INGLÊS INTERNACIONALOU INGLÊS COMO LINGUA FRANCA?
DONAY MENDONÇA
O Inglês, por motivos diversos (políticos, econômicos, culturais) é hoje o mais utilizado no mundo para a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Ou seja, brasileiros, espanhóis, franceses etc. aprendem Inglês para se comunicarem não somente com americanos ou britânicos, mas também com qualquer outra pessoa que saiba a língua. E este é o conceito de Inglês Internacional ou Inglês como lingua franca.
O Inglês Internacional ou International English, também é conhecido como World English, Global English, General English ou Common English. Dentro deste conceito, o linguista Braj Kachru, deu origem à ideia dos “Círculos do Inglês”:
- Inner Circle = círculo interior – pertencente aos países onde o Inglês é a língua materna ou oficial – Estados Unidos, Inglaterra, Austrália etc;
- Outer Circle = círculo externo – pertencente aos países onde o Inglês é tido como segunda língua, ou recebe o status de língua oficial por motivos histórico-culturais – Nigéria, Índia, Singapura etc;
- Expanding circle = círculo em expansão – pertencente aos países onde o Inglês é utilizado como língua estrangeira – China, Brasil, Rússia, Alemanha etc.
Com isso, o International English seria o resultado do contato entre os usos da língua, característicos de cada círculo, sem que nenhum deles seja considerado superior ao outro.
Hoje em dia é comum ouvirmos escolas de Inglês dizerem ensinar o Inglês Internacional. Contudo, na prática, este conceito existe muito mais na exposição do aluno às mais variadas formas – compreensíveis de se falar o idioma e não necessariamente naturais –, do que na elaboração de um padrão neutro (próprio), que possa ser universalmente reconhecido como Inglês Internacional, dada a complexidade, extensão e imprevisibilidade de tal processo. Ou seja, em Inglês Americano, "celular" é cellphone; em Inglês Britânico, mobile phone; uma forma neutra seria dizer apenas phone, porém, nem sempre vamos encontrar essa neutralidade desejada para o International English.
- I bought an expensive mobile phone. [British English]
- I bought an expensive cellphone. [American English]
- I bought an expensive phone. [International English]
Considero importante buscar as formas naturais de se expressar, e isso deve ser algo constante para um aprendiz. No entanto, mais importante do que concentrar os estudos em uma única variante nativa ou tentar criar um padrão neutro (próprio) para o International English (algo inviável na prática), é ter conhecimento das diferenças linguístico-culturais entre seus falantes, ou seja, estar a par, sempre que possível, do Inglês que é utilizado mundo afora. Independentemente de ser natural ou não. Isso requer tempo, paciência e dedicação para que se possa aperfeiçoar a cada dia.
Donay Mendonça é Professor de Inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.
Adaptado de: https://www.englishexperts.com.br/ingles-internacional-ou-ingles-como-lingua-franca/. Acesso em: 17.mar.2021.
No comments:
Post a Comment