Wednesday, August 24, 2022

ELT - Early years

INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL I:
POR QUE E COMO IMPLEMENTAR?


As aulas de Inglês nos anos iniciais do ensino fundamental não são obrigatórias, mas podem ser importantes para o desenvolvimento das crianças. Saiba mais!

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA

22 ago. 2022



A obrigatoriedade da oferta de aulas de Inglês no ensino fundamental II foi marcada pela introdução da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, documento que estabelece as expectativas de aprendizagem para a educação básica em instituições públicas e privadas no país.
Já nos anos iniciais do ensino fundamental, também conhecidos como ensino fundamental I, o ensino dessa língua adicional é optativo. Contudo, diante do papel do Inglês na sociedade contemporânea, proporcionar aulas do idioma nos primeiros anos do ensino fundamental se apresenta como um campo de ótimas oportunidades para expansão de conhecimentos e desenvolvimento dos alunos.
Neste post, vamos entender qual é a realidade da oferta de Inglês na educação básica e apresentar propostas de diretrizes para a implementação de aulas de Inglês para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas redes de ensino públicas e privadas.

Como é a oferta de Inglês no ensino fundamental e médio?

Uma pesquisa realizada pelo Observatório com base em dados do Censo Escolar mostrou que existe uma oferta total de 985.283 turmas de Língua Inglesa nas instituições de ensino.
Na rede pública (o que inclui os níveis municipais, estaduais e federal), há uma oferta de 718.495 turmas de Língua Inglesa. Desse total, 48,88% se concentram em turmas dos anos finais do ensino fundamental, enquanto, no ensino médio, o índice é de 24,59%.
Essa pesquisa também revelou que o ensino de Inglês nos anos iniciais do ensino fundamental representa a segunda maior oferta de ensino do idioma no país, apesar de não ser obrigatória nessa etapa. Isso se verifica tanto ao avaliar o percentual total (que inclui escolas privadas) como analisando somente a rede pública — 24,8% e 30,03%, respectivamente.

Por que implementar o ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental?


A implementação do Inglês nos anos iniciais do ensino fundamental proporciona uma série de vantagens e oportunidades de desenvolvimento para crianças. Por meio da educação linguística e proximidade com o idioma, a criança tem a chance de ampliar seu repertório de conhecimentos e experiências culturais, segundo publicação do British Council.
Além disso, é uma interessante oportunidade de entrar em contato com uma língua adicional e realizar comparações com formas e estruturas da sua língua materna, promovendo uma sensibilização, desde a infância, da maneira como idiomas são utilizados.
No mais, promover esse contato nessa fase inicial da vida contribui para construir uma atitude positiva em relação à aprendizagem de idiomas, situação que, para alguns adultos, pode ter se tornado uma barreira.
Também é importante mencionar que a inclusão do Inglês nessa etapa, principalmente pensando a rede pública de ensino, contribui para a democratização do acesso a um ensino de Inglês de qualidade e com equidade.
Por fim, o ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental colabora para a construção da cidadania dessa criança, por meio do contato com outras ideias, saberes e perspectivas, além de possibilitar que ela, por meio da interação com esse idioma, apoie a transformação da sua realidade sociocultural e histórica.

Como implementar o ensino da Língua Inglesa?

Com base na importância do conhecimento das linguagens para crianças conhecerem melhor o outro e a si mesmas, mobilizando diferentes formas de se expressar e desenvolvendo seu protagonismo, vale a pena conhecer caminhos para a oferta de aulas de Inglês nos anos iniciais do ensino fundamental.
A seguir, você vai acompanhar propostas para os objetivos de aprendizagem nessa etapa, com base em uma publicação do grupo de pesquisa FELICE Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças em parceria com o British Council.
No documento, as autoras propõem agrupamentos por faixa etária, considerando expectativas de aprendizagem e fases de desenvolvimento semelhantes, com foco em habilidades orais e escritas. São propostas de objetivos para serem trabalhados por eixos transdisciplinares.

