Saturday, July 19, 2025

ENGLISH - SARESP 2025

ENGLISH - LÍNGUA INGLESA
Mapa Foco SARESP 2025
Prova Ouro e Provão Paulista


Como os recursos pedagógicos que apoiam o trabalho em sala de aula ao longo de 2025 se relacionam com a lista de descritores/habilidades do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na prova do SARESP.


Em 2025, a rede estadual de São Paulo realizará as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Ambas as provas avaliam o desempenho acadêmico dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e apoiam o Brasil e o Estado de São Paulo a acompanhar a qualidade da Educação Básica ofertada. As datas de realização do SAEB e do SARESP estão disponíveis no calendário pedagógico 2025: bit.ly/calendario-pedagogico-2025-seducsp.
Sabemos que o SARESP é uma forma da rede estadual paulista avaliar o desempenho dos estudantes e entender a qualidade do ensino ofertado. Com a publicação da Resolução SEDUC nº 65, de 17 de setembro de 2024, foram instituídas como componentes oficiais do SARESP a Prova Ouro, destinada aos estudantes do Ensino Fundamental, e o Provão Paulista Seriado, destinado aos estudantes do Ensino Médio.
A Prova Ouro é realizada anualmente por todas as turmas dos 2⁰, 5º, 6º, 7º, 8º e 9⁰ anos do Ensino Fundamental. Em 2025, os alunos do 2⁰ e 5⁰ ano farão avaliações focadas em Língua Portuguesa e Matemática. Além das provas desses componentes, os alunos dos 6⁰ ao 9⁰ anos também farão provas de Ciências, História, Geografia e Língua Inglesa. O Provão Paulista é, desde 2023, uma das formas de os estudantes do Ensino Médio ingressarem em instituições de Ensino Superior como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Todas as avaliações do SARESP são construídas a partir das Matrizes de Referência de Avaliação do SARESP. As matrizes são documentos orientadores abrangentes. Portanto, ano a ano, durante a definição do que será efetivamente cobrado na avaliação, as habilidades e os conteúdos previstos nas matrizes passam por um processo de priorização e detalhamento. Ou seja, é realizado um recorte e um afunilamento do que será avaliado.
Para o Provão Paulista, há conteúdos programáticos de todos os componentes para cada uma das séries do Ensino Médio. Para o Ensino Fundamental, foram criadas listas de descritores que estabelecem o que os estudantes devem ser capazes de demonstrar ao responder determinada questão nos componentes de cada ano dessa etapa da Educação Básica.
Para dar segurança para todas as escolas neste momento de realização das avaliações, a SEDUC preparou o documento “Mapa Foco 2025 - SAEB e SARESP” (que está AQUI na íntegra) para ajudar os professores dos componentes avaliados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio a compreenderem como o trabalho pedagógico realizado ao longo do ano inteiro com o apoio dos materiais digitais e impressos está preparando os estudantes para as provas do SAEB e do SARESP.
É importante ressaltar que, assim como essas avaliações são baseadas em matrizes de referências, considerando um processo de priorização, os materiais digitais e impressos são formulados de acordo com o Currículo Paulista, também a partir de um processo de priorização. Esse exercício está materializado nos documentos de escopo-sequência, amplamente divulgados para as escolas, que estabelecem objetivos de aula que extrapolam o momento avaliativo. Em 2025, a SEDUC se preocupou em fazer com que as escolhas realizadas durante esses processos de priorização curricular e priorização avaliativa conversassem, ainda que se baseassem em documentos orientadores diferentes.
Neste LINK, encontra-se atualizado o mapeamento de quais aulas do material digital trabalham diretamente, bimestre a bimestre, os descritores das provas de LÍNGUA INGLESA do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. (O acesso também pode ser feito clicando sobre a imagem deste post.)
Recomendamos a postagem sobre estratégia de leitura e inferência contextual, aula concebida pelo professor Mike Coulter. O desenvolvimento de estratégias de leitura em INGLÊS é de grande auxílio aos estudantes na realização das provas do SARESP no EFAF e no EM. Assistam ao vídeo produzido pelo professor e confiram os materiais disponibilizados por ele (handout e apresentações em PPT e PDF), pois são úteis para uma ótima preparação dos alunos para as avaliações externas. (O acesso ao post também pode ser feito clicando sobre a imagem abaixo.)

No comments:

Post a Comment

Be over

BE OVER O que significa este PHRASAL VERB By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Jul. 18, 2025 It’s over. It’s all over now. Quem nunca ouviu f...