Thursday, November 9, 2023

CAN X BE ABLE TO

Qual é a diferença entre CAN e
BE ABLE TO?


Aprenda quando e como utilizar esses verbos na Língua Inglesa.

Blog da FISK
15 ago. 2023



Ao estudar Inglês, é comum deparar-se com diversas palavras que, aparentemente, podem ter significados semelhantes. Duas delas são can e be able to.
Há diferenças que devem ser compreendidas para usá-las adequadamente. Nesta postagem do blog, vamos explorar as situações em que esses dois verbos têm o mesmo significado, bem como os casos em que seus usos se diferenciam.
  • ATENÇÃO: clique nas frases para escutar a pronúncia em Inglês.

Diferenças nos significados
Uma das diferenças fundamentais entre os dois está na sua aplicação. Enquanto be able to está relacionado exclusivamente à capacidade de realizar algo, can é menos específico e pode abranger outros significados:

Habilidade / Capacidade
Possibilidade
Permissão
Pedido
Compare com os exemplos a seguir, onde utilizamos be able to:
Além disso, vale ressaltar que be able to só pode ser usado com sujeitos que têm habilidades. Ou seja, você não poderá dizer que objetos têm a capacidade de fazer qualquer coisa.

Diferenças na formalidade
Na maioria das vezes, can e be able to são intercambiáveis. Por exemplo, se você precisa avisar a um amigo que não conseguirá ir à festa de aniversário dele, ambas seriam perfeitamente compreendidas.
Confira mais alguns exemplos em que ambas as construções de frase são possíveis:
Vale notar que, em contextos informais, na maioria das vezes, falantes de Inglês vão optar por utilizar can nessas situações em que são indicadas a habilidade / capacidade de fazer algo. Mas se você desejar dar mais ênfase, poderá empregar be able to na sua frase.
Agora, especialmente quando estamos escrevendo, necessitamos utilizar uma linguagem mais formal. Por essa razão, você encontrará be able to mais frequentemente do que can em notícias que mencionem habilidades / capacidades, por exemplo.
Nesse contexto, é interessante falarmos da palavra unable, que traz a ideia de “não estar apto a”, ou seja, o antônimo de able. Nas situações a seguir, be unable to soa mais cortês do que cannot.
Por exemplo, se você tentar acessar um site que está fora do ar, poderá ler em seu browser:
E quando receber um e-mail afirmando que sua compra não foi aprovada, poderá ler uma frase como essa:

Diferenças na gramática
Finalmente, a maior diferença entre os dois é que há algumas limitações em como o verbo can pode ser empregado em uma frase. Então, em muitas ocasiões, os falantes de Inglês não terão outra escolha a não ser a de recorrer ao be able to.

Can e be able to podem significar coisas diferentes no pretérito
No passado, can se torna could e be able to é conjugado como was/were able to. Confira abaixo duas frases que significam a mesma coisa com essas duas possibilidades:
Mas se quisermos falar sobre habilidades passadas que envolvem uma situação específica no passado, as coisas ficam complicadas. Por exemplo, tente escrever a frase a seguir no passado:
Muitos estudantes se sentiram tentados a dizer "John could play the guitar…”, mas nessa frase, could não é o pretérito de can, mas sim sua forma condicional (John could play the guitar if he studied hard). As respostas corretas são:
A primeira frase significa que ele tinha a habilidade de tocar violão, mas por algum motivo não conseguiu (por exemplo, talvez ele tenha sentido vergonha). A segunda frase significa que ele tinha a habilidade e conseguiu executar a tarefa.
Portanto, ao falar sobre as capacidades de alguém no passado, preste atenção para escolher os verbos corretos.

Habilidades que ainda serão desenvolvidas
Use be able to para falar sobre habilidades que podem se desenvolver no futuro.
Mas, caso você deseje falar sobre planos futuros, can e be able to são intercambiáveis.

Can não pode ser utilizado após outros verbos
Sendo um verbo modal, can não pode vir após outros verbos. Por isso, nesses casos recorremos ao be able to.

Be able to pode ser utilizado em diferentes tempos verbais
Assim como acontece com todos os modais, can não tem formas terminadas em -ing, -ed, -s, e nem conjugações em tempos perfeitos.

Adaptado de: https://fisk.com.br/blog/qual-e-a-diferenca-entre-can-e-be-able-to. Acesso em: 09 nov. 2023. © 2023 Fisk. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...