COMMON EUROPEAN FRAMEWORKO QUE É?
Denilso de Lima
Inglês na Ponta
da Língua
Set. 2008
O que é o Common European Framework of Reference for Languages? Qual a importância dele? Como ele afeta ou não o seu aprendizado de Inglês? Como ele ajuda você a identificar seu nível de Inglês? Abaixo você vai encontrar o que precisa saber sobre esse documento.
Common European Framework: o que é?
O Common European Framework of Reference for Languages, geralmente abreviado para CEFR, é um documento que foi elaborado pelo Conselho Europeu. Ele faz parte do projeto Language Learning for European Citizenship (Aprendizado de Línguas para a Cidadania Europeia) entre os anos de 1989 e 1996.
De modo bem resumido, o Common European Framework estabelece algumas diretrizes básicas para o ensino de línguas nos países da comunidade europeia e também os níveis dos estudantes de idiomas. Nele há seis níveis de desempenho linguístico: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Sendo que A1 é o básico e o C2 é o Mastery (proficiência alta).
A ideia principal por trás desse documento era justamente o de ter um método de avaliação e de ensino que se aplicasse a todos os idiomas dos países membros da Comunidade Europeia. A ideia deu certo e, em 2001, uma Resolução do Conselho Europeu recomendou o uso do CEFR para regulamentar os sistemas de validação das habilidades linguísticas nas universidades, empresa e escolas da Europa. Desta forma, os seus seis níveis de referência se tornaram amplamente aceitos como padrão para nivelar o grau de conhecimento que uma pessoa possui de outra língua.
Sucesso do Projeto
Devido à seriedade e comprometimento científico do projeto, muitas instituições, empresas e ONGs no mundo todo têm adotado o CEFR como padrão na definição de níveis dos cursos de idiomas por eles oferecidos. No entanto, muitas instituições não mudaram os nomes de seus níveis. O que eles fizeram foi apenas estabelecer a correspondência entre os níveis oferecidos pela instituição.
Ou seja, a Escola de Inglês Happy People (nome hipotético) pegou as orientações do CEFR e as adequou aos seus níveis. Na Happy People, o nível Elementar equivale ao nível A1 do CEFR. Já o nível Básico corresponde ao A2. Por sua vez, o nível Pré-Intermediário está de acordo com o nível B2 e assim em diante. Muitas escolas de idiomas no mundo todo, bem como editoras de materiais de Inglês, usam os níveis do CEFR como referência. Isso acaba dando certa uniformidade nos níveis de aprendizado de Inglês (ou qualquer outra língua)
Como são os níveis?
Como dito acima, há no CEFR seis níveis. De modo mais detalhado, são eles:
A (Basic User – Usuário/Falante Básico)
A1 – Breakthrough (iniciação)
A2 – Waystage (elementar)
B (Independent User – Usuário/Falante Independente)
B1 – Threshold (intermédio)
B2 – Vantage (independente)
C (Proficient User – Usuário/Falante Proficiente)
C1 – Effective Operational Proficiency (avançado ou autônomo)
C2 – Mastery (proficiente - domínio pleno)
Assim, os níveis A são os básicos, os níveis B são os intermediários e os níveis C são os avançados/proficientes. Cada um desses níveis possuem uma descrição.
Conclusão
O interessante de conhecer o CEFR é justamente o de saber em que nível você realmente se enquadra de acordo com um documento internacional. Portanto, vale a pena conhecê-lo.
Se você está no nível intermediário do seu curso de Inglês, você pode ler a descrição dos níveis no CEFR e, assim, saber se você está realmente no nível intermediário. Muitas pessoas se surpreendem com os resultados. Sem contar que ele também ajuda você a estabelecer objetivos no que diz respeito a aprender Inglês.
Assim sendo, entenda melhor como ele funciona e continue aprendendo Inglês.
» Você pode ler mais sobre o Common European Framework na Wikipedia.
Adaptado de: https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2008/09/common-european-framework.html. Acesso em: 08 mar. 2023. © 2023 Denilso de Lima, Inglês na Ponta da Língua - Learn English Anywhere. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment