Wednesday, March 17, 2021

ELF - ENGLISH AS A LINGUA FRANCA

INGLÊS INTERNACIONAL
OU INGLÊS COMO LINGUA FRANCA?


DONAY MENDONÇA


O Inglês, por motivos diversos (políticos, econômicos, culturais) é hoje o mais utilizado no mundo para a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Ou seja, brasileiros, espanhóis, franceses etc. aprendem Inglês para se comunicarem não somente com americanos ou britânicos, mas também com qualquer outra pessoa que saiba a língua. E este é o conceito de Inglês Internacional ou Inglês como lingua franca.
O Inglês Internacional ou International English, também é conhecido como World English, Global English, General English ou Common English. Dentro deste conceito, o linguista Braj Kachru, deu origem à ideia dos “Círculos do Inglês”:
  • Inner Circle = círculo interior – pertencente aos países onde o Inglês é a língua materna ou oficial – Estados Unidos, Inglaterra, Austrália etc;
  • Outer Circle = círculo externo – pertencente aos países onde o Inglês é tido como segunda língua, ou recebe o status de língua oficial por motivos histórico-culturais – Nigéria, Índia, Singapura etc;
  • Expanding circle = círculo em expansão – pertencente aos países onde o Inglês é utilizado como língua estrangeira – China, Brasil, Rússia, Alemanha etc.


Com isso, o International English seria o resultado do contato entre os usos da língua, característicos de cada círculo, sem que nenhum deles seja considerado superior ao outro.
Hoje em dia é comum ouvirmos escolas de Inglês dizerem ensinar o Inglês Internacional. Contudo, na prática, este conceito existe muito mais na exposição do aluno às mais variadas formas – compreensíveis de se falar o idioma e não necessariamente naturais 
, do que na elaboração de um padrão neutro (próprio), que possa ser universalmente reconhecido como Inglês Internacional, dada a complexidade, extensão e imprevisibilidade de tal processo. Ou seja, em Inglês Americano, "celular" é cellphone; em Inglês Britânico, mobile phone; uma forma neutra seria dizer apenas phone, porém, nem sempre vamos encontrar essa neutralidade desejada para o International English.
  • I bought an expensive mobile phone. [British English]
  • I bought an expensive cellphone. [American English]
  • I bought an expensive phone. [International English]


Considero importante buscar as formas naturais de se expressar, e isso deve ser algo constante para um aprendiz. No entanto, mais importante do que concentrar os estudos em uma única variante nativa ou tentar criar um padrão neutro (próprio) para o International English (algo inviável na prática), é ter conhecimento das diferenças linguístico-culturais entre seus falantes, ou seja, estar a par, sempre que possível, do Inglês que é utilizado mundo afora. Independentemente de ser natural ou não. Isso requer tempo, paciência e dedicação para que se possa aperfeiçoar a cada dia.

Donay Mendonça é Professor de Inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...