ESCOPO-SEQUÊNCIA - ENGLISHMateriais Digitais e Plataforma EF-SPeak1º semestre de 2025
Encontra-se neste LINK a planilha com o escopo-sequência do 1º semestre de 2025 para as aulas de Língua Inglesa, nos anos iniciais (EFAI) e finais (EFAF) do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (EM). Nos anos iniciais, serão utilizados os materiais digitais e o material impresso a ser entregue nas unidades escolares que mantêm esse segmento da Educação Básica. No 6º ano, os professores utilizarão apenas os materiais digitais. Esses materiais contêm arquivos de áudio e links de vídeos a serem trabalhados em sala de aula (por isso, os slides devem ser baixados em PPT). A partir do 7º ano, além dos materiais digitais, os estudantes também terão a Plataforma EF-SPeak para desenvolverem suas trilhas individuais de aprendizagem, de acordo com o resultado do teste de entrada (nivelamento), respeitando o ritmo de aprendizado do estudante. Nos demais anos do EFAF e em todo o EM, as aulas terão momentos de trabalho com os materiais digitais e de desenvolvimento das trilhas de aprendizagem.
No escopo-sequência constam os seguintes itens: ciclo (EFAI, EFAF, EM), ano/série, bimestre, número da aula, unidade temática, habilidade, objetos de conhecimento, título da aula, conteúdo da aula e objetivos da aula. Em relação às aulas com o uso da plataforma EF-SPeak, as informações no escopo-sequência estão com um fundo amarelo, de forma a auxiliar o docente na preparação de aulas e na organização de sua agenda de trabalho.
Integração à rotina escolar
O uso da plataforma EF-SPeak é previsto nas aulas de Inglês do 7º ano à 3ª série do Ensino Médio. As aulas desse componente contam com duas metodologias ao longo do bimestre: materiais digitais para trabalhar com o Currículo de Língua Inglesa e leitura crítica, e trilha de estudos que abordam as quatro habilidades linguísticas no nível de proficiência do estudante, construída com base em teste de nivelamento.
A organização das duas metodologias é diferente para cada ano-série e os professores devem seguir o escopo-sequência para trabalhar tanto o material digital quanto a plataforma - isso deve ocorrer de forma complementar e nunca deixar de utilizar um ou outro recurso.
Prática docente
Antes da aula:
A organização das duas metodologias é diferente para cada ano-série e os professores devem seguir o escopo-sequência para trabalhar tanto o material digital quanto a plataforma - isso deve ocorrer de forma complementar e nunca deixar de utilizar um ou outro recurso.
Prática docente
Antes da aula:
- Assistir às ATPCs para compreender as etapas da plataforma e o material digital disponibilizado.
- Para as aulas com material digital:
- conduzir a aula com todos os alunos no mesmo nível de desenvolvimento da Língua Inglesa segundo currículo proposto;
- apoiar nas dúvidas sobre o conteúdo;
- apoiar na identificação de estudantes com maiores dificuldades ou aptidões para auxiliá-los nas aulas niveladas.
- Para as aulas utilizando a plataforma com os estudantes em seus respectivos níveis:
- organizar os agrupamentos de alunos, podendo ser por nível de conhecimento ou outros que considerar válidos na mediação do aprendizado;
- promover avaliações formativas a partir do acompanhamento dos estudantes;
- mediar dinâmicas de reflexão e apoio aos estudantes enquanto desenvolvem suas atividades de forma personalizada e individualizada.
- Estudar o painel de gestão (BI) para entender o engajamento da turma, ou de estudantes que demandam acompanhamento individual;
- Bimestralmente, analisar o painel de gestão para compor parte da avaliação dos estudantes.
No comments:
Post a Comment