Thursday, May 12, 2022

ENGLISH FOR KIDS - Early Years

INGLÊS PARA CRIANÇAS
Publicação traz propostas para
diretrizes curriculares


British Council lança documento-base que visa colaborar com a elaboração de diretrizes curriculares para o ensino de Inglês para crianças

OBSERVATÓRIO ENSINO
DA LÍNGUA INGLESA
09 mai. 2022


Está disponível para download gratuito o Documento-base para a elaboração de diretrizes curriculares nacionais para a Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destinado a todos os atores envolvidos nos anos iniciais da educação básica, sejam eles elaboradores de diretrizes e políticas, gestores locais e regionais, professores e até mesmo a comunidade em geral.

A publicação surge a partir de uma parceria entre o British Council e o Grupo de Pesquisa FELICE (UEL/CAPES-CNPq), com o desejo de fomentar uma discussão embasada sobre o ensino de Inglês para crianças e, como documento-base, apontar possíveis caminhos que colaborem com as decisões para a implementação da Língua Inglesa para crianças em estados e municípios.

Políticas para os anos iniciais

Segundo dados do Censo Escolar (2020), o número de turmas de Inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental é expressivo, representando 25% das turmas de Inglês de toda a educação básica brasileira. Atualmente, o ensino de Inglês para crianças nessa etapa não é obrigatório no país.

Assim, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não apresenta parâmetros curriculares específicos para o ensino de Inglês para os anos iniciais, mas o documento sugere a relevância da Língua Inglesa no processo de engajamento crítico e exercício da cidadania ativa de estudantes. Os municípios e estados brasileiros que optam por ofertar o ensino de Inglês para esse grupo são responsáveis por desenvolver seus currículos e estruturar a oferta de maneira independente.

“Para democratizar o acesso a um ensino de Inglês de qualidade e com equidade, precisamos, entre outros desafios, dar condições para que sistemas públicos de ensino também possam – caso desejem – estruturar sua oferta de Língua Inglesa para os anos iniciais do fundamental”, afirma Cintia Toth Gonçalves, gerente sênior para Inglês do British Council.

Pesquisa em municípios

O projeto, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa FELICE em parceria com o British Council, realizou um mapeamento do ensino de Inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em municípios do Espírito Santo, Goiás, Paraná e São Paulo. Na primeira etapa da pesquisa foram levantadas e analisadas informações acerca dessa oferta através de um questionário online respondido por representantes das Secretarias de Educação desses municípios

Na segunda etapa do projeto, foram realizados grupos focais com docentes, gestores e gestoras dessas Secretarias Municipais. Dessa forma, constatou-se a ausência de documentos norteadores do planejamento curricular e didático e do trabalho do professor de Inglês para o ensino do idioma nos anos iniciais.

Para tanto, a publicação apresenta uma proposta de organização do ensino de Inglês para crianças nos anos iniciais da educação, de modo a relacionar os conteúdos escolares à vida fora da escola e ultrapassar as barreiras disciplinares, reunindo temáticas em torno das práticas sociais vivenciadas pelas crianças (brincar, jogar, cantar, ouvir e contar histórias), inspiradas nos gêneros orais e textuais comuns a elas, na faixa etária em questão (6-11 anos).

O documento-base alinha-se à BNCC e apresenta uma proposta de diretrizes curriculares baseadas em (i) competências; (ii) expectativas de aprendizagem do aluno por idade; (iii) objetivos de aprendizagem por anos; (iv) uma proposta de ensino baseado em gêneros.

Ainda que a construção de diretrizes e do currículo para o ensino de Inglês nos anos iniciais seja responsabilidade das equipes municipais, o documento-base deseja apoiar e fomentar possibilidades de construção de diretrizes que atendam às demandas específicas de cada comunidade.

CLIQUE AQUI para fazer o download do Documento-base para a elaboração de diretrizes curriculares nacionais para a Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental. British Council, 2022. (link alternativo)


Temas: Redes de Ensino; Políticas públicas; Currículo; Ensino Fundamental
Tags: BNCC; Políticas educacionais; Referenciais; Inglês para crianças; MOLIC; FELICE; Pesquisa British Council

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...