Wednesday, March 8, 2023

ENGLISH and CEFR Levels

OS NÍVEIS DO
COMMON EUROPEAN FRAMEWORK


Denilso de Lima
Inglês na Ponta
da Língua

Set. 2008


Quais são os níveis do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR)? O que é esperado em cada um dos níveis do CEFR? Como é que os níveis do CEFR podem ajudar você no seu aprendizado (desenvolvimento) da Língua Inglesa? É sobre isso que vamos falar neste texto.


Os Níveis do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR)

Conforme mencionado em postagem anterior, o CEFR apresenta 6 níveis de conhecimento linguístico (qualquer língua): A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Sendo que o A1 é o nível mais básico e o C2 o nível mais proficiente.
No entanto, saber só isso não ajuda muito. O melhor de tudo é entender o que é esperado de cada um dos níveis do CEFR. No documento, são descritas as habilidades linguísticas (can dos) esperados de cada nível. Portanto, abaixo estão as descrições para cada um desses níveis.

Nível A1
Neste nível, espera-se que o estudante de Inglês seja capaz de compreender e usar expressões comuns no dia a dia. Assim como, fazer uso de frases bem básicas com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias da comunicação. Além disso, o estudante deve conseguir fazer uma breve apresentação sobre si mesmo e, também, apresentar outras pessoas. O estudante neste nível deve ainda fazer e responder perguntas pessoais simples. Tem ainda de ser capaz de falar sobre pessoas que conhece e sobre as coisas que possui. De modo geral, deve saber interagir de forma bastante simples desde que a outra pessoa fale devagar e claramente.

Nível A2
Neste nível, o estudante deve ser capaz de compreender sentenças e expressões frequentemente relacionadas às áreas de importância primária. Ou seja, saber comunicar informações pessoais e familiares básicas, fazer compras, descrever a geografia local, falar sobre seu trabalho. Deve ainda ser capaz de se comunicar em tarefas simples e rotineiras desde que estas requeiram uma troca simples e direta de informações sobre assuntos rotineiros e conhecidos. Por fim, deve também ser capaz de descrever em termos simples, aspectos de sua formação (background), o ambiente em que vive, e assuntos nas áreas de necessidade primária e imediata.

Nível B1
Ao alcançar o nível B1, o estudante deve ser capaz de compreender os principais pontos sobre assuntos de seu conhecimento. Temas normalmente encontrados na escola, trabalho, lazer etc. não causam dificuldades para este estudante. Ele também deve saber lidar com a maioria das situações que possam surgir durante uma viagem ao país no qual o idioma é falado. Também deve ser capaz de produzir textos simples sobre temas que sejam familiares ou de interesse pessoal. O estudante deve ainda ser capaz de descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como dar breves razões e explicações para suas opiniões e planos.

Nível B2
Espera-se, neste nível, que o estudante consiga compreender as principais ideias de textos complexos. Neste caso, os tópicos podem ser concretos ou abstratos. Inclui-se também discussões técnicas na sua área de especialização. Ele deve ainda ser capaz de interagir com um grau de fluência e espontaneidade que torna possível a interação regular com os falantes nativos do idioma sem que haja tensão mental de cada participante do ato comunicativo. O estudante tem ainda de ser capaz de produzir textos claros e detalhados sobre uma variada gama de assuntos. E deve também ser capaz de explicar o ponto de vista de um tópico oferecendo suas vantagens e desvantagens.

Nível C1
Já neste nível o estudante deve ser capaz de compreender ampla gama de textos longos e complexos, e reconhecer o significado implícito dos textos. Ser ainda capaz de se expressar fluente e espontaneamente sem demonstrar que está procurando as expressões que usa. Ele deve usar o idioma de modo flexível e eficiente para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Na escrita, ele tem de produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas complexos, demonstrando ter controle dos padrões organizacionais e estilísticos.

Nível C2
Por fim, no nível C2, o estudante deve ser capaz de compreender com facilidade praticamente tudo o que ouve e lê sem dificuldades. Tem ainda de ser capaz de resumir informações de diferentes fontes faladas e escritas. Ser capaz de reconstruir argumentos e relatos de forma coerente. Consegue também se expressar espontaneamente, de modo bastante fluente e preciso, identificando as entrelinhas do que é dito ou escrito nas mais complexas situações.

Conclusão

Essa é a definição mais detalhada possível sobre os níveis do CEFR. Você pode ler essas descrições e assim identificar o que é capaz de fazer com o Inglês que você aprendeu até aqui. Fazendo uma avaliação e comparação, qual é o seu nível? Onde você melhor se encaixa?

Veja que os níveis do CEFR não falam nada sobre gramática (regras e termos técnicos). Nem fala também sobre quantidade de palavras que você deve saber. Na verdade, os níveis do CEFR avaliam o estudante na questão comunicativa. Ou seja, ele mostra o que cada um deve ser capaz de fazer com a língua para fins comunicativos.
Isso ajuda você a estabelecer alguns objetivos mais interessantes no seu aprendizado de Inglês. Portanto, é só observar essas descrições, identificar o seu nível e criar um roteiro de estudos que ajude você a atingir cada um deles. Claro que você não vai aprender tudo de uma hora para outra. Mas, quanto mais praticar, melhor.

Take care, and keep learning!

Adaptado de: https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2008/09/common-european-framework-descrio-dos.html. Acesso em: 08 mar. 2023. © 2023 Denilso de Lima, Inglês na Ponta da Língua - Learn English Anywhere. Todos os direitos reservados.

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