Tuesday, March 28, 2023

ENGLISH Curriculum SEDUC

ENGLISH CURRICULUM
Organizador Curricular de LÍNGUA INGLESA
CURRÍCULO PAULISTA



Encontra-se neste LINK o documento Organizador Curricular de Língua Inglesa para o ano letivo de 2023. Nesse documento, as habilidades e os objetos de conhecimento estão listados por bimestre, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Diferentemente do material postado no dia 22 de fevereiro de 2023 (confiram AQUI), o Organizador traz a indicação do volume e da unidade ou situação de aprendizagem do Currículo em Ação onde se encontram atividades que contemplam tais habilidades e objetos de conhecimento.

Algumas observações:
  • As habilidades e objetos de conhecimento dos anos finais estão na sequência apresentada no material de apoio Currículo em Ação, mais especificamente o Xperience Nova Escola - Skills for Prosperity, cuja produção foi proporcionada pelo Prosperity Fund, fundo de cooperação do Governo Britânico, no Brasil, com a colaboração do British Council. Para o primeiro e segundo bimestres, foram observados os materiais de apoio disponibilizados em janeiro de 2023; para o terceiro e quarto bimestres, considerou-se o Currículo em Ação de Língua Inglesa, volume 2, caderno do professor, distribuído no segundo semestre de 2022.
  • Para a elaboração do quadro de habilidades e objetos de conhecimento de Língua Inglesa no Ensino Médio, foi observado o Currículo em Ação da 1ª e 3ª séries, volume 1, 2023, além da tabela disponibilizada no site do Currículo Paulista com habilidades para todo o ano letivo. Também foi verificado o material da 1ª série entregue no segundo semestre de 2022. O campo “Materiais de Apoio” da 3ª série, no terceiro e quarto bimestres, será preenchido assim que a SEDUC liberar os cadernos para o segundo semestre de 2023. Quanto à 2ª série, na qual o Inglês não faz parte da FGB, mas está como IF, não foram elencadas habilidades da área de LGG para o componente, tão pouco habilidades específicas de LI dos anos finais do Ensino Fundamental (habilidades de suporte ou de retomada).
  • Informações sobre o componente Língua Inglesa na 2ª série, como IF, conforme o documento “ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS - AÇÕES NOVO ENSINO MÉDIO - Carga de Expansão/ACDA e Novotec Expresso”, p. 15, disponibilizado pela SEDUC em novembro de 2021:
“À vista da necessidade de desenvolvimento das competências e habilidades do Currículo Paulista para a 1ª série do Ensino Médio, previstas para a área de Linguagens e suas Tecnologias, bem como das habilidades linguísticas voltadas para a oralidade, leitura, escrita e compreensão auditiva por parte dos estudantes com relação à Língua Inglesa, orienta-se que as obras disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2021 (PNLD) sejam utilizadas como apoio didático-metodológico para as aulas do componente curricular nas aulas de expansão para a 2ª série. Isto posto, considerando que a etapa do Ensino Médio é um período no qual os estudantes têm a oportunidade de resgatar e/ou aprofundar as habilidades e competências, prevê-se que os materiais didáticos do PNLD possam apoiar o processo de ensino e aprendizagem do componente curricular Língua Inglesa em:
• Avaliações diagnósticas e processuais;
• Desenvolvimento de planejamentos e projetos;
• Desenvolvimento das habilidades linguísticas em Língua Inglesa;
• Ampliação de conhecimentos a respeito de aspectos culturais, sociais e históricos dos países anglófonos.
De acordo com um levantamento realizado, as obras Anytime (Editora Saraiva), Moderna Plus (Editora Moderna) e English Vibes (Editora FTD) foram as mais escolhidas pela Rede Estadual. Estes materiais, especificamente, apresentam propostas pedagógicas flexíveis que objetivam o desenvolvimento da Língua Inglesa, seguindo o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (CEFR). Assim, mediante a necessidade de uma avaliação prévia do professor, em especial no início do ano letivo, e visando o planejamento para consolidação e avanço do nível linguístico previstos para os estudantes, tais materiais poderão mostrar-se como recursos importantes no processo de ensino e aprendizagem do referido componente curricular durante a etapa do Ensino Médio.”

No comments:

Post a Comment

Tide/hold someone over

“PARA AGUENTAR ATÉ O ALMOÇO” INGLÊS TODOS OS DIAS Domine Inglês Tim Barrett Oct. 31, 2024 Neste mini podcast , Tim Barrett , do blog Domine ...