Tuesday, May 10, 2022

ENGLISH and LITERATURE

ESCRITORES E OBRAS ESTRANGEIRAS 
PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO
EM INGLÊS


ENTRETANTO
23 abr. 2022


Dominar o hábito de leitura em inglês pede ao estudante bastante esforço na jornada do aprendizado. Por isso, o exercício de ler obras e artigos na língua inglesa pode ser um importante aliado na hora de aprender e potencializar aquilo que está sendo aprendido.
Nesta jornada do aprendizado, conhecer autores importantes da literatura estrangeira pode, inclusive, aproximar o estudante cada vez mais da cultura e da história de outros países.
Para comemorar o Dia da Língua Inglesa, 23 de abril, separamos uma lista de autores e obras para que você possa mergulhar no universo da história e da ficção e tornar o hábito de estudar um momento ainda mais prazeroso. Confira:

William Shakespeare

(…) “Ser ou não ser, eis a questão” (…)
Hamlet, príncipe da Dinamarca, publicado em 1603

Se você já ouviu essa frase – e a interpretou -, com certeza já ouviu falar em William Shakespeare. Considerado um dos mais influentes autores e gênio da literatura mundial, marcou gerações e revolucionou a história do teatro, da comédia à tragédia, sua obra criativa é leitura fundamental para os estudantes.
Ao longo da sua carreira, escreveu mais de 40 peças e 150 sonetos. Por isso, se você busca uma leitura mais rebuscada, com certeza, vai gostar de ler em inglês:

Romeu e Julieta: uma das principais obras da literatura inglesa, Romeu e Julieta é uma tragédia (gênero teatral grego) que conta a história de um casal que se apaixona, enquanto as suas famílias são inimigas.

Sonho de uma Noite de Verão: considerada a maior comédia de William Shakespeare, conta a história de quatros adolescentes vivendo em Atenas e as relações amorosas desses personagens.

Jane Austen

Um dos principais nomes da transição do Romantismo para o Realismo, Jane Austen é reconhecida por colocar personagens femininas como dona de suas próprias histórias. Portanto, suas obras fazem reflexão e diversas críticas sociais e ironias ao período que Jane vivia.

Orgulho e Preconceito: uma das obras mais famosas da autora e, com certeza, você já ouviu falar, Orgulho e Preconceito narra a história de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, um casal de diferentes classes sociais que se apaixonam um pelo outro.

A Abadia de Northanger: primeiro romance escrito por Jane, porém somente publicado um ano depois da sua morte, em 1818. A Abadia de Northanger conta a história de Catherine Morland, uma adolescente de 17 anos, amante de livros de terror e mistério. Na obra, Catherine decide viajar para a abadia de Northanger e lá encontra diversas aventuras que nem sua imaginação fértil poderia pensar.

Charles Dickens

Charles Dickens marcou seu nome na história da literatura inglesa com contos recheados de críticas sociais, falando sobre a classe trabalhadora, desemprego e pobreza.
Quando criança, Charles teve que se refugiar por conta de dívidas que sua família devia à justiça. Desse modo, foi com a escrita que o romancista conseguiu superar seus medos e desafios.

Um Conto de Natal: adaptado algumas vezes no cinema, Um Conto de Natal, conta a história de Ebenezer Scrooge, um milionário solitário que não ajuda ninguém ao seu redor. Na obra, três fantasmas falam com Scrooge para que ele entenda o real motivo do natal.

Oliver Twist: o primeiro romance de Charles Dickens, Oliver Twist, narra a história de um jovem pobre e órfão que passa por diversos problemas na vida até se envolver no crime. Ademais, esse livro foi inspirado em como Dickens se sentia quando era criança e pobre.

Virginia Woolf

A britânica Virginia Woolf teve contato com a literatura desde criança, por conta de seu pai, que era editor. Desse modo, ainda jovem, começou a escrever textos jornalísticos e até criou sua própria editora, onde postava textos desde romance até psicanálise.

Orlando: uma das principais obras de Virginia Woolf, Orlando é um romance semibiográfico da escritora, a história é recheada de questões sobre gênero e existencialismo.

Mr. Dalloway: nesta obra, Virginia narra a história de Clarissa Dalloway, uma mulher rica que vive na Inglaterra logo depois de acabar a Primeira Guerra Mundial.

Arthur Conan Doyle

Um dos nomes mais importantes da literatura inglesa, responsável pela criação do personagem icônico da cultura pop Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle é reconhecido pelo mistério e suspense em suas obras. E, se esse é um gênero com o qual você se identifica, certamente vai aproveitar a leitura!

Sherlock Holmes: considerado o detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes tem uma coleção rica de livros para leitura. Sendo assim, uma ótima opção de leitura para o aprender a língua inglesa.

Sally Rooney

Um dos principais nomes da literatura contemporânea, Sally Rooney, sempre teve contato com a leitura. Aos 15 anos, já participava de grupos de escrita e compartilhava suas histórias, por isso nessa mesma idade escreveu seu primeiro livro.

Conversa Entre Amigos: seu primeiro romance publicado, Conversa Entre Amigos foi escrito em apenas três meses e conta a história de um romance entre duas jovens.

Belo mundo, onde você está: o terceiro romance de Sally Rooney, Belo mundo, onde você está narra a história de Ellen que terminou recentemente seu namoro e precisa lidar com as consequências disso.

bell hooks

Professora, escritora e ativista do feminismo afro-latino-americano, bell hooks tem mais de 30 obras em seu nome. Por isso, ela significa resistência para as mulheres negras.
Curiosamente, o nome da escritora se escreve assim (bell hooks) com letras minúsculas. Visto que, ela dizia que essa era uma forma de evidenciar suas obras e não a si própria.

E eu não sou mulher? Mulheres Negras e Feminismo: considerado uma das obras mais importantes de bell hooks, E eu não sou mulher? Mulheres Negras e Feminismo levanta a discussão sobre raça, sexo e classe para mulheres negras.

O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras: neste livro, bell hooks defende que o feminismo deve ser aceito por todas as pessoas, independente da raça, gênero ou classe social.

Rachel Cusk
 
Em 2003 reconhecida como uma das melhores jovens romancistas pela Granta – revista britânica de literatura – Rachel Cusk é uma das vozes contemporâneas do mundo literário.

Esboço: primeiro livro da trilogia Esboço, o livro conta a história de Faye, uma recém-divorciada que é escritora e professora que começa a dar aula em Atenas, na Grécia. Além disso, a obra se destaca por conta das reflexões do cotidiano e da vida da personagem.

Trânsito: segundo livro da trilogia, a obra conta a história de uma escritora recém-divorciada que tem dois filhos pequenos e tenta construir uma nova vida, agora solteira.

Mérito: último volume da trilogia Esboço, nesta obra é retomado a história do primeiro romance para concluir a história de Faye. Além disso, o livro aprofunda ainda mais reflexões da autora sobre o cotidiano.

Adaptado de: https://entretantoeducacao.com.br/educacao/escritores-e-obras-estrangeiras-para-potencializar-o-aprendizado-do-idioma/. Acesso em: 10 mai. 2022. © Entretanto - Pearson 2022. Todos os direitos reservados.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...