Friday, August 5, 2022

ENGLISH in the real life - Using Dictionaries

COMO USAR DICIONÁRIOS EM INGLÊS
DURANTE A LEITURA


EF - ENGLISH LIVE
WIL PROCTER*
05 jul. 2013



Os dicionários podem ser muito úteis quando você está lendo, porque ajudam você a descobrir o significado das palavras que não conhece. Contudo, usar muito o dicionário pode atrapalhar a leitura e sua fluência para ler.
Para ler em inglês sem ficar cansado do dicionário, é importante tentar entender o significado das palavras pelo contexto, porque ajuda você a ler mais rápido e fazer menos consultas, além de trabalhar seu pensamento em inglês, uma habilidade que ajuda quando não há um dicionário por perto.
Mas o que acontece se você não entendeu mesmo o significado da palavra? E se você entender errado e começar a usar a palavra de um jeito estranho? Vamos ver um jeito prático de ler e entender pelo contexto e, ainda, como usar o dicionário para conferir se você acertou o significado da palavra.

Passo 1: encontre um texto para treinar
Escolha um texto com um assunto de que você goste e que tenha um tamanho tranquilo – pode ser uma notícia ou um artigo de revista. Se preferir, pegue uma ou duas páginas de um livro.

Passo 2: veja o texto o mais rápido que conseguir
Passe o olho no artigo inteiro e tente entender de forma geral, tente “get the gist” (pegar a ideia) do texto. Não se preocupe com os detalhes agora, teremos tempo para isso depois. Isso é útil, porque, se você ler com muita atenção aos detalhes de cara, pode ficar preso numa palavra que vai acabar sendo entendida pelo contexto depois, e a leitura deixa de ser prazerosa.

Passo 3: leia de novo vendo os detalhes

Agora que você viu a estrutura do texto e tirou um pouco de informação dele, já pode retomar a leitura e ver os detalhes. Leia cada parágrafo e esforce-se para entender a ideia central de todos eles. Se você tiver problemas com uma palavra em particular, grife-a, mas não pare a leitura. Você pode tentar entendê-la pelo contexto ainda.

Passo 4: reveja as palavras grifadas
Retome as palavras que você não tinha entendido e tente adivinhar o que elas significam. Agora que você está familiarizado com o texto, deve ficar mais fácil, e você vai ver que consegue sacar o que a maioria quer dizer. Se travar em alguma palavra, tente pensar nas outras palavras e expressões que caberiam no local onde essa palavra está – talvez você encontre sinônimos.

Passo 5: hora do dicionário
OK, esta é a hora de pegar o dicionário. Volte para as palavras grifadas e confira se o que você achou que elas significavam estava certo. Se não, anote o significado correto de cada palavra – essa anotação vai ajudar no próximo passo.

Passo 6: leia de novo!
Agora você já conhece todas as palavras e expressões do texto. Leia uma última vez para você se lembrar das frases em que aprendeu palavras novas. Ver de novo como elas são usadas é tão importante quanto saber o significado delas, porque isso ajuda você a usá-las corretamente no futuro.

Lembrete: você não precisa ler todos os textos assim. Esse processo consome tempo e não é prático para uma prova ou para um livro grande. Você pode usar, todavia, a ideia de deixar palavras grifadas para conferir depois em qualquer texto, para nunca ter uma leitura truncada. Isso só levaria a uma segunda leitura mais pontual, ao invés de quatro leituras completas. E lembre-se de sempre tentar entender a palavra pelo contexto antes de consultar o dicionário.

*Wil Procter é escritor, professor, tecnólogo em formação e adora aprender idiomas. Ele ensina Inglês em salas tradicionais e online há 10 anos, já treinou outros professores para usarem a sala de aula virtual e a tecnologia online, já escreveu material sobre e-learning para diversos sitesEle fala quatro idiomas e está procurando mais um para aprender.

Adaptado de: https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/como-usar-dicionarios-em-ingles-durante-a-leitura/. Acesso em: 05 ago. 2022. Copyright © 1996 - 2022 EF Education First Group. All rights reserved. EF English Live and Englishlive.ef.com are registered trademarks.

No comments:

Post a Comment

ESL WORKSHEET - Product development (II)

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS INNOVATION AND PRODUCT DEVELOPMENT (PART II) LinguaHouse May 9, 2024 Level: Intermediate (B1-B2) Type of E...