Thursday, August 25, 2022

ENGLISH and TBL Method

COMO USAR O TEAM-BASED LEARNING
PARA ENSINAR INGLÊS


Você tem alguma ideia do que seja o Team-Based Learning? Já ouviu falar nesse conceito? Saiba como pode ser uma metodologia eficaz no ensino.

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

15 ago. 2022



Aprender novas técnicas é uma parte essencial para o currículo de qualquer docente, não é mesmo? Sendo assim, você sabe do que se trata o Team-Based Learning, ou método TBL?
É possível que você já conheça a importância de uma formação continuada e de revisitar conceitos perante o ensino, de modo a conseguir oferecer o melhor de suas competências nas práticas em sala de aula.
Assim, o método TBL pode ajudar nessa tarefa. Portanto, neste artigo, trouxemos algumas informações básicas a respeito dessa abordagem, que pode ser muito favorável à aprendizagem de Inglês. 

Afinal, o que é Team-Based Learning?

Team-Based Learning (TBL), em tradução livre, significa uma aprendizagem baseada em equipes.
Esse método foi desenvolvido por Larry Michaelsen, um professor da Universidade de Oklahoma, nos EUA, que tinha como intuito melhorar o ensino de forma conjunta.
Dessa forma, trata-se de uma estratégia ativa que propõe uma sequência de atividades, em que a colaboração é uma das palavras-chave para potencializar o aprendizado.
Com isso, o método TBL propicia o protagonismo dos estudantes, de modo que os professores se tornem tutores nesse processo e extraiam o melhor das equipes. Nesse sentido, é possível mais do que ensinar Inglês aos seus alunos, podendo-se perceber a sala de aula como um espaço social capaz de gerar transformações relevantes.
Além disso, como as equipes são heterogêneas e formadas para realizar as atividades por um longo período, a tendência é de que até mesmo as relações interpessoais se aprimorem.

Quais são as etapas de implementação?
Assim como outros conceitos, o método TBL também requer que os tutores e os alunos sigam etapas pertinentes ao processo de aprendizagem.
A seguir, explicamos como funcionam as três etapas do Team-Based Learning: preparação individual, garantia de preparo e aplicação de conceitos.

Preparação individual
Fazendo uma analogia prática com os esportes coletivos, atletas devem primeiramente compreender os fundamentos da atividade a fim de terem melhores resultados.
Dessa maneira, o mesmo acontece em sala de aula, uma vez que, antes das formações dos grupos, estudantes devem dispor do preparo necessário diante da matéria.
Para tanto, docentes de Inglês devem proporcionar essa “bagagem” indispensável, por meio de conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula e em casa.
Esses conteúdos podem ser filmes, séries, livros, podcasts, músicas, blogposts, artigos acadêmicos e qualquer outra forma de assimilação do ensino de Inglês que seja relevante para o contexto de estudantes.

Garantia de preparo
Durante essa fase, a intenção é fazer uma avaliação, tanto de forma individual quanto coletiva, a respeito dos assuntos tratados na primeira etapa.
O ideal é aplicar um teste entre 10 e 20 questões de múltipla escolha, cuja realização deve ser feita sem consulta.
Depois disso, grupos de cinco a sete pessoas serão formados e o mesmo teste será reaplicado, mas dessa vez as respostas devem ser pensadas pela equipe.
Assim, cabe aos professores de Inglês orientar as equipes e aplicar feedback acerca das respostas, a fim de estruturar a próxima etapa do Team-Based Learning.

Aplicação de conceitos
Na última fase, estudantes terão como missão aplicar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores, tendo como base a resolução de problemas cotidianos.
A princípio, os problemas devem ser significativos e contextualizados, de modo que estudantes consigam se sentir representados e estabeleçam conexões.
Além disso, os problemas devem ser os mesmos para todas as equipes, mas levando em conta que as escolhas precisam ser específicas e de fácil entendimento.
Ainda, a fim de evitar que os grupos se influenciem pela argumentação das outras equipes, as respostas precisam ser apresentadas de forma simultânea.

Quais são os benefícios do Team-Based Learning?

Por meio de um ensino de Inglês inclusivo, é possível abordar assuntos e pontos de vista que não são tradicionalmente contemplados, muitas vezes não aparecendo em livros didáticos, por exemplo. Assim, é interessante procurar outros materiais para mostrar em aula, como filmes, livros e músicas que mostrem realidades plurais.
Dessa forma, ao discutir, em sala de aula, questões como a perspectiva decolonial, o letramento racial, a redução das desigualdades, entre outros temas, estudantes podem passar a se ver no que é aprendido, possibilitando a percepção do Inglês como parte de sua realidade.
Partindo desse princípio, o método TBL também pode enriquecer o debate acerca dos pontos mencionados no ensino de Língua Inglesa, bem como propiciar certos benefícios para estudantes, que detalharemos a seguir. 

Melhoria nas relações interpessoais
Como citado anteriormente, a metodologia da aprendizagem baseada em equipes pode servir para superar as barreiras do convívio, pois os conhecimentos serão usados em conjunto para obter sucesso.
Naturalmente, cada etapa favorece o diálogo acerca dos conteúdos transmitidos, de modo que os debates possam se tornar muito mais ricos e favoráveis ao aprendizado.

Estímulo à colaboração
Com o método TBL, a competitividade é explorada de uma forma saudável, sendo a união de conhecimentos a resposta para resolver os problemas propostos.
Desse modo, com os feedbacks pontuais, estudantes podem reparar seus erros, conversar a respeito das melhores soluções e encontrar um denominador comum.
Seguindo ambas essas ideias, a colaboração se faz muito presente e os conteúdos são assimilados de forma abrangente, pois os integrantes da equipe se ajudam para finalizar cada etapa do projeto.

Desenvolvimento das habilidades cognitivas
Partindo do princípio de que a cognição é a nossa capacidade de entender melhor o mundo e processar as informações, o Team-Based Learning pode ajudar muito nessa questão.
Dessa forma, conforme estudo, o método TBL pode desenvolver habilidades tanto pessoais quanto profissionais nos alunos. Além disso, pode fortalecer seu senso crítico e capacidade argumentativa.
A resolução de problemas complexos e desafiadores faz com que a equipe evolua em diversos sentidos, de modo que a filosofia de construir para aprender se encaixa como uma luva.
Para finalizarmos sobre o Team-Based Learning, vale reforçar que os grupos devem ser formados adequadamente, estudantes são responsáveis pelo progresso das equipes, as atividades devem promover interação e o feedback tem que ser constante.

Gostou desse assunto e gostaria de ampliar seus conhecimentos? Veja então como a metodologia de projetos favorece o uso autêntico da língua e empodera os alunos.

Temas: Metodologias ativas de aprendizagem; Ensino de Inglês; Ensino de línguas; Processo de ensino-aprendizagem; Atividades pedagógicas

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/como-usar-team-based-learning/. Acesso em: 25 ago. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...