Thursday, June 17, 2021

AMERICAN CULTURE

JUNETEENTH
O que é? Que comemoração é essa?


DENILSO DE LIMA
Inglês na Ponta da Língua


O que é JUNETEENTH? O que significa JUNETEENTH? O que é celebrado no JUNETEENTH? De onde veio essa palavra?
Ok! Se você está fazendo alguma das perguntas acima, chegou a hora de encontrar as respostas. Você vai ler esta dica e entender de modo bem simples o que é JUNETEENTH.
Então, vamos lá!

O que é JUNETEENTH?

Essa palavrinha começou a se tornar cada vez mais comum. Os noticiários americanos estão falando a respeito. Consequentemente, o mundo começa a tomar conhecimento do termo.
Mas afinal, o que é JUNETEENTH?
Para começar, JUNETEENTH é uma junção das palavras JUNE e NINETEENTH. Portanto, trata-se de do dia 19 de junho (June 19th).
Mas, o que tem de especial no dia 19 de junho na cultura e história americana?

O que é celebrado nesta data?

Mas, e aí!? O que é comemorado nesse dia?
No site Share America, mantido pelo governo americano, nós lemos o seguinte:

O DIA 19 DE JUNHO, OU “JUNETEENTH”, É UM FERIADO ANUAL PARA COMEMORAR AS CONTRIBUIÇÕES FEITAS POR NEGROS AMERICANOS, SUA RESILIÊNCIA APESAR DE SUA HISTÓRIA DE ESCRAVIDÃO E A LUTA CONTÍNUA CONTRA O RACISMO SISTÊMICO.

Em resumo, o Juneteenth é o dia que marca o fim da escravidão nos Estados Unidos.
Por essa razão, essa data é também conhecida como Juneteenth Independence Day, Freedom Day, Emancipation Day.
Embora seja definido como um feriado, isso não quer dizer que o pessoal lá nos States não vá trabalhar. Trata-se de uma data para lembrar da importância na história dos negros americanos ao longo da história.
O Juneteenth até pouco tempo não era uma data nacional. Ela era celebrada apenas em alguns estados americanos.
Mas após a morte de George Floyd, a pressão aumentou para que o Congresso Americano aprovasse uma lei de reconhecimento desta data como um feriado nacional. Esse reconhecimento aconteceu no ano de 2021.
Mas por que o 19 de junho foi escolhido como uma data em memória aos negros americanos?

Por que Juneteenth?

Em 22 de setembro de 1862, o presidente Abraham Lincoln emitiu sua Proclamação da Emancipação, um documento no qual declarava-se o fim da escravidão nos Estados Unidos.
Mas isso não foi tão simples assim.
O estado do Texas, que era um estado confederado na Guerra Civil Americana, não aceitou a proclamação. Os texanos continuaram lutando por um bom tempo contra ela.
Foi só no dia 9 de abril de 1965 que Robert Lee, chefe do exército da Confederação, assinou a rendição dos confederados, encerrando a sangrenta guerra.
Mesmo assim, foram necessários dois meses para que os escravos de Galveston, no Texas, fossem informados de que a escravidão havia sido abolida e eles estavam livres.
Esse comunicado aconteceu no dia 19 de junho de 1865, quando o major-general Gordon Granger do Exército da União chegaram ao Porto de Galveston no Texas a fim de fazer o comunicado aos texanos que os escravos estavam livres.
Desde então, o dia 19 de junho se tornou uma data importante para os negros americanos e aqueles que lutaram pelo fim da escravidão.

A origem da palavra JUNETEENTH

Não se sabe ao certo quando começaram a falar JUNETEENTH, mas o primeiro registro que se tem notícia é de 1890.
No dia 22 de maio daquele ano, o Galveston Daily News tinha uma notícia com o seguinte parágrafo:


Ainda assim, essa nota aí era uma republicação do Beaumont, cujo proprietário era um ex-escravo.

Para encerrar, saiba que esta dica foi escrita no dia 17 de junho de 2021, dia em que o presidente americano Joe Biden sancionou a lei que torna o dia 19 de junho um feriado nacional em território americano.

That’s all for now!
Take care and keep learning!

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...