio” da 3ª série, no terceiro e quarto bimestres, será preenchido assim que a SEDUC liberar os cadernos para o segundo semestre de 2023. Quanto à 2ª série, na qual o Inglês não faz parte da FGB, mas está como IF, não foram elencadas habilidades da área de LGG para o componente, tão pouco habilidades específicas de LI dos anos finais do Ensino Fundamental (habilidades de suporte ou de retomada).
  • Informações sobre o componente Língua Inglesa na 2ª série, como IF, conforme o documento “ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS - AÇÕES NOVO ENSINO MÉDIO - Carga de Expansão/ACDA e Novotec Expresso”, p. 15, disponibilizado pela SEDUC em novembro de 2021:
“À vista da necessidade de desenvolvimento das competências e habilidades do Currículo Paulista para a 1ª série do Ensino Médio, previstas para a área de Linguagens e suas Tecnologias, bem como das habilidades linguísticas voltadas para a oralidade, leitura, escrita e compreensão auditiva por parte dos estudantes com relação à Língua Inglesa, orienta-se que as obras disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2021 (PNLD) sejam utilizadas como apoio didático-metodológico para as aulas do componente curricular nas aulas de expansão para a 2ª série. Isto posto, considerando que a etapa do Ensino Médio é um período no qual os estudantes têm a oportunidade de resgatar e/ou aprofundar as habilidades e competências, prevê-se que os materiais didáticos do PNLD possam apoiar o processo de ensino e aprendizagem do componente curricular Língua Inglesa em:
• Avaliações diagnósticas e processuais;
• Desenvolvimento de planejamentos e projetos;
• Desenvolvimento das habilidades linguísticas em Língua Inglesa;
• Ampliação de conhecimentos a respeito de aspectos culturais, sociais e históricos dos países anglófonos.
De acordo com um levantamento realizado, as obras Anytime (Editora Saraiva), Moderna Plus (Editora Moderna) e English Vibes (Editora FTD) foram as mais escolhidas pela Rede Estadual. Estes materiais, especificamente, apresentam propostas pedagógicas flexíveis que objetivam o desenvolvimento da Língua Inglesa, seguindo o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (CEFR). Assim, mediante a necessidade de uma avaliação prévia do professor, em especial no início do ano letivo, e visando o planejamento para consolidação e avanço do nível linguístico previstos para os estudantes, tais materiais poderão mostrar-se como recursos importantes no processo de ensino e aprendizagem do referido componente curricular durante a etapa do Ensino Médio.”

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...