INGLÊS COMO LINGUA FRANCA (ILF)E O ENSINO-APRENDIZAGEM DELÍNGUA INGLESAEM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA
12 jul. 2022
O ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na educação básica passou por mudanças significativas em seu foco em meados de 2017, a partir das discussões propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Antes, norteado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Inglês era tratado como língua estrangeira (ILE). Agora, com as novas diretrizes curriculares nacionais, ele aparece como lingua franca (ILF). O objetivo deste relato de experiência é apresentar a materialização do conceito de ILF em aulas virtuais de uma escola municipal de ensino fundamental I do extremo sul catarinense. Por meio da descrição e da análise de duas práticas de ensino-aprendizagem propostas durante o ensino remoto, discutimos como é possível levar a cabo a proposta do ILF numa perspectiva que busca descentralizar o falante nativo de Inglês, expor as crianças aos diferentes tipos de “ingleses”, focar em suas competências comunicativas e incentivá-las, acima de tudo, a se experimentarem como falantes legítimas deste idioma.
Temas: Covid-19; Ensino remoto; Inglês como lingua franca; Ensino Fundamental
Tags: Pandemia; Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Tecnologias digitais
Autor: Lima, Jane Helen Gomes de; Savio, Gislane; Rosso, Graziela Pavei Peruch
URL: Clique AQUI para acessar (ou AQUI para fazer o download)
Formato: pdf
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: Dialogia
Número: 36
Data de Publicação: 2020
Licença: CC BY-NC-SA 4.0
Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/research/ingles-como-lingua-franca-ilf-e-o-ensino-aprendizagem-de-lingua-inglesa-em-tempos-de-ensino-remoto/. Acesso em: 25 ago. 2022. © 2022 British Council. Observatório Ensino da Língua Inglesa. Todos os direitos reservados.
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