Thursday, March 11, 2021

EFL - ENGLISH AS A LINGUA FRANCA

A perspectiva do Inglês como lingua franca como agente de decolonialidade no Ensino de Língua Inglesa




ELF - abbreviation for English as a lingua franca: the type of English used by speakers of other languages as a way of communicating among themselves. Source: Cambridge Dictionary. Available at: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/elf. Accessed on March 11, 2021.

Mesmo em face da mundialidade do inglês, em que as interações em Língua Inglesa (LI) ocorrem, predominantemente, entre falantes em contextos multilíngues e multiculturais, o ensino e a aprendizagem do idioma têm seguido a lógica da colonialidade que consiste em produzir, organizar e distribuir conhecimento sob os termos e condições estabelecidos pelas forças hegemônicas. A partir desse cenário, o presente artigo pretende refletir sobre a perspectiva do Inglês como Lingua Franca (ILF) como uma forma de transgredir as práticas colonialistas nas aulas de LI, uma vez que as antigas condições de relevância e adequação do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) não mais se aplicam aos modelos pedagógicos que satisfaçam às tendências da pós-modernidade. Para tanto, para servir de base teórica, utilizamos autores como Sousa Santos (2007, 2008, 2016), Mignolo (2006a, 2006b), Castro-Goméz e Grosfoguel (2007), Walsh (2009), para expor os principais conceitos do novo paradigma epistemológico que põe em xeque a visão dominante da ciência moderna. Para estabelecer uma contraposição entre os princípios do ILF e do ILE, embasamo-nos em autores como Seidlhofer (2011), Jenkins, Cogo e Dewey (2011), Graddol (2006), além de autores que discutem as limitações dos testes de proficiência em LI como Jenkins e Leung (2016), Hall (2014), dentre outros. O texto desafia a pensar no ensino, aprendizagem e testes de proficiência em LI a partir de teorizações e rupturas epistemológicas que tendem a favorecer o enfrentamento das forças do colonialismo que continuam reverberando nas aulas de inglês.

Temas: Inglês como lingua franca; Processo de ensino-aprendizagem; Currículo; Ensino de línguas
Tags: decolonialidade

Autor: Alves, Polyanna Castro Rocha; Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - Bahia - Brasil
URL: Clique aqui para acessar (ou CLIQUE AQUI)
Formato: pdf
Tipo de Documento: Artigo
Fonte: Revista A Cor das Letras
Volume: 21
Número: 2
Data de Publicação: 2020
Licença: CC BY 4.0

Adaptado de: https://www.inglesnasescolas.org/research/a-perspectiva-do-ingles-como-lingua-franca-como-agente-de-decolonialidade-no-ensino-de-lingua-inglesa/. Acesso em: 11.mar.2021.

No comments:

Post a Comment

Glory to God in the highest!

“GLORY TO GOD” DAVID HAAS Glory to God in the highest Sing glory to God Glory to God in the highest And peace to His people on earth Glory t...