Thursday, January 27, 2022

ENGLISH - NOVO EM

ORIENTAÇÕES PARA LÍNGUA INGLESA
EXPANSÃO ENSINO MÉDIO
2ª série



No final de 2021, foi encaminhado para as Unidades Escolares um documento intitulado "ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS - AÇÕES NOVO ENSINO MÉDIO - Carga de Expansão/ACDA e Novotec Expresso" (CLIQUE AQUI). Na página 15, constam as seguintes orientações para Língua Inglesa, visto que o componente não faz mais parte da Formação Geral Básica da 2ª série do Ensino Médio, mas, no período diurno, é uma disciplina que compõe a carga horária dos itinerários formativos a ser ministrada de modo presencial dentro do período no qual o estudante está matriculado.

Orientações Metodológicas

"À vista da necessidade de desenvolvimento das competências e habilidades do Currículo Paulista para a 1ª série do Ensino Médio, previstas para a área de Linguagens e suas Tecnologias, bem como das habilidades linguísticas voltadas para a oralidade, leitura, escrita e compreensão auditiva por parte dos estudantes com relação à Língua Inglesa, orienta-se que as obras disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2022 (PNLD) sejam utilizadas como apoio didático-metodológico para as aulas do componente curricular nas aulas de expansão para a 2ª série. Isto posto, considerando que a etapa do Ensino Médio é um período no qual os estudantes têm a oportunidade de resgatar e/ou aprofundar as habilidades e competências, prevê-se que os materiais didáticos do PNLD possam apoiar o processo de ensino e aprendizagem do componente curricular Língua Inglesa em:
  • Avaliações diagnósticas e processuais;
  • Desenvolvimento de planejamentos e projetos;
  • Desenvolvimento das habilidades linguísticas em Língua Inglesa;
  • Ampliação de conhecimentos a respeito de aspectos culturais, sociais e históricos dos países anglófonos.
De acordo com um levantamento realizado, as obras Anytime (Editora Saraiva), Moderna Plus (Editora Moderna) e English Vibes (Editora FTD) foram as mais escolhidas pela Rede Estadual. Estes materiais, especificamente, apresentam propostas pedagógicas flexíveis que objetivam o desenvolvimento da Língua Inglesa, seguindo o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (CEFR). Assim, mediante a necessidade de uma avaliação prévia do professor, em especial no início do ano letivo, e visando o planejamento para consolidação e avanço do nível linguístico previstos para os estudantes, tais materiais poderão mostrar-se como recursos importantes no processo de ensino e aprendizagem do referido componente curricular durante a etapa do Ensino Médio."

No comments:

Post a Comment

Addi(c)tion

ADDITION vs. ADDICTION   Qual é a diferença? By Alberto Queiroz MAIRO VERGARA Nov. 18, 2024 Um “c” . Um simples “c” . Pelo menos na ortogr...