A perspectiva do Inglês como lingua franca como agente de decolonialidade no Ensino de Língua Inglesa
ELF - abbreviation for English as a lingua franca: the type of English used by speakers of other languages as a way of communicating among themselves. Source: Cambridge Dictionary. Available at: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/elf. Accessed on March 11, 2021.
Mesmo em face da mundialidade do inglês, em que as interações em Língua Inglesa (LI) ocorrem, predominantemente, entre falantes em contextos multilíngues e multiculturais, o ensino e a aprendizagem do idioma têm seguido a lógica da colonialidade que consiste em produzir, organizar e distribuir conhecimento sob os termos e condições estabelecidos pelas forças hegemônicas. A partir desse cenário, o presente artigo pretende refletir sobre a perspectiva do Inglês como Lingua Franca (ILF) como uma forma de transgredir as práticas colonialistas nas aulas de LI, uma vez que as antigas condições de relevância e adequação do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) não mais se aplicam aos modelos pedagógicos que satisfaçam às tendências da pós-modernidade. Para tanto, para servir de base teórica, utilizamos autores como Sousa Santos (2007, 2008, 2016), Mignolo (2006a, 2006b), Castro-Goméz e Grosfoguel (2007), Walsh (2009), para expor os principais conceitos do novo paradigma epistemológico que põe em xeque a visão dominante da ciência moderna. Para estabelecer uma contraposição entre os princípios do ILF e do ILE, embasamo-nos em autores como Seidlhofer (2011), Jenkins, Cogo e Dewey (2011), Graddol (2006), além de autores que discutem as limitações dos testes de proficiência em LI como Jenkins e Leung (2016), Hall (2014), dentre outros. O texto desafia a pensar no ensino, aprendizagem e testes de proficiência em LI a partir de teorizações e rupturas epistemológicas que tendem a favorecer o enfrentamento das forças do colonialismo que continuam reverberando nas aulas de inglês.
Temas: Inglês como lingua franca; Processo de ensino-aprendizagem; Currículo; Ensino de línguas
Tags: decolonialidade
Autor: Alves, Polyanna Castro Rocha; Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - Bahia - Brasil
URL: Clique aqui para acessar (ou CLIQUE AQUI)
Formato: pdf
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: Revista A Cor das Letras
Volume: 21
Número: 2
Data de Publicação: 2020
Licença: CC BY 4.0
Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/research/a-perspectiva-do-ingles-como-lingua-franca-como-agente-de-decolonialidade-no-ensino-de-lingua-inglesa/. Acesso em: 11.mar.2021.
Temas: Inglês como lingua franca; Processo de ensino-aprendizagem; Currículo; Ensino de línguas
Tags: decolonialidade
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - Bahia - Brasil
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Formato: pdf
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: Revista A Cor das Letras
Volume: 21
Número: 2
Data de Publicação: 2020
Licença: CC BY 4.0
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