Monday, January 31, 2022

ESSENTIAL ENGLISH - Part 3

ESSENTIAL ENGLISH
INTERACTING IN ENGLISH


CARINA FRAGOZO
English in Brazil


É normal sentirmos um pouco de insegurança quando conversamos em uma segunda língua e, muitas vezes, queremos nos justificar por possíveis erros. Na maioria das vezes, é melhor não dizer nada e apenas seguir com a sua comunicação, afinal, everybody makes mistakes! Entretanto, se você realmente quiser dizer algo sobre o seu inglês, evite afirmações como “My English is terrible” ou “I’m very bad at English”. Confira algumas expressões mais positivas:
  • My English is a bit rusty. (Meu inglês está um pouco enferrujado.)
  • I’m working on (improving) my English. (Estou trabalhando no meu inglês.)
  • My English is a work in progress. (Meu inglês está em desenvolvimento.)
  • I've just started learning English. (Acabei de começar a aprender inglês.)
Também é super normal não entendermos o que foi dito em uma conversa, então é sempre bom ter as seguintes perguntas na ponta da língua:
  • Sorry, I don’t understand. (Desculpe, não entendi.)
  • Could you repeat that? (Você poderia repetir?)
  • Sorry, what did you say? (Desculpe, o que você disse?)
  • Could you please speak more slowly? (Você poderia falar mais devagar?)
  • Could you say that again, please? (Você poderia repetir o que disse?)
  • Could you speak a little slower so that I can understand you better? (Você poderia falar um pouco mais devagar para que eu possa entender melhor?)
Quando não entender o que foi dito, evite dizer “What?”, pois isso pode soar rude dependendo da entonação. Prefira as seguintes perguntas (ambas significam “desculpe, o que você disse?”):
  • Sorry? / Excuse me?
Se quiser checar se entenderam o que você disse, algumas opções são:
  • Does that make sense? (Faz sentido?)
  • Did you get it? (Entendeu?)
  • Let me try again. (Deixa eu tentar de novo.)
  • Let me rephrase that. (Deixa eu reformular o que eu disse.)
Outras frases úteis para interagir em inglês:
  • What does ____ mean? (O que significa ____?)
  • How do you spell that? (Como se soletra isso?)
  • Could you spell that for me? (Você poderia soletrar pra mim?)

ATENÇÃO: Clique AQUI para escutar (e baixar) o áudio das frases destacadas em vermelho.

Adaptado do e-book 100+ Frases Essenciais em Inglês, de Carina Fragozo. Acesse o material AQUI.

No comments:

Post a Comment

ESL WORKSHEET - Product development (II)

LESSON PLAN FOR ENGLISH TEACHERS INNOVATION AND PRODUCT DEVELOPMENT (PART II) LinguaHouse May 9, 2024 Level: Intermediate (B1-B2) Type of E...