Primeiro e segundo anos
Como objetivos gerais de aprendizagem, podemos destacar:
  • construção de laços afetivos e convívio social e uso de expressões de cumprimentos;
  • compreensão e execução de comandos orais relativos à rotina em sala de aula e atividades do cotidiano;
  • compreensão e produção de vocabulário dentro de um contexto lúdico, como histórias, canções e jogos;
  • compreensão de histórias contadas (com mediação);
  • classificação de objetos por cor e forma.
Considerando esses objetivos, podem-se mobilizar os seguintes conteúdos:
  • expressões de cumprimentos e saudações;
  • atividades lúdicas que envolvam o idioma (jogos, danças, canções, histórias, vídeos etc.);
  • vocabulário relacionado a objetos comuns, brinquedos, materiais escolares, animais domésticos e família;
  • partes do corpo humano e identidades raciais.

Terceiro e quarto anos
Para os objetivos de aprendizagem, temos as seguintes propostas:
  • construção de laços afetivos e convívio social, de modo a respeitar turnos de fala e regras de jogos;
  • conhecimento de manifestações culturais e valorização da diversidade;
  • sensibilização de diferenças culturais de povos falantes de Língua Inglesa;
  • desenvolvimento de estratégias para produção textual de acordo com os gêneros propostos na aula;
  • compreensão de pequenos textos;
  • capacidade de se expressar oralmente e por escrito, com mediação.
Para essas proposições, temos como possíveis conteúdos a serem trabalhados:
  • números cardinais, ordinais, meses do ano e dias da semana;
  • atividades preferidas na escola e fora dela;
  • presença do Inglês na vida cotidiana;
  • expressões para pedir ajuda, esclarecer dúvidas e fazer solicitações;
  • animais selvagens, meio ambiente e cuidado com o planeta.

Quinto ano
Para o quinto ano, apresentamos como sugestões de objetivos de aprendizagem:
  • construção de laços e convívio social para participar de debates e discussões, respeitando diferentes opiniões e apresentando argumentos;
  • compreensão de instruções orais no contexto escolar;
  • uso de estratégias para interpretação de leituras;
  • reconhecimento e produção de vocabulário em situações de comunicação;
  • expansão de conhecimento sobre manifestações culturais e diversidade;
  • capacidade de se expressar oralmente dentro de um tema proposto;
  • desenvolvimento de habilidades de escrita em múltiplos gêneros.
Tendo em vista esses objetivos, os conteúdos transdisciplinares podem ser:
  • identidades raciais, de gênero, respeito aos povos originários e povos do mundo e educação antirracista;
  • atividades humanas e suas consequências no ecossistema;
  • temáticas relacionadas ao lixo e consumismo;
  • expressões para falar sobre gostos e preferências.

Por ser considerada uma lingua franca, o Inglês contribui para a inserção gradual e crítica das crianças no mundo globalizado com o qual todos dialogamos, além de introduzi-las na disciplina que será obrigatória na próxima etapa escolar.
Essa língua também pode ser uma importante ferramenta de apoio à transformação cultural e social, expandindo o acesso e possibilidades de produção de leituras, vídeos, músicas, debates e uma multiplicidade de experimentações, por exemplo.
Diante disso, ampliar o ensino de Inglês no fundamental I é possibilitar que crianças tenham a chance de se aproximar do idioma. Assim, iniciar a construção desse conhecimento na infância e expandir o repertório das crianças são ações válidas e relevantes.
Com isso, cabe a gestores educacionais, em conjunto com professores de Inglês, avaliar e adaptar propostas de acordo com a necessidade de estudantes e da comunidade em que estão inseridos, de modo a tornar essa jornada frutífera para todos os alunos.

Temas: Ensino de Inglês; Ensino de Línguas; Processo de ensino-aprendizagem; Ensino Fundamental; Anos Iniciais

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/headline/ingles-no-ensino-fundamental/. Acesso em: 24 ago. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